SECRETARIA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO

Recadastramento do cartão Via Feira até dia 30

27/4/2017, 14:51h

Os estudantes feirenses tem até o dia 30 deste mês para recadastrar os seus cartões Via Feira e, assim, garantir o direito ao pagamento da meia-passagem.

O recadastramento deve ser feito pela internet, no link www.viafeira.com.br/recadastramento.

Deve ter em mãos o comprovante de matrícula 2017.1, para os universitários, mais documentos pessoais e atestado de frequência – que tem validade de 30 dias, para os demais estudantes. O protocolo, para ambos, deverá ser anotado no verso no comprovante.

Este documento deverá ser entregue nas estações de transbordo – localizados no centro, Tomba e Cidade Nova, ou à rua Osvaldo Cruz, 165, Kalilândia.

A confirmação da revalidação é feita no prazo de até cinco dias, a contar do dia da entrega do comprovante de matrícula.

O estudantes deverá informar, também, o número de um telefone e o seu e-mail, para que receba a confirmação da revalidação.

Além de pagar a metade do valor da passagem no sistema, o estudante poderá fazer a integração, economizando ainda mais.

  •  

Veículos que atuarão no Circuito da Micareta serão vistoriados entre os dias 08 e 18 de maio

25/4/2017, 9:53h
A vistoria obrigatória de veículos que terão acesso ao Circuito Maneca Ferreira, durante a Micareta 2017, será realizada entre os dias 08 e 18 de maio, no Parque de Exposição João Martins da Silva. O trabalho será executado pelos integrantes da Subcomissão de Vistoria Veicular, que faz parte da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI).
 
A data foi definida em reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) recentemente. Passarão pela vistoria: todos os trios elétricos, carros de apoio e carros de prestação de serviços como de cervejarias, veículos oficiais da Prefeitura, da Coelba, Oi, SAMU, entre outros.
 
As vistorias acontecerão das 08:00 ás 12:00 e das 14:00 ás 17:00. A coordenação do trabalho ficará a cargo da SMTT, e também contará com a participação do DPT (Departamento de Polícia Técnica), 2º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar), 3ª CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito), Secretaria Municipal da Fazenda, Secretaria Estadual da Fazenda, Policia Rodoviária Federal, Divisão de Vigilância Sanitária e CREA, que realizarão uma vistoria consubstanciada, cada órgão atuando dentro da sua área de competência, cuja aprovação de todos os órgãos é indispensável à conclusão da vistoria.
 
Durante o período serão verificadas a regularidade documental, equipamentos obrigatórios, estado de conservação, as condições de higiene e segurança dos veículos que transitarão no circuito da Micareta com o objetivo de proporcionar a segurança necessária aos foliões e trabalhadores durante o período momesco.
 
Programação das vistorias
 
Entre os dias 08 e 12 de maio, das 08:00 ás 12:00 e das 14:00 ás 17:00, serão realizados os atendimentos aos carros de serviços: veículos de alimentação, buffet, cervejarias, veículos oficiais da prefeitura, veículos da imprensa, Coelba, Embasa, Oi, Samu, que transportam gelo e água, carros de apoio aos camarotes e veículos pequenos em geral.
 
Do dia 15 a 18 de maio, das 08:00 ás 12:00 e das 14:00 ás 17:00, serão atendidos exclusivamente os trios elétricos e carros de apoio aos trios.
 
O secretário de Transportes e Trânsito, Pedro Boaventura, revela que em hipótese alguma entrará no circuito da festa veículos não vistoriados a partir do dia 17 de maio, dia em que ocorrem os desfiles dos blocos alternativos. Não serão permitidas vistorias após o período programado previsto
  
"Os proprietários de trios elétricos devem estar atentos à ação da PRF quanto à regularidade de seus documentos, a exemplo do Curso de Transporte de Carga Indivisível, que o condutor de trios elétricos deve portar comprovante, bem como o AET – Autorização Especial de Trânsito, no qual deverá constar todo o trecho de deslocamento do trio, incluindo as vias que circularão dentro de Feira de Santana".
 
