SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

UPA da Queimadinha é considerada um avanço na Saúde de Feira

4/10/2017, 14:17h

Com previsão para ser inaugurada na primeira quinzena de dezembro, as obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha se encontram em fase de acabamento, enquanto estão sendo adquiridos os equipamentos hospitalares que serão utilizados nesta importante unidade de saúde da região leste da cidade.

A UPA terá cerca de 1,7 mil metros quadrados de área útil, para um pronto atendimento aos moradores do bairro Queimadinha e entorno. Disponibilizará de uma estrutura de mini hospital, e vai prestar atendimento ininterrupto durante  24 horas.

A unidade vai assegurar serviços de urgência e emergência, com dois médicos clínicos e um pediatra, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares. Contará também com sala de raio X e laboratório, sala de observação feminina, sala de observação masculina, sala de urgência, sanitários, sala de macas, plantão feminino e masculino, sala de estar do plantonista, esterilização, lavagem/descontaminação, circulação e necrotério.

O equipamento hospitalar também conta com recepção, sala de reidratação, sala de inalação, sala para gesso, sala para sutura/curativo, enfermagem, sala de urgência, sala de observação pediátrica, ambulância e espera.

Consta ainda de suas dependências uma sala de utilidades; setores para roupas limpas e roupas sujas; almoxarifado; sanitário de funcionários; vestuário; sala de coleta; sala de ECG; consultórios de exame clínico; assistente social e sala administrativa.

"Avanço na Saúde de Feira"

“Esta unidade representa um avanço para a saúde pública de Feira de Santana, porque vai cobrir as necessidades de vários bairros populosos da região leste da cidade”, ponderou o prefeito José Ronaldo de Carvalho, ao visitar as dependências da UPA, na tarde desta terça-feira, 3.

Ele afirmou que o equipamento, mais amplo e mais bem equipado, “se encontra numa localização privilegiada da cidade e vai compor um complexo de saúde, com o Hospital Dom Pedro de Alcântara e a Unacon”.

Ronaldo esteve acompanhado dos secretários Paulo Aquino, de Governo, e Denise Mascarenhas, da Saúde, além de técnicos especializados e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

  •  

Troca de material reciclável por brinquedo faz sucesso em feira de saúde

4/10/2017, 8:39h

A troca de materiais recicláveis por brinquedos atraiu dezenas de participantes à feira de saúde realizada pela USF (Unidade de Saúde da Família) Alto do Papagaio, na tarde de terça-feira, 2.

Com o tema "Reciclagem", o evento atraiu crianças e adultos. O objetivo da atividade foi conscientizá-los sobre a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente.

Além disso, eles participaram de gincana, sorteios de brindes e assistiram a uma apresentação de ballet.

“A ideia de trocar materiais recicláveis por brinquedos foi uma maneira de atrair as crianças para a nossa feira de saúde e de conscientizar o público infantil e os adultos para a preservação do meio ambiente", afirmou a enfermeira da unidade, Rosângela Geraldes.

A comunidade ainda contou com serviços de beleza, massagem, corte de cabelo, escova, design de sobrancelha e manicure.

A equipe da Vigilância Epidemiológica também esteve no local dando orientações para o combate do mosquito aedes aegypti.

  •  

Mulher deve ter atenção a documentos para exame gratuito contra câncer

3/10/2017, 17:40h

Documentos pessoais, o cartão do SUS, a guia amarela e o CISMAMA, preenchido pelo médico ou enfermeiro da unidade. São esses os documentos necessários para que as mulheres possam solicitar o exame preventivo contra o câncer de mama, durante o período da campanha Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura de Feira de Santana.

Durante todo este mês, os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão intensificando os trabalhos de conscientização para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama através de palestras, atividades lúdicas e oficinas; bem como os atendimentos individuais.

De acordo com a enfermeira técnica em Saúde da Mulher, Alessandra Magalhães, durante esse período, as mulheres entre 50 a 69 anos serão encaminhadas para realizar a mamografia nas unidades prestadoras.

Os atendimentos poderão ser feitos no Hospital D. Pedro de Alcântara, Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) e no Ceparh (Centro de Pesquisa em Reprodução Humana). Não haverá a necessidade de o cidadão agendar exames pela Central Municipal.

“Para ser submetida ao exame, a paciente deve ter em mãos os documentos necessários”, afirma a enfermeira. O acesso aos exames no HDPA e no Ceparh será disponibilizado a partir do dia 11 de outubro.  

Programação

Desde o início do mês balões nas cores rosa e azul enfeitam as unidades de saúde e despertam a atenção para o importante assunto: a prevenção aos cânceres de mama e da próstata. As campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), neste mês e no próximo.

As atividades alusivas ao Outubro Rosa e Novembro Azul foram abertas com a realização da I Corrida Pink and Blue, na avenida Noite Cerqueira, no último domingo, 1º de outubro. Dando sequência, as ações serão desenvolvidas nas unidades da rede municipal de saúde.

Entre as atividades já programadas, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Dispensário Santana vai promover na quinta-feira, 5, na Praça do CEU (Centro de Esportes Unificados), às 14h, palestra sobre alimentação saudável e a importância da atividade física; alongamento, e solicitação de exames de mamografia.

  •  

Bom humor, receita para viver bem, é tema da Semana do Idoso

2/10/2017, 14:48h

“Bom Humor: O elixir para viver bem”. Este é o tema da XV Semana do Idoso, que será comemorada na quarta-feira, 4, e quinta-feira, 5, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A programação que é em alusão ao Dia do Idoso – 1º de outubro – contará com apresentações culturais, atividade física e baile.

Na quarta-feira, das 8h às 16h30, no estacionamento da Prefeitura haverá alongamento, apresentação cultural e dança livre. Já na quinta-feira, 5, será promovido um baile, no Sesc, a partir das 14h. No período da manhã haverá educação física com um professor do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

A enfermeira técnica em Saúde do Idoso, Isabela Machado, afirma que as atividades serão promovidas em parceria com instituições que atuam na assistência à pessoa idosa no município, a exemplo da Unimed, Ihef e Uefs.

“O objetivo dessa comemoração é estimular a convivência social da pessoa idosa, bem como divulgar as instituições existentes no nosso município, que ofertam diversos serviços gratuitos para a pessoa idosa, trabalhando a autoestima e promovendo uma melhor qualidade de vida”, afirma Isabela pontuado que "o humor é a receita para viver bem".

  •  

Corrida alerta para dois perigosos inimigos de homens e mulheres

1/10/2017, 15:47h

Além de colocar cerca de 700 pessoas para se exercitar, a I Corrida Pink and Blue, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, realizada neste domingo, 1º de outubro, foi a largada para duas importantes campanhas realizadas em Feira de Santana: o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Realizada na avenida Noide Cerqueira, a corrida teve um propósito de advertência. Foi a abertura para as ações do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, e ao Novembro Azul, quando o próximo mês será dedicado ao combate do câncer de próstata.

Uma aula de zumba, às 7h, serviu de aquecimento para os participantes. Logo em seguida foi dada a largada para a corrida, que teve percurso de cinco quilômetros. Já no final foram servidas frutas. Um Dj animou o público presente.

A enfermeira técnica em Saúde da Mulher, Alessandra Magalhães, destacou a importância do evento. “Além de promover a saúde corporal, foi mais um alerta para homens e mulheres buscar a prevenção”.

Isabela Machado, enfermeira técnica em Saúde do Homem, salientou que a prevenção inclui atividades físicas regularmente, alimentação saudável e exames. “É dessa forma que a boa prevenção é feita de forma completa”.

PROGRAMAÇÃO

O prefeito José Ronaldo prestigiou a corrida. “Todas as formas de alertar para a necessidade de prevenção para essas doenças são importantes. A corrida foi uma forma criativa de fazer mais este alerta”, acentuou o prefeito.

As inscrições para a corrida foram efetuadas mediante a entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições carentes que atuam na assistência aos portadores de câncer no município. 

