SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Sala de reanimação e desfibrilador em unidade da Secretaria de Saúde na Expofeira

6/9/2017, 9:21h

A Secretaria Municipal de Saúde está com estrutura instalada na 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2017) para assegurar aos visitantes, trabalhadores, expositores e o público em geral o acesso a serviços de urgência e emergência, durante os oito dias do evento.

No posto fixo, instalado ao lado do Conselho Tutelar, estão sendo ofertados os serviços de urgência e emergência. No local consta uma sala de reanimação, dotada de equipamentos como cardioversor e desfibrilador, que são utilizados para parada cardiorrespiratória.

De acordo com a coordenadora do Setor de Eventos, da SMS, Meiridalva Leão, as equipes são compostas de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. “Os trabalhos começaram desde as 7h de domingo, 3. E iremos atuar até a madrugada de segunda-feira, dia 11”, afirma.

O atendimento do posto acontece das 19h às 5h. Duas ambulâncias, sendo uma do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e outra convencional estarão à disposição no local até a madrugada de segunda-feira, 12.

Além disso, a SMS está com equipes volantes realizando orientações de educação em saúde no Parque João Martins da Silva. Atuam profissionais da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, DST-aids e o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador).

  •  

SAMU treina atendimento a ferido com arma de fogo em multidão

5/9/2017, 17:32h

O atendimento a pessoas feridas por arma de fogo, cujos disparos foram feitos no meio da multidão, será treinado pelos atendentes do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), no Parque de Exposição João Martins da Silva.

O treinamento será iniciado às 14h e terá a participação quarenta estudantes, que foram previamente selecionados para participar do 1º Grande Simulado Expofeira Desastre – Disparo de Arma de Fogo em Multidão.

Aberto ao público, este tipo de evento tem como finalidade preparar a equipe para agir em ambiente de extrema tensão. A simulação vai se aproximar ao máximo de uma situação real, com feridos a bala e pessoas pisoteadas.

A coordenadora do SAMU, Maíza Macedo, diz que o treinamento objetiva passar às equipes quais os papeis de cada uma delas, no caso de acidente deste porte.

  •  

Comunidade da Conceição recebe Feira de Saúde nesta quarta

5/9/2017, 16:4h

Vacinação de cães e gatos e orientações sobre o Bolsa Família, são alguns dos serviços disponíveis para a comunidade do bairro Conceição, nesta quarta-feira, 6, em uma Feira de Saúde que acontece na Escola Estadual Imaculada Conceição. O evento, que terá início às 8h, também vai oferecer atualização de vacina, além de atividades físicas – incluindo aulão de fit dance.

A promoção é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da Unidade de Saúde da Família Conceição 3 (USF), com apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro de Controle em Zoonoses (CCZ) e  Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Stands produzidos pelos alunos da instituição também serão expostos no local.

“Essa é a segunda edição do evento na unidade. Essa parceria com a promoção de atividades educativas e serviços de saúde ajuda a fortalecer o vínculo com a comunidade e estimula os estudantes a procurar a USF”, ressalta a nutricionista do NASF, Márcia Maura Andrade.

  •  

Campanha de Multivacinação no período de 11 a 22 de setembro

4/9/2017, 10:26h

A fim de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias), a Secretaria Municipal de Saúde dará início à Campanha Nacional de Multivacinação no período de 11 a 22 de setembro. Todas as unidades de saúde da rede pública municipal estarão abastecidas para garantir a multivacinação.

Serão oferecidas as vacinas de rotina, entre elas contra hepatite, sarampo, coqueluche, meningite, febre amarela, difteria e tétano. Neste ano, o dia “D” da campanha vai acontecer no dia 16 de setembro, quando as unidades de saúde irão funcionar das 8h às 17h.

A orientação do Programa de Imunização é de que os pais ou responsáveis compareçam nas unidades de saúde com a caderneta de vacinação da criança ou do adolescente em mãos para que a atualização seja realizada.

ATUALIZAÇÃO

Os profissionais de saúde que vão atuar durante a campanha de multivacinação estão passando por uma capacitação, que teve início nesta segunda-feira, 4, e prossegue até a quarta-feira, 6, na Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é permitir a revisão de práticas e manejo na aplicação das vacinas.

