SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Candidatos a assistente de alfabetização e mediador de aprendizagem devem se apresentar na Seduc

3/5/2018, 14:18h

Começaram nesta quarta-feira, 2, as entrevistas e análises curriculares do processo seletivo de voluntários para o preenchimento de dez vagas para assistente de alfabetização do Programa Mais Alfabetização e dez vagas para mediador da aprendizagem do Programa Novo Mais Educação. O processo é realizado através do cronograma disponível no Diário Oficial: https://www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br/abrir.asp?edi=721&p=1 . Os candidatos estão escalonados para comparecer até o dia 8 de maio.

A seleção é realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana, localizada à Avenida Senhor dos Passos, 197, Centro. Os candidatos devem comparecer nos dias e turnos indicados, munidos de currículo devidamente preenchido e comprovado, com original e cópia de todos os documentos, que deverão ser apresentados em envelope tamanho ofício aberto.

  •  

Obra de escola em povoado de Maria Quitéria atinge 60 por cento de seu cronograma

3/5/2018, 10:3h

A construção da escola que vai atender a demanda da região da Água Grande, no distrito de Maria Quitéria, passa de 60%, de acordo com a empresa responsável pela obra. A expectativa é de que já no próximo ano letivo, centenas de crianças sejam matriculadas na nova unidade.

Terá o mesmo padrão das várias que foram construídas na sede do município nos últimos anos, bem como daquelas que passaram por reformas estruturais.

A escola, que está sendo construída pela Prefeitura de Feira de Santana, terá dez salas de aula, um amplo auditório e um moderno ginásio de esportes, mais refeitório e setores que serão ocupados pela área administrativa.

De acordo com o encarregado pelos serviços, Izac Araújo, os operários estão concentrados no reboco, parte que já está sendo finalizada. “Estamos trabalhando para que o planejado seja alcançado. E estamos conseguindo”.

Ele ainda disse que o ritmo da construção será mantido para que dentro de mais cinco meses, no mais tardar, a unidade seja concluída e que as vagas sejam ofertadas no início do ano letivo do próximo ano.

A vendedora de lanches Joseane Alves dos Santos acompanha o desenvolvimento da obra desde as suas fundações. E diz que está muito contente com a obra. “Ela vai beneficiar as nossas crianças, que terão uma escola não apenas de porte, mas de nível excelente. Será muito bom para todos nós”.

  •  

Professores dos programas Se Liga e Acelera iniciam formações

25/4/2018, 12:14h

Professores regentes e da reserva que irão atuar nos programas de correção de fluxo escolar em 2018 participam entre esta terça-feira, 24 e a sexta-feira, 27, de formação voltada para orientação sobre os programas Se Liga e Acelera Brasil. A iniciativa, parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação, visa à diminuição da distorção idade-ano e a garantia da alfabetização dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Participaram do encontro 35 profissionais que, neste ano, irão atender em média 700 alunos da rede. A formação possui carga horária de 16h.

“Discutimos a importância de observar os aspectos socioemocionais dos alunos para promover um bom desenvolvimento da aprendizagem. São pontos necessários para o andamento do ensino”, relata Lisandra Sampaio, formadora do instituto e coordenadora dos programas de correção de fluxo escolar.

Simultaneamente com os programas, em 2018 o Instituto Ayrton Senna irá realizar uma pesquisa nas escolas municipais sobre os principais dos motivos da infrequência escolar dos estudantes, e tem como objetivo a análise dos dados para promover ações de prevenção e diminuição da infrequência.

  •  

Secretaria de Educação lança a terceira edição do "Dia do Brincar"

24/4/2018, 14:22h

“O Brincar que Encanta o Tempo” é o tema da Roda de Conversa que será ministrada pela professora Rafaela Dany Freiras Silveira Gonçalves, no auditório do Colégio Padre Ovídio, na quarta-feira, 2 de maio, das 14h às 17h.

“O Dia B”

Direcionado a representantes de escolas e instituições públicas e privada de ensino de Feira de Santana, o evento é coordenado pela Secretaria de Educação do Município, e assinala o lançamento da terceira edição do “Dia do Brincar 2018”.

  •  

Grito de Micareta do Colégio Castro Alves foi ao som da Fanfarra de Humildes

19/4/2018, 8:21h

Os alunos que compõem a Fanfarra Municipal de Humildes, do Programa Música na Escola, tiveram a oportunidade de alegrar na manhã desta quarta-feira, 18, o Grito de Micareta do Colégio Castro Alves. A fanfarra foi convidada para participar do evento com objetivo de compartilhar com os estudantes da unidade privada um pouco da cultura feirense.