A programação do Outubro Rosa e Novembro Azul terá sequência nas unidades de saúde, tanto da sede quanto dos distritos. Também será disponibilizado um ônibus para os distritos visando assegurar o acesso dos usuários aos exames de mamografia e o PSA, nas clínicas conveniadas com a SMS. Outras informações através do telefone 3612-6652.

  •  

UPA da Mangabeira completa três anos de atividades

1/10/2017, 14:45h

O casal Edvânia Nascimento Reis e Pedro Reis levou o jovem Carlos Eduardo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Mangabeira. O rapaz sofreu um acidente doméstico e precisou de cuidados médicos. Tudo rápido. Eles entraram na estatística de atendimentos da unidade, bastante elogiada pela comunidade local e de bairros vizinhos.

Edvânia e Pedro procuraram a UPA da mangabeira no sábado, pela manhã, justamente quando a unidade completou 3 anos em atividades. “Já precisamos de atendimento aqui antes e é tudo rápido. O pessoal atende muito bem. Ai de nós se não fosse a UPA”, agradeceu Edvânia.

Preocupado com o jovem Pedro o casal nem viu as comemorações pelos 3 anos da unidade. Um café da manhã foi servido pela direção da UPA e Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, aproveitou para parabenizar os funcionários. “Vocês é que fazem o atendimento ser de excelência. São profissionais capazes e preparados”, acentuou.

O prefeito José Ronaldo foi convidado e participou do café com os funcionários. “Eu fico feliz de ver que a UPA da Mangabeira tem cumprido bem seus objetivos. Aproveito para reforçar o pedido aos funcionários para que haja empenho no atendimento a essas pessoas que aqui chegam com dor”, destacou o prefeito.

ESTRUTURA

Moderna, equipada e localizada em um prédio espaçoso, a UPA atende apenas os casos de urgência e emergência – como uma crise de hipertensão, uma glicemia descompensada, desidratação ou acidentes sem gravidade. Os demais casos devem ser levados aos PSFs. Funciona ininterruptamente e o atendimento aos pacientes é feito por médicos plantonistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Tem 12 leitos, mas os pacientes não podem ficar internados mais do que 24 horas. A partir daí eles são regulados – encaminhados para hospitais.

É dotada de salas para coleta de material que será encaminhado para o laboratório, de Raio X eletrocardiograma, locais para observação masculina e feminina, mais uma destinada à pediatria, e outras onde serão feitas suturas e inalação.

Entre as salas se destaca a de Classificação de Risco, que é instituída pelo Ministério da Saúde, onde o paciente é observado para definir se o atendimento é imediato ou se a situação permite que se obedeça a ordem de chegada. Outro destaque é a Sala Vermelha, para onde são encaminhados os pacientes em estado grave. É dotada de respiradores artificiais, eletrocardiógrafo e desfibriladores – um é portátil e oxímetro, aparelho que mede a oxigenação, no pulso.

  •  

Academia de graça no Parque da Lagoa melhora a saúde de alunos

1/10/2017, 14:40h

Luciane Ribeiro de Souza tinha problemas com a circulação sanguínea e colesterol alto. Os exercícios diários na Academia da Saúde Professor Nelson Nascimento, instalada no Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, no bairro Baraúnas, amenizaram a situação.

Todos os dias, há dois anos, Luciane frequenta o espaço para exercícios. Deram resultado. “Melhorei muito. A diferença é grande. Antes da academia não me sentia assim, tão bem. Além de ficar em forma, economizo sem pagar mensalidade”, destaca.

Ela e outras dezenas de pessoas fazem as atividades físicas na Academia da Saúde, inteiramente grátis. Serviço oferecido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde. No sábado, 30, uma programação especial foi realizada no local, com aulas de zumba, swing baiano, limpeza de pele, além de orientações nutricionais, para marcar os três anos de implantação.

A enfermeira Jamiley Dias, referência técnica da Academia da Saúde, enfatiza o grande número de pessoas que utilizam o equipamento público. “São cerca de 60 pessoas, que vêm dos bairros Baraúnas, Centenário, Milton Gomes e Sobradinho em busca de promover a saúde corporal”, destaca.