  •  

SAMU realiza simulado em desastre de arma de fogo na quarta-feira

2/9/2017, 23:58h

Tendo em vista a realização da 42ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana, que começa neste domingo, 3, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) vai realizar o 1º Grande Simulado Expofeira Desastre – Disparo De Arma De Fogo Em Multidão. O evento vai ocorrer na quarta-feira, 6, às 14h, no Parque de Exposições João Martins da Silva.

O treinamento é aberto ao público e visa capacitar as equipes para atuar em situações extremas, em grandes eventos e desastres. O evento vai simular um desastre provocado por disparo de arma de fogo em local com presença de mais 500 pessoas. No momento, as instituições presentes acionarão o Plano de Desastres e iniciarão ações para o controle da situação.

A coordenadora do SAMU, Maíza Macedo, destaca que "o treinamento ajuda a cada um dos órgãos entenderem o seu papel para que no dia de uma ocorrência real cada um saiba como atuar".

Ainda de acordo com ela, a lista dos estudantes selecionados para atuar como vitimas no simulado já pode ser acessada através do site www.samu192.feiradesantana.ba.gov.br. Eles participarão de uma reunião na próxima segunda-feira, 4, no auditório do SAMU, a partir das 14h30. Cerca de 200 pessoas se inscreveram para uma das 40 vagas.

  •  

A notificação é fundamental à proteção da saúde do trabalhador, dizem especialistas

31/8/2017, 20:50h

As notificações são indispensáveis para a articulação da rede de serviços do SUS em atenção à saúde do trabalhador, bem como para o planejamento de ações. Esse foi um ponto pacífico das discussões ocorridas no 1º Encontro Macrorregional Centro Leste da Rede Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast/Ba), iniciado na quarta-feira, 30, e encerrado hoje, 31, em Feira de Santana. O encontro, que aconteceu no em um hotel da cidade, reuniu representantes de 72 municípios baianos. A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, marcou presença no evento.

“Temos assumido um compromisso com a saúde do trabalhador. Feira, apesar de ser a segunda maior região de saúde - a primeira é Salvador – tem alcançado bons resultados através de nossas ações, em virtude do trabalho de vigilância e das notificações”, disse a coordenadora do Centro de Referência Municipal em Saúde do Trabalhador, Verena Liberal. Neste município o Cerest foi implantado em 2004, sendo um dos primeiros do estado a desenvolver ações em saúde do trabalhador. 

A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador, Letícia Nobre, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), reforça quanto a importância das notificações, “para garantir uma melhor proteção à saúde do trabalhador”. Mostrou preocupação com o número de mortes por acidentes de trabalho, que segundo ela, é maior que por outras patologias. Metade delas está relacionada a situações de violência e ao trânsito. Já os acidentes que acontecem na construção civil representam 1/3 das mortes.

Segundo Letícia, há uma “grande invisibilidade” do trabalhador que adoece ou morre. Daí a necessidade, assinala, da reunião de representantes de dezenas de municípios baianos, para discutir o tema. Quanto ao perfil das doenças por acidentes de trabalho, ela diz que há ainda muitos casos identificados, através do SUS, de Ler - Lesões por Esforços Repetitivos. Outros, mas que não chegam a ser notificados, são por intoxicação provocada por agrotóxico, doenças pulmonares, por exposição a poeira, e as dermatoses da pele.

  •  

Mulher vítima de violência, em Feira, terá atendimento de saúde

29/8/2017, 14:26h

Além do acompanhamento jurídico, mulheres vítimas de violência terão assistência à Saúde, em Feira de Santana. O atendimento será feito por uma equipe multidisciplinar da Unidade de Saúde da Família dos Eucaliptos. A ação faz parte do projeto Supera, apresentado para toda a equipe da Delegacia de Atenção à Mulher (Deam), este início de semana.

Os encontros serão mensais e as mulheres terão acompanhamento com clínico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta e educador físico. Esse trabalho reforça outras ações que já são desenvolvidas por meio do Centro de Referência Municipal Maria Quitéria (CRMQ). O trabalho será feito através de atividades em grupo - denominado Grupo Renascer.

De acordo com a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Alyxi Veloso, o projeto Supera foi criado com a finalidade de garantir às mulheres vítimas de violência o acesso à saúde. “Esse é um projeto inovador, que surgiu de uma visão socioeducativa. Vamos trabalhar com a autoestima delas, o físico e o emocional, para que se sintam encorajadas e empoderadas, suavizando as dores e os conflitos internos, reafirmando-as na sociedade”, explica.

