SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Diagnóstico e manejo clínico da dengue é tema da Sessão Científica do Samu

27/3/2019, 13:27h

A Sessão Científica do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) traz como tema o “Diagnóstico e Manejo Clínico da Dengue” nesta quinta-feira, 28. O evento acontece, às 19h, no auditório Dr. João Batista Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde.

Diante dos casos registrados na cidade, a capacitação traz a infectologista Melissa Falcão para socializar com estudantes e profissionais de saúde a melhor forma de conduzir no atendimento a pessoas com sintomas da doença.

Feira de Santana notificou este ano 3.487 casos suspeitos, sendo 771 confirmados para dengue pelo LACEN (Laboratório Central). A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem desenvolvido ações estratégicas a fim de conscientizar a população e aprimorar a assistência profissional na prevenção, tratamento e combate. A abordagem durante a Sessão Cientifica faz parte destas ações determinadas pelo prefeito Colbert Martins Filho.

  •  

Prefeitura incentiva hidratação oral de pacientes nas unidades de saúde

26/3/2019, 11:40h

Os esforços da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, no combate a dengue continuam. As Unidades Básicas de Saúde estão adotando o “Cantinho da Hidratação”. A medida visa alertar e incentivar a importância da hidratação oral para o alívio dos sintomas.

A decoração especial, com auxílio de cartazes, chamou atenção da paciente Elizangela Bezerra na manhã desta segunda-feira, 25, na Unidade de Saúde de Galhardo. Por apresentar sintomas da dengue, ela foi encaminhada, após atendimento, para o Cantinho da Hidratação. “Eu gostei muito, achei excelente a iniciativa e tive um ótimo acolhimento da equipe”, afirma.

Alessandra de Almeida, também paciente da unidade, aprovou a ideia. Além dela, todos as pessoas que adentram com febre, dor de cabeça, fadiga e manchas avermelhadas no corpo tem recebido esse cuidado especial.

A enfermeira da localidade de Galhardo, Gisely Carneiro, relata que esses pacientes passam por triagem e atendimento, após isso a notificação é feita, junto a prova do laço e monitoramento. Sendo em seguida encaminhados para a hidratação.  “Realizamos a solicitação de exame, acompanhamos o paciente e fornecemos as orientações pertinentes sobre os cuidados necessários para quem é acometido com a doença”, ressalta.

Outras unidades também têm adotado a medida. A ingestão de líquidos, como água, chás e soro caseiro pode evitar o agravamento da dengue e deve ser iniciada assim que o paciente apresentar os primeiros sintomas. A hidratação pode ser feita tanto em casa, como nas unidades.

“Essa estratégia faz parte do plano de ação para reforçar cuidados essenciais, a fim de promover uma melhor recuperação aos pacientes”, ressalta a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas.

  •  

85 por cento dos casos de tuberculose tratados pelo Município evoluíram para cura

25/3/2019, 9:2h

Transmissível e infectocontagiosa, a tuberculose, se bem tratada, tem cura. O governo do prefeito Colbert Martins Filho comprova isso através do serviço municipal que presta assistência gratuita a esses pacientes. Em 2018, 85% dos casos tratados pelo Centro de Referência para Tuberculose Dr. Leone Coelho Lêda e acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde evoluíram para cura. O dado é do mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Feira de Santana.

No entanto, é necessário ficar atento sempre que a tosse durar mais de três semanas e prestar atenção em sintomas como: febre vespertina, suor noturno, falta de apetite, perda de peso e fadiga. A enfermeira referência, Gilca Lessa, ressalta que, para diagnóstico, o Centro de Referência realiza o exame de baciloscopia e o Teste Rápido Molecular (TRM-TB) diariamente.

“Ao apresentar os sintomas, essa pessoa pode procurar a Unidade Básica mais próxima a sua residência, onde será atendida e o profissional solicitará o exame do escarro”, afirma.

Novos casos

O Boletim Epidemiológico também aponta que em 2018 foram notificados 229 novos casos de tuberculose, o aumento é de 8% quando comparado com o ano de 2017, onde foram diagnosticadas 212 pessoas.

Segundo Gilca, o fato da população não buscar por tratamento em uma unidade de saúde logo no início dos sintomas pode contribuir com o aumento de casos da doença. “Quando o diagnóstico é realizado precocemente, a pessoa é tratada adequadamente e em consequência tem o corte da cadeia de transmissão e controle da tuberculose”, ressalta.

  •  

Conselho Municipal de Saúde convoca plenária da eleição de delegados para a 10ª Conferência

20/3/2019, 9:0h

A Secretaria Municipal de Saúde realizará no dia 27 de março a eleição de delegados para a 10ª Conferência Municipal de Saúde. O evento promovido pelo Conselho Municipal de Saúde acontecerá, às 14h, no auditório Dr. João Batista Cerqueira.