No local são disponibilizados aparelhos de ginástica ao ar livre, além de contar com um educador físico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, que promove aulas e presta orientações. O equipamento público ainda conta com os serviços da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), formada por nutricionista, educador físico, psicólogo, assistente social e também fisioterapeuta.

  •  

Mais de 500 disputam corrida que abre campanha de combate ao câncer

29/9/2017, 17:47h

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou na manhã desta sexta-feira, 28, os kits aos participantes da I Corrida Pink and Blue, que será realizada no próximo domingo, 1º de outubro. A iniciativa vai marcar a abertura das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, de combate aos cânceres de mama e próstata, respectivamente.

Mais de 500 pessoas confirmaram presença no evento. As inscrições foram efetuadas mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados pela SMS a instituições carentes que atuam na assistência aos portadores de câncer no município.

Mesmo quem não realizou a inscrição poderá participar da corrida, que será realizada na avenida Nóide Cerqueira. A concentração está prevista para as 7h, em frente ao Colégio Asas. Antes da largada, que terá um percurso de cinco quilômetros, o público será aquecido com uma aula de zumba.

Durante o trajeto, de ida e volta, uma ambulância convencional dará suporte aos participantes, bem como haverá pontos de hidratação com a entrega de copinhos de água mineral. Já no final da corrida vão ser servidas frutas. Enquanto isso, um Dj vai animar o público presente.

A enfermeira técnica em Saúde da Mulher, Alessandra Magalhães, afirma que “o objetivo da corrida é para chamar a atenção da sociedade para a importância da realização de exames de prevenção dos cânceres de mama e próstata. Portanto, todos podem participar e são bem-vindos”.

Em cada kit entregue, os participantes ganharam uma camisa, viseira, uma garrafinha plástica, além de um saquinho com pó colorido (zim color), que foram distribuídos nas cores rosa ou azul.

  •  

Orientação nutricional e limpeza de pele, sábado, na academia do Parque da Lagoa

28/9/2017, 16:18h

Utilizada diariamente por quem pratica atividade física ao ar livre, num ambiente agradável e acolhedor, a Academia da Saúde Professor Nelson Nascimento, instalada no Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, na avenida José Falcão da Silva, completou três anos no dia 15 de setembro. Neste sábado, 30, haverá uma programação no local para comemorar a sua implantação, das 8h às 11h, com aulas de zumba, swing baiano, limpeza de pele, além de orientações nutricionais.

A enfermeira Jamiley Dias, referência técnica da Academia da Saúde, destaca o número expressivo de pessoas que utiliza o equipamento público, com frequência quase diária, para promover a sua saúde.

“Toda aquela comunidade que mora no entorno, a exemplo dos bairros Baraúnas, Centenário, Milton Gomes e Sobradinho, costumam utilizar o espaço para realizar atividades físicas e promover a sua saúde”, observa.

No local são disponibilizados alguns aparelhos de ginástica ao ar livre, além de contar com um educador físico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, que promove aulas e presta orientações. Ainda conta com os serviços da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), formada por nutricionista, educador físico, psicólogo, assistente social e também fisioterapeuta.

  •  

Município não foi notificado ainda de decisão sobre transgenitalização

27/9/2017, 18:18h

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece em relação a notícia de que a Prefeitura, o Estado e a União estariam sendo obrigados, pela Justiça, a providenciar o custeio de um tratamento de transgenitalização, divulgada na imprensa nesta terça-feira. O Município ainda não foi comunicado sobre tal decisão judicial.  

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, informa que tão logo a Prefeitura seja notificada deverá se reunir com os demais entes, do Estado e União, para os devidos encaminhamentos. Ela afirma que essa é uma cirurgia de alta complexidade. Sendo assim, não é custeada com recursos do Tesouro Municipal. Acrescenta que  "tratamento realizado fora do Estado da Bahia é de responsabilidade estadual".

  •