Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua - Centro POP Rua

 

QUAIS FATORES LEVAM UMA PESSOA A SITUAÇAO DE RUA?
A falta de moradia, de trabalho, o rompimento de vínculos familiares e/ou afetivos, problemas de ordem social e jurídica, questões de gênero e vários outros fatores, como os naturais (inundações ou secas excessivas), podem levar um individuo ou até mesmo uma família , a buscar nas/das ruas suas formas de subsistência.

O QUE É O CENTRO POP RUA?

É uma unidade operativa da Assistência Social, que presta serviços as pessoas em situação de rua. É amparada pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tem caráter público regulado e financiado pelos governos: Federal, Estadual e Municipal.
A unidade representa espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de solidariedade, afetividade e respeito. Assim como proporciona vivências para o alcance da autonomia, autoestima e estimula a organização, a mobilização e a participação social.
O Centro Pop Rua é ainda, um espaço para criação de vínculos e reconstrução de cidadania, bem como fortalecer os recursos para superação da violação dos direitos da pessoa em situação de rua.


QUAL A SUA MISSÃO?

Acolher e acompanhar as pessoas em situação de rua, independente de raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, idade, religião, nível educacional, gênero. Tem como principal proposta, a inserção/reinserção das pessoas atendidas, através da mobilização e articulação entre a política de assistência e demais políticas setoriais, na perspectiva da garantia de direitos sociais e exercício pleno da cidadania.

QUAIS OS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS?

Conforme o caderno de Orientação do Centro Pop Rua (2012), a unidade disponibiliza vários serviços, como refeitório para alimentação, espaço para repouso temporário, guarda de pertences, lavagem de roupas, higiene pessoal (banho, escovação de dentes, troca de roupas), como também, atendimento individualizado e grupal (realizado pela equipe multiprofissional-Psicólogo, Pedagogo, Assistente Social, Advogado). Ressalta-se ainda o trabalho realizado pela Equipe de Abordagem, que é um serviço ofertado de forma continuada e programada, através da busca ativa e que identifica nos territórios a incidência de pessoas em situação de rua, dentre outras. Encaminhando, orientando e esclarecendo sobre a unidade operativa e a sua proposta de trabalho.

DE QUE FORMA O CENTRO POP PODE BENEFICIAR AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA?

Desenvolve projetos, campanhas, informativos, palestras e ações instruindo as pessoas atendidas na construção/ reformulação de um novo projeto de vida, de forma a facilitar o acesso as demais políticas publicas e a efetivação e ampliação dos direitos sociais.
Visa ainda, sensibilizar e incentivar a mobilização e participação social do cidadão na vida pública do território, com perspectiva de desenvolver competências para o enfrentamento coletivo da situação vivenciada, para a ressignificação de vivências e construção de novos projetos de vida, pautados na compreensão crítica da realidade social. Esse incentivo contribui para instrumentalizá-los no que diz respeito ao conhecimento e a defesa coletiva de seus direitos, representando portanto, elementos essenciais para o exercício do protagonismo.
Para que se tenha uma construção de novos projetos de vida, deve-se respeitar as escolhas dos usuários dos serviços e as especificidades do atendimento, isto posto na perspectiva de contribuir para restauração, preservação da integridade, bem como o desenvolvimento da autonomia. A fim de que estabeleçam novas formas de relacionamento social e sejam vistos por esta sociedade como cidadãos dignos de direitos e respeito mutuo.

COMO BUSCAR ATENDIMENTO NO CENTRO POP RUA?

O atendimento no Centro Pop se dá a partir de demandas espontâneas, encaminhamentos de outros equipamentos da assistência ou da rede local, ou através de denuncias realizadas por qualquer indivíduo da sociedade civil, as quais são atendidas através dos educadores sociais pela busca ativa.
Cabe ressaltar ainda, que essa busca ativa também é realizada pela equipe especifica de Abordagem Social, que além de identificar a situação, informa e encaminha para a unidade em questão.

 
CONTATO:
Rua Juvêncio Erudilho, S/N Centro de Abastecimento CEP 44002-528, Tel.: 75 3221-4396 – Feira de Santana – Ba, Email: centropop@pmfs.ba.gov.br