Os agressores, por sua vez, também serão acompanhados com atividades mensais – Grupo Reconstruir. “Não serão feitos atendimentos individuais, nem para as mulheres, nem para os homens”, observa Alyxi. Mas caso seja necessário, é feito encaminhamento para outros serviços específicos do município, a exemplo do Caps Ad (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas) e as próprias unidades de saúde de referência. 

Titular da Deam, a delegada Clécia Vasconcelos destacou a importância dessa iniciativa. “A mulher violentada não entende a necessidade que ela tem em ser tratada. Esses serviços sendo disponibilizados na própria delegacia vai facilitar o encaminhamento e a própria ida dela aos órgãos de saúde”, considerou. Somente de janeiro até ontem, 2.298 mulheres prestaram queixa na delegacia especializada.

  •  

Teste rápido de DSTs é feito em mais de 250 pessoas em Dia de Promoção à Saúde

29/8/2017, 14:22h

Um Dia de Promoção à Saúde, realizado nas Unidades de Saúde da Família Videiras I, II e III, no bairro Mangabeira, resultou em mais de 250 testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis em pessoas da comunidade que buscaram os serviços oferecidos pelo evento.

A ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde atraiu um número expressivo de moradores. Além dos testes preventivos para doenças sexualmente transmissíveis, a população local pôde contar com diversos serviços oferecidos pela rede de saúde, a exemplo de aferição da pressão arterial, atendimento médico e psicológico e orientação nutricional.

Houve ainda distribuição de métodos contraceptivos, atividade lúdica para as crianças, aula de atividade física e palestras com os temas: saúde sexual e reprodutiva, depressão, entre outros.

“O intuito foi promover ações de saúde para a comunidade, intensificando os serviços que já são disponibilizados na unidade", afirmou a enfermeira Nilmara Publio.

  •  

Aberta inscrição para estudante da área de saúde atuar em simulado do SAMU

29/8/2017, 14:14h

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Feira de Santana abriu inscrição para estudantes da área de saúde (biomedicina, enfermagem, fisioterapia, medicina e nutrição) que desejam atuar como “vítimas” no 1º Grande Simulado Expofeira Desastre – Disparo De Arma De Fogo Em Multidão, que acontece no dia 6 de setembro, às 14h, no Parque de Exposição João Martins da Silva.

Estão sendo ofertadas 40 vagas. Para realizar a inscrição os interessados devem acessar o site do SAMU (www.samu192.feiradesantana.ba.gov.br) até o dia 30 deste mês. A lista dos selecionados será divulgada no dia 31 de agosto.

O treinamento será a simulação de um desastre provocado por disparo de arma de fogo em um evento com mais de 500 pessoas. As instituições presentes no local acionarão o Plano de Desastres e iniciarão ações para o controle da situação, informa Maíza Macedo, coordenadora do SAMU.
 
Para um melhor preparo dos estudantes selecionados será realizada uma reunião no dia 31 de agosto, às 17h, onde serão passadas todas as orientações necessárias. “É importante que o candidato tenha disponibilidade para participar das reuniões e do simulado”, orienta Maíza. O simulado será uma aula aberta para toda a comunidade de Feira de Santana e região e contará com a participação de várias instituições.

  •  

Projeto Supera, da Secretaria de Saúde, é apresentado à Delegacia da Mulher

25/8/2017, 17:8h

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Unidade de Saúde da Família Eucalipto, irá apresentar na próxima segunda-feira, 2, às 14h, o Projeto Supera, que será desenvolvido na Delegacia de Apoio a Mulher (DEAM), auxiliando as vítimas da violência física, moral, psicológica,  sexual ou patrimonial. A apresentação será na própria DEAM.

O Projeto Supera atuará em parceira com o Centro de Referência da Mulher Maria Quitéria (CRMQ) prestando  atendimento, encaminhamento e acompanhamento às mulheres vítimas de violência. 
A iniciativa será desenvolvia por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, assistente social e enfermeiro.

“É um projeto pioneiro, que visa auxiliar não só as mulheres que foram violentadas, mas também conscientizar os agressores" , afirma a assistente social Alyxi Veloso.

  •