Boaventura observa que nos últimos anos os trabalhos da subcomissão ocorreram com tranquilidade. "E a expectativa é que neste ano de 2017, obtenhamos também excelentes resultados, com a participação mais ativa de todos os entes envolvidos, donos de trios, blocos, e das empresas prestadoras de serviços, no cumprimento da programação, apresentando seus veículos em tempo hábil para as vistorias, que após aprovação da comissão receberão o selo de vistoriado no para-brisa, extintores e cartilha completa com a chancela dos órgãos", completa o secretário.
 
  •  

SMTT vai exigir cumprimento da Lei durante paralisação no transporte

24/4/2017, 12:25h
A SMTT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito) vai colocar em ação plano emergencial durante a paralisação nacional, prevista para o dia 28, para que o transporte público funcione de acordo com o previsto em Lei.
 
O secretário Pedro Boaventura disse que até o final da tarde de quinta-feira, 20, não havia sido comunicado, por parte dos representantes dos rodoviários, sobre a decisão da categoria em aderir ao movimento.
 
O percentual mínimo, previsto na Legislação, que deve ser mantido circulando é de 30% da frota. O titular da SMTT afirmou que vai à PGM (Procuradoria Geral do Município) em busca de informações que embasem seus argumentos com relação à obrigatoriedade da circulação de veículos.
 
  •  

Novas linhas de ônibus atenderão moradores das zonas norte e sul

16/3/2017, 17:22h
Duas novas linhas foram criadas no sistema de transporte de passageiros urbanos de Feira de Santana, beneficiando moradores das zonas norte e sul. A linha 005, do CIS (Centro Industrial do Subaé) para o Terminal Central, via Feira X, será operada por dois ônibus. Os 16 quilômetros serão percorridos em até 40 minutos.
 
Três ônibus circularão pela linha 061, da Asa Branca para o Terminal Central, via Pampalona e a expectativa dos técnicos da SMTT é de que o percurso seja feito em 25 minutos. O secretário Pedro Boaventura disse que as novas linhas atenderão as demandas dos bairros, todos densamente povoados.
 
Haverá ganho tanto no tempo de espera nos pontos como para percorrer as distâncias, na avaliação dos técnicos da SMTT.
  •  

Prazo de recadastramento do Cartão Via Feira para estudantes terminará dia 31

14/3/2017, 15:31h
O recadastramento do cartão Via Feira estudantil que teve início desde o dia 27 de dezembro do ano passado, se encerrará no dia 31 de março de 2017. Os estudantes que ainda não efetuaram o recadastramento  do cartão Via Feira para para garantir o direito a meia-passagem no transporte coletivo urbano deverão efetuar o recadastramento, site através do site www.viafeira.com.br e clicar no link (recadastramento estudantil 2017).
 
Para revalidar o cartão, o estudante precisa ter em mãos o comprovante de matrícula referente ao ano letivo 2017 e documentos pessoais. Após a conclusão do processo, os estudantes receberão um protocolo, que deverá ser anotado no verso do comprovante de matrícula.
 
O procedimento online propicia maior comodidade, rapidez e conforto para o estudante. O documento deve ser entregue em um dos pontos de coleta, que são os terminais de transbordo Central, Sul e Norte, ou a sede da Viafeira, localizada na Rua Osvaldo Cruz, nº 165, bairro Kalilândia. Os terminais funcionam todos os dias das 5h à 0h, e a sede da Via Feira, das 07h às 17h, de segunda a sexta-feira.
 
A confirmação da revalidação ocorrerá em um prazo de cinco dias, a contar da data da entrega do comprovante de matrícula no ponto de coleta.
 
