SECRETARIA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO

Devido a continuidade da crise de abastecimento, frota de ônibus será reduzida nesta terça, 29

28/5/2018, 17:1h

O transporte de passageiros por meio de ônibus em Feira de Santana sofrerá alterações também nesta terça-feira, 29, por conta da crise de abastecimento de combustível no país, em consequência da paralisação de caminhoneiros. 

Será disponibilizado aos passageiros 70% da frota nos horários de pico (das 6h as 8h da manhã; e das 17h às 19h) e 60% nos demais horários (no entre-pico). A partir de 20h ocorre redução de 30% da frota até a realização do último balão. 

A medida continua sendo adotada de forma preventiva para garantir que o serviço não venha a sofrer um contingenciamento maior, caso a greve dos caminhoneiros persista por mais alguns dias. Esta alternativa tem sido utilizada em outras grandes cidades brasileiras.

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que a programação foi discutida e definida em comum acordo com a Associação Via Feira.

  •  

Devido a crise de abastecimento, frota de ônibus será reduzida nos próximos dias

25/5/2018, 19:13h

O transporte de passageiros por meio de ônibus em Feira de Santana sofrerá alterações no final de semana por conta da crise de abastecimento de combustível no país, em consequência da greve de caminhoneiros. Neste sábado, 26, será disponibilizada 60% da frota nos horários de pico (das 6h as 8h da manhã; e das 12h as 14h) e 30% nos demais horários. No domingo será disponibilizada 50% da frota durante todo o dia.  

Já na segunda-feira, 28, os passageiros terão 70% da frota a disposição nos horários de pico (das 6h as 8h e das 17h as 19h), e 60% nos demais horários. 

A medida está sendo adotada de forma preventiva para garantir que o serviço não venha a sofrer um contingenciamento maior, caso a greve dos caminhoneiros persista por mais alguns dias. Esta alternativa tem sido adotada em outras grandes cidades brasileiras.

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito informa que a programação foi discutida e definida em comum acordo com a Associação Via Feira, entidade composta pelas empresas responsáveis pelo transporte público urbano no município. 

  •  

Redução de 30 por cento dos ônibus coletivos em Feira, das 8h as 17h desta sexta

25/5/2018, 8:6h

Em razão da crise de abastecimento de combustível no país, afetando Feira de Santana, por conta da greve dos caminhoneiros, o transