ATENÇÃO BÁSICA - NUTRIÇÃO

Voltar
 
 

A política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de 1999, integra os esforços do Estado brasileiro, que por meio de um conjunto de políticas públicas propõe respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos á saúde e á alimentação. A completar-se dez anos de publicação da PNAN, deu-se início ao processo de atualização e aprimoramento das suas bases e diretrizes, de forma a consolidar-se como uma referência para os novos desafios a serem enfrentados no campo da alimentação e nutrição no Sistema único de Saúde ( SUS).

Em sua nova edição, publicada em 2011, a PNAN apresenta como proposito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados á alimentação e nutrição. Para tanto está organizada em diretrizes que abrangem o escopo da atenção nutricional no SUS com foco na vigilância, promoção, prevenção e cuidado integral de agravos relacionados á alimentação e nutrição; atividades, essas, integradas ás demais ações de saúde nas redes de atenção, tendo a atenção básica como ordenadora das ações.

O nutricionista é capacitado para desenvolver atividades em diversas áreas. Seu campo de atuação é abrangente e diversificado e está em plena expansão, o que exige desses profissionais uma melhor capacitação. Dentre as áreas de atuação do nutricionista, podemos citar: alimentação coletiva, Nutrição clínica, Saúde coletiva, Docência, Indústria de alimentos, Nutrição em esportes e Marketing na área de alimentação e Nutrição.

O Setor de Nutrição coordena, orienta e apoia os profissionais nutricionistas para o desenvolvimento das ações de Saúde Coletiva nas atividades de Alimentação e nutrição realizadas em Políticas e Programas Institucionais, de Atenção Básica e de Vigilância em Saúde.

A ação do nutricionista na atenção primária á saúde deve-se pautar pelo compromisso e pelo conhecimento técnico da realidade epidemiológica e das estratégias e das ferramentas de ação em saúde coletiva.
Algumas ações de alimentação e nutrição, no âmbito municpal, já fazem parte da agenda programática da atenção básica em saúde. Dentre essas ações, estão incluídos:

  • Incentivo, apoio, proteção ao aleitamento materno e alimentação complementar para crianças menores de 2 anos.
  • Promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis
  • Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN
  • Prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados á alimentação e nutrição tais como obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, entre outros e em outros e em todas as faixas etárias.
  • Programa de suplementação medicamentosa de micronutrientes ( ferro, ácido fólico e vitamina A)
  • Acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família.

Atuação dos profissionais

- Unidades básicas de Saúde UBS
- Atenção Domiciliar
- Doença Falciforme
- Programa de Hepatite Virais, Tuberculose, Hanseníase e Hipertensão
- CADH
- Núcleo de Apoio á Família- NASF
- Vigilância Sanitária – Departamento de Alimentos
- Projeto Municipal Saúde na Escola, através da Unidade Móvel