O abatimento de 50% no valor da passagem só será assegurado ao estudante que possuir o cartão. Ele poderá utilizá-lo em um único mês até 90 passagens. E mesmo que não utilize o total dos créditos carregados, o estudante não perderá seus créditos. Enquanto tiver saldo, o benefício é garantido.
 
Caso tenha o cartão roubado ou perdido, o beneficiado poderá solicitar o bloqueio, e o Via Feira fará a substituição por um outro com o saldo remanescente contabilizado até a data da solicitação do bloqueio.
 
Têm direito ao cartão Via Feira para meia passagem os alunos de escolas das redes privada, municipal e estadual, além de universidades, faculdades e cursinhos pré-vestibular.
 
Aqueles que ainda não têm e pretendem adquirir o cartão estudantil devem se dirigir à sede da Viafeira munidos de documentos pessoais e comprovante de matrícula. O cadastramento é com biometria facial, o que evita o uso indevido no momento do registro do débito da passagem.
  •  

Menos da metade dos veículos do transporte escolar compareceram à vistoria obrigatória

17/2/2017, 15:40h
Apesar da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) ter prorrogado o prazo para vistoria dos veículos que realizam o transporte de estudantes no município para esta sexta-feira, 17, apenas 43 veículos de 111 credenciados foram levados ao pátio da SMTT, até a manhã de hoje. 
 
O titular da pasta, secretário Pedro Boaventura afirma que os veículos que não passarem pela vistoria poderão ser enquadrados como transporte irregular de passageiros e terão suas autorizações cassadas.
 
A fiscalização confere as condições gerais do veículo, como equipamentos de segurança, padronização do veículo, as condições das lanternas e faróis e o tacógrafo, cinco de segurança e outros equipamentos exigidos pelo Contran. São ao todo 57 itens inspecionados. Os documentos do veículo e do condutor também são exigidos.
 
Há dez anos realizando o transporte de estudantes, Dilson de Souza levou seu veículo, na manhã de hoje, para passar pela vistoria. “Acho importante essa inspeção, uma vez que transportamos pessoas em nossos veículos e devemos oferecer a total segurança para elas”, considera. A vistoria teve inicio no dia 23 de janeiro.  Ao final da inspeção, os veículos recebem um adesivo comprovando a vistoria. 
 
 
  •  

Cerca de sete mil estudantes feirenses revalidaram o Via Feira pela internet

9/2/2017, 17:46h
Cerca de sete mil estudantes matriculados em escolas de Feira de Santana já fizeram os seus recadastramentos do cartão Via Feira pela internet, através do site: www.viafeira.com.br, clicando no link "recadastramento estudantil 2017".
 
Depois, explica o diretor da Via Feira, Ricardo Lucena, ele deve escrever o número do protocolo atrás do comprovante de matrícula – carimbado e assinado pela direção da instituição, e entrega-lo em qualquer um dos terminais.
 
O cartão, emitido pela Via Feira, garante a meia-passagem aos estudantes de Feira de Santana. Outro ponto de entrega do comprovante é a sede da Via Feira, na Kalilândia. “Dentro de no prazo máximo cinco dias, a contar da data da entrega do comprovante, ele vai receber a confirmação da revalidação”, disse o diretor.
 
Existem cerca de 40 mil estudantes cadastrados no sistema. Ricardo Lucena disse que não há necessidade de troca do cartão para quem fizer o recadastramento. “Pela internet eles ganharão tempo”.
 
Mas quem vai fazer o cartão pela primeira vez deve se dirigir à sede da Via Feira, na rua Osvaldo Cruz, 165. Motivo: para oferecer segurança aos usuários, há a necessidade da biometria facial. A primeira via é gratuita.
 
O estudante deve apresentar os comprovantes de matrícula e de residência. O atendimento diário chega a 150 pessoas e começa às 7h e encerrado às 17h, ininterruptamente.
 