Estão convidadas entidades da sociedade civil em geral e as representantes do segmento do Sistema Único de Saúde (SUS). Além destes, os delegados eleitos nas pré-conferências realizadas nas Unidades Básicas de Saúde também estão convocados a representar a comunidade.

Os delegados têm a função de aprovar propostas, durante a Conferência Municipal, que serão levadas a Conferência Estadual. Estes, também, representarão o município em ambas reuniões, com o objetivo de discutir e propor diretrizes para a formulação da política pública de saúde.

Este ano, a Conferência Municipal de Saúde será realizada nos dias 9 e 10 de abril e traz como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. 

  •  

Prefeitura leva ação global para o distrito de Matinha no próximo sábado

19/3/2019, 9:58h

Após Jaguara, o distrito de Matinha será alvo da Ação Global, Saúde e Comunidade. A partir das 8h, no próximo sábado, 23, a comunidade irá contar com serviços de saúde, lazer e assistência social.

O ônibus da Saúde e vários stands estarão localizados na praça da localidade, com a oferta de atendimentos de enfermagem e psicológico, orientação odontológica e nutricional, educação em saúde, aferição de pressão arterial, testes rápidos, solicitação do cartão SUS e orientação sobre o Bolsa Família. Atividades esportivas e laborais também serão ofertadas.

A cada sábado as ações estarão concentradas em um distrito. Confira abaixo as datas e locais.

Distrito de Matinha 23/03
Distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu) 30/03
Distrito de Jaíba 06/04
Distrito de Humildes 13/04
Distrito de Maria Quitéria 04/05
Distrito de Bonfim de Feira 11/05
Distrito de Tiquaruçu 18/05

  •  

Moradores de Jaguara participam de ação de saúde e cidadania

17/3/2019, 8:51h
Os moradores de Jaguara foram contemplados na manhã deste sábado, 16, com uma ação de saúde e cidadania promovida pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde (SMS), outros órgãos da administração municipal e parceiros. Além de promover a saúde, eles tiveram acesso a serviços de assistência social e atividades de lazer. O projeto Ação Global, Saúde e Comunidade será levado a todos os distritos, sempre aos sábados.

Foram ofertados testes rápidos, aferição da pressão arterial, testes de glicemia, orientações nutricionais e odontológicas, além de assistência com psicólogos e enfermeiros. Também foi uma oportunidade para solicitar o Cartão SUS. Um stand do Programa Bolsa Família também foi montado na praça da localidade, onde técnicos da Sedeso (Secretaria de Desenvolvimento Social) prestaram as devidas orientações e encaminhamentos.

A lavradora Joselita Sampaio, 55 anos, interrompeu as atividades na roça por uma boa causa. Aferiu a pressão arterial, foi submetida ao teste de glicemia e ainda pôde realizar os testes rápidos do HIV e da sífilis. "Graças a Deus está tudo bem", comemorou.

Dona Marinalva Assis da Silva, 69 anos, disse que vai com frequência à unidade de saúde. "Mas, não deixo de participar dessas ações quando tem. É sempre uma boa oportunidade para cuidarmos da saúde”, reconheceu ao disponibilizar um tempinho também para elevar a sua autoestima ao pintar as unhas.

O prefeito Colbert Martins Filho, presente ao evento, pontuou a sensibilidade e responsabilidade da administração municipal em atender as demandas da população. “O Governo Municipal tem procurado estar cada vez mais próximo da população. Essa é a nossa obrigação”, afirmou o Colbert que ocasião pontuou a importância da colaboração de todos nas ações de combate ao mosquito da aedes aegypti.  

A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, por sua vez, reforçou que a iniciativa é uma maneira de integrar a comunidade ao Governo e, sobretudo, garantir o acesso a alguns serviços. “Através dessa ação, intensificamos o trabalho que já é realizado nas unidades de saúde, chamando a atenção dos moradores para importância em promover a sua saúde, bem como é uma maneira de ofertá-los assistência social e de lazer”, disse.

Agentes de endemias e prepostos da Divisão de Vigilância Epidemiológica também marcaram presença desenvolvendo ações de combate ao aedes aegypti. O Centro de Atendimento Psicossocial Oscar Marques expôs artesanatos confeccionados pelos usuários.

Os próximos distritos a serem contemplados com o projeto Ação Global Saúde e Comunidade são:

Distrito de Bonfim de Feira 23/03
Distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu) 30/03
Distrito de Jaíba 06/04
Distrito de Humildes 13/04
Distrito de Maria Quitéria 04/05
Distrito de Matinha 11/05
Distrito de Tiquaruçu 18/05

  •  

Novos focos do mosquito da dengue são encontrados em Jaguara

16/3/2019, 19:33h
Os agentes de endemias encontraram novos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, neste sábado, 16, durante a Ação Global Saúde e Comunidade no Distrito de Jaguara. 38 amostras de larvas foram coletadas dentro das residências, estas já trabalhadas pela Prefeitura.