O Colégio Castro Alves realiza anualmente o baile comemorativo e, em 2018, puderam apresentar a novidade para os 150 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. “Esta parceria com a Secretaria de Educação foi muito importante para que pudéssemos compartilhar um momento diferente e divertido com os estudantes. Foi um presente para nós”, relata a coordenadora pedagógica da unidade, Gerusa Oliveira.

Como parte do Música na Escola, programa da Secretaria de Educação que oferece aulas de música aos estudantes das escolas municipais, as fanfarras fazem compõem o Música em Ação, iniciativa que proporciona a criação das bandas nos distritos de Feira de Santana, como em Maria Quitéria, Bonfim de Feira e Humildes.

“Estes alunos ensaiam muito e ficam ansiosos para que possam se apresentar”, conta Luscilla Lima, chefe da Divisão de Planejamento e Técnicas Pedagógicas da Seduc. “É um momento importante para que eles se sintam valorizados, eles gostam de mostrar o bom trabalho que estão realizando”, relata.

  •  

Alunos da Monteiro Lobato curtem primeiro Grito de Micareta

18/4/2018, 8:55h

Com fantasias e muita animação, os alunos do 1º ao 5º ano do Centro de Educação Monteiro Lobato, do bairro Capuchinhos, participaram na manhã desta terça-feira, 17, do primeiro Grito de Micareta da escola municipal. Os estudantes se reuniram em blocos e passearam pelas ruas do bairro, cantando e dançando ao lado dos professores e acompanhados pela Superintendência Municipal De Trânsito – SMT.

Cada turma recebeu um nome diferente para participar da festa, como: bloco da folia, bloquinho limão doce, bloco da alegria, bloco dos superamiguinhos, bloquinho de gente miúda e bloquinho dentinho de leite. Os blocos foram separados por cordas e os alunos tiveram a oportunidade de ir para as ruas e entender como funciona a festa popular.

Festa ampliada para a comunidade

“Antes realizávamos bailes na nossa escola, mas, esse ano, pensamos em ampliar e levar a nossa festa para a comunidade”, explica a diretora do Monteiro Lobato, Claudine de Lima Nunes Cordeiro. “A Micareta é uma festa com um grande apelo cultural para a nossa cidade e achamos importante compartilhar isto com nossos alunos”, relata.

  •  

Crianças e adolescentes da Gabriela assistiram sessão de cinema itinerante pela primeira vez

17/4/2018, 16:35h

Estudantes do bairro Gabriela tiveram a oportunidade de conhecer de perto exibições cinematográficas, sem sair da comunidade. O cinema itinerante, montado em uma carreta, ficou estacionado durante três dias em frente a Escola Municipal Ely Queiroz de Souza, tempo suficiente para atender centenas de crianças e adolescentes. A iniciativa foi do projeto Cine Ultragaz Cultural, desenvolvido em Feira de Santana através de parceria com a Fundação Egberto Costa. 

Quem foi ao Cine Ultragaz (aqui na Bahia Brasilgás) teve a oportunidade de assistir às exibições dos filmes de Mulher Maravilha, Homem Aranha, Meu Malvado Favorito III, Sing, DPA (Detetives do Prédio Azul), Meus 15 anos, Doutor Estranho e Isotropia. Foram quatro sessões diárias para alunos da escola e mais uma para pessoas da comunidade, com duração entre 1h50min a 2h10min.

Receptividade muito boa

O produtor de evento, Dagner da Silva (foto), mais conhecido como Cacá, comemora a receptividade da comunidade ao projeto, que está percorrendo o país com exibições até início do próximo semestre. “É uma parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Cultura com aporte do Governo Municipal. E aqui a receptividade foi tão boa que uma pessoa interessada em assistir mais filmes copiou o convite para ter acesso mais de uma vez”, revelou.

As exibições dos filmes foram realizadas no interior da carreta, adaptada para as exibições, com 77 poltronas. Para tanto, o veículo de 18,0m de comprimento, tem a lateral ampliável, chegando a cinco metros de largura em função de uma parte móvel, que é expansível para acomodar mais pessoas. 

O diretor da Fundação Egberto Costa, Luiz Augusto Queiroz, revelou que o órgão municipal vem incentivando a cultura através de iniciativas como esta visando a formação de novos públicos, dando oportunidades às pessoas de assistirem a apresentações de filmes, teatros e diversos outros shows culturais.