  •  

Técnicos da SMTT vistoriam ônibus apresentados pela empresa Rosa

8/2/2017, 12:6h
Os ônibus trazidos pela empresa Rosa para substituir os veículos em litígio com financiadores estão sendo vistoriados e parte deles já está circulando nas ruas de Feira de Santana. A vistoria está sendo feita por técnicos da SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes). 
 
A Rosa é responsável por 50 linhas e todas estão sendo atendidas normalmente, de acordo com a Secretaria. Os ônibus estão sendo liberados ao transporte de passageiros à medida que sejam devidamente aprovados na vistoria.
 
Os veículos, fabricados em 2013, disse o secretário Pedro Boaventura, atendem ao edital de licitação, que estabeleceu que os ônibus deveriam ter no máximo cinco anos de uso.
 
“Todos os detalhes dos veículos que estão chegando estão sendo observados para que seja verificado se estão em conformidade ao contrato em andamento”, afirmou o secretário. Durante a vistoria são verificados: parte mecânica, parte elétrica, itens de segurança, bilhetagem eletrônica, GPS e elevador de acessibilidade.
 
  •  

Prorrogado prazo para vistoria do Transporte Escolar

7/2/2017, 9:49h
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito prorrogou para o dia 17 deste mês o prazo para a vistoria obrigatória do transporte escolar no município. Os veículos autorizados e credenciados para a prestação de serviços, que ainda não foram vistoriados este ano, devem ser levados até a sede da SMTT das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. 
 
Os veículos que não comparecerem à vistoria nos prazos previstos terão a sua autorização cassada, e estarão portanto sujeitos a fiscalização, enquadrados na prática de transporte irregular de passageiros. Os veículos com pendências terão o prazo de retorno determinado pelo vistoriador da SMTT para saná-las. 
 
  •  

SMTT vai registrar ocorrência sobre disparo de arma de fogo durante fiscalização

25/1/2017, 18:54h
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito vai registrar uma ocorrência na delegacia da Polícia Civil acerca do disparo de arma de fogo ocorrido na manhã desta quarta-feira, 25, durante uma ação de fiscalização contra o transporte clandestino de passageiros. O fato ocorreu quando um veículo, apreendido após flagrante, era conduzido do bairro Sobradinho para o pátio da SMTT, no bairro Caseb. 
 
De acordo com o secretário Pedro Boaventura, o disparo ocorreu após um grupo de pessoas que praticam o transporte irregular interceptar a equipe de fiscalização. "Inesperadamente se ouviu um estampido. Posteriormente foi noticiado que um homem deu entrada no Hospital Geral Clériston Andrade por ter sofrido um ferimento superficial", relata.
 
O secretário diz que os integrantes da equipe foram chamados para esclarecer o fato e negaram terem efetuado qualquer disparo. "Eles inclusive se disponibilizaram a realizarem qualquer exame que verifique se dispararam arma de fogo durante a ação", ressalta. Boaventura diz que já entrou em contato com a Polícia Civil e a ocorrência será registrada nesta quinta-feira. 
 
MANIFESTAÇÃO
 
Após a apreensão do veículo durante a ação da SMTT, um grupo de 50 pessoas iniciou uma manifestação na avenida João Durval, em rumo a sede da Secretaria de Transporte e Trânsito. A Polícia Militar foi acionada e os manifestantes se dirigiram para o Terminal de Transbordo Central, onde queimaram pneus e impediram a entrada e saída de ônibus durante algumas horas. Após negociação, a situação foi normalizada.
 
O secretário observa que a intensificação das ações de fiscalização gera insatisfação por parte dos praticantes do transporte clandestino. "Entretanto esse trabalho vai continuar e sendo cada vez mais intensificado. É um tipo de transporte que coloca em risco a integridade física de quem utiliza. E conforme tem sido noticiado na imprensa, é também uma das vertentes usada para a criminalidade em nossa cidade", pontua Boaventura. 
 
  •