De acordo com Edilson Matos, coordenador de endemias, o descuido da população com o armazenamento de água é preocupante. “Todas essas casas onde as larvas foram encontradas já haviam sido trabalhadas pelos profissionais. Porém, mesmo após a remoção dos focos e orientação feita a comunidade, nos surpreendemos hoje ao encontrar os ambientes com depósito de água parada novamente”, relata.

Durante as inspeções em bares, praça e imóveis, os agentes reforçaram a importância da população apoiar o controle da dengue e eliminar todo material que possa vir a ser um criadouro. O prefeito Colbert Martins esteve acompanhando a ação de bloqueio no local. 

Mesmo após a aplicação de larvicida e inseticida, Edilson Matos alerta que os cuidados devem ser mantidos. “O inseticida não tem poder residual, ele irá eliminar apenas os mosquitos adultos. Portanto, mesmo após a passagem do agente, a população deve continuar a cuidar do ambiente. A responsabilidade de combater o mosquito é de todos nós, das autoridades sanitárias e também do cidadão”, destaca.

  •  

Alunos do Ensino Fundamental fazem passeata na luta contra o mosquito da dengue

15/3/2019, 12:20h

“Todos contra a dengue” foi o tema da ação social que cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental do Colégio Santo Antônio, puxados por uma charanga e portando cartazes alusivos ao mosquito aedes aegypti, levaram às ruas do bairro Capuchinos, na manhã desta sexta-feira,15.

Além de alertar à população para tomar as medidas necessárias para combater o mosquito transmissor da dengue, uma doença que vem vitimando pessoas no mundo inteiro e passou a ser uma preocupação da Organização Mundial de Saúde, as crianças aprendem, ainda em tenra idade, o valor coletivo de pensar no outro.

A iniciativa, que envolve, entre os turnos matutino e vespertino, 1.200 alunos e suas respectivas famílias, contou com a parceria das secretarias municipais de Saúde e de Trânsito, e as presenças do prefeito Colbert Martins Filho e a secretária Denise Mascarenhas (Saúde).

  •  

Caminhada contra a Dengue mobiliza comunidade de Maria Quitéria

15/3/2019, 11:59h

Uma Caminhada de Combate ao Mosquito da Dengue (aedis aegypti) mobilizou a comunidade do distrito de Maria Quitéria (antigo São José) e despertou para a importância de todos se unirem para combater o inseto transmissor de tantas doenças, através de medidas preventiva.

A ação contou com a participação do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) São José (equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), apoiando a unidade do Programa de Saúde da Família (PSF), que coordenou a ação. Também presente escolas da rede municipal.

A ação teve por objetivo alertar a comunidade sobre a importância da prevenção e a necessidade de adoção de cuidados que devem ser tomados com a água parada.

Além da caminhada, o combate ao mosquito transmissor da dengue também foi alvo da atenção durante todo o mês, nas reuniões do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS, grupos de crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de serem confeccionados cartazes pelos próprios demandatários.

A coordenadora do CRAS São José, Vânia Santos, ressaltou a importância de mobilizar a população para combater e prevenir doenças transmitidas pelo mosquito aedis aegypti, inclusive utilizando outros recursos atrativos. "A atividade lúdica é uma estratégia para envolver os participantes dos Serviços na atividade, de forma com que se sintam parte do processo".

  •  

Unidade de Saúde da Família inaugurada na Queimadinha homenageia o médico Nilton Alves Pires

15/3/2019, 11:28h

Capacitada para atender a uma demanda mensal de 8.600 pacientes, a Unidade de Saúde da Família IV e V, no bairro Queimadinha, homenageia o médico Nilton Alves Pires, cuja atuação à frente do PSF do bairro Fraternidade, foi lembrada por amigos e familiares, durante a inauguração da USF, na manhã desta sexta-feira,15.

O equipamento conta com duas equipes de saúde formada por médicos e enfermeiros, dois consultórios médicos e dois de enfermagem, salas de triagem e procedimentos como nebulização, curativos e vacina; sanitários e uma copa.

Perfil epidemiológico foi traçado

Antes da inauguração desta unidade de saúde, o perfil epidemiológico da comunidade foi levantado por agentes da Secretaria Municipal de Saúde, através de entrevistas realizadas, de porta em porta, junto aos moradores locais.

Objetivo é praticar a verdadeira medicina, diz prefeito

“Esta é a sexta unidade de saúde da família que implantamos na Queimadinha, e nós contamos com a compreensão dos moradores para que possamos zelar por este equipamento”, disse a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, ao enfatizar que “esta é a 117ª USF que o nosso Governo implanta em Feira de Santana”.

Ao se dirigir a lideranças políticas, assessores diretos e familiares do patrono da USF, o prefeito Colbert Filho frisou que o objetivo primordial destas unidades de saúde “é praticar a verdadeira medicina preventiva para identificar a doença, antes que ela se manifeste”.

  •