  •  

Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente promove formação para professores

17/4/2018, 12:41h

Com o tema: “Meio ambiente e ciência: reduzir, reutilizar e reciclar - os 3 Rs no meu dia a dia”, será realizado em 2018 mais uma edição do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente (PAMMA). Os professores que desejam participar terão uma formação voltada para orientação no dia 27 de abril. Os interessados devem se inscrever através do e-mail: ana.ca.cruz@belgobekaert.com.br.

O encontro será realizado das 8h às 11h40 no auditório da indústria Belgo Bekaert Arames de Feira de Santana, localizado na Avenida Sudene, 180, CIS. O PAMMA é desenvolvido pela Belgo em colaboração com a Fundação ArcerlorMittal Brasil e a Secretaria Municipal de Educação. O prêmio tem como objetivo promover a conscientização ambiental, visando contribuir para que as novas gerações atinjam sua maturidade melhor preparadas para preservar e valorizar o meio ambiente.

Após a formação, os professores terão entre quatro e cinco meses para orientarem o desenvolvimento dos trabalhos nas escolas. Serão contemplados alunos do 1º ao 9º e a avaliação dos produtos será feita pelos representantes da Belgo Bekaert Arames.

  •  

Bruxa de Cárie alerta crianças para danos causados devido a má escovação

16/4/2018, 17:54h

Apresentações musicais com voz e violão, trabalho lúdico com teatro de fantoche e a Bruxa da Cárie alertando para os danos provocados pela falta de prevenção através de cuidados básicos como a escovação. Foi dessa forma que crianças assistidas pelo Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Rosa de Lima Caribé Amorim, no bairro Santo Antônio dos Prazeres, aprenderam a forma correta de escovar os dentes e evitar a cárie. 

A ação, promovida através de parceria com o curso de Odontologia da Unef, no último sábado, 14, marcou os dois anos de fundação da unidade de educação da rede pública municipal com a promoção da de serviços de saúde e culturais. Os pais e acompanhantes das crianças também foram contemplados com a oferta de aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além de palestras e consultas com fisioterapeutas.

Incentivar saúde bucal nas escolas e creches

A coordenadora do programa Saúde, Arte e Cultura Itinerante (SACI), desenvolvido pela Unef, Maria das Neves Moreira Carneiro (foto), explica que a iniciativa visa incentivar a saúde nas creches e escolas, tendo com público todas as crianças dos bairros onde atuam. “Durante a ação também distribuímos kits de higiene bucal, compostos por escovas, creme dental e sabão Protex, numa parceria entre a Colgate e a Associação Brasileira de Odontologia”, informou. 

Diversão e aprendizado

Para as crianças, o dia foi de diversão e muito aprendizado. “Eu mesma escovo meus dentes mas não era assim como estão me ensinando aqui”, afirmou a estudante Maria Barbosa dos Santos.

  •  

Seduc abre seleção para assistentes de alfabetização e mediadores de aprendizagem

6/4/2018, 14:40h

Começaram na quinta-feira, 5, as inscrições de voluntários para a seleção pública simplificada para o preenchimento de dez vagas para assistente de alfabetização do Programa Mais Alfabetização e 10 vagas para mediador da aprendizagem do Programa Novo Mais Educação. Os interessados têm até o dia 13 de abril para realizar a inscrição através do link: https://goo.gl/taVLVn .

A seleção será realizada em três etapas: inscrição, entrevista com produção textual e análise de currículo. Os classificados participarão dos programas até dezembro de 2018, com possibilidade de renovação para 2019. Os voluntários receberão auxílio alimentação de transporte, de acordo com o número de turmas que atuarem.

O resultado preliminar da seleção será divulgado pela Secretaria Municipal de Educação no dia 8 de maio de 2018; os recursos, caso existam, poderão ser feitos entre os dias 9 e 10 de maio. O resultado final será no dia 11 de maio.

No ato da inscrição, os candidatos deverão optar entre Programa Mais Alfabetização ou Programa Novo Mais Educação. Não é possível a inscrição em dois Programas. Caso opte pelo Programa Novo Mais Educação, o candidato deverá ainda escolher a área de interesse à qual pretende concorrer à vaga: Língua Portuguesa ou Matemática.

Para mais informações, os candidatos podem acessar o edital disponível na página 18 do Diário Oficial Eletrônico: https://www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br/abrir.asp?edi=709&p=1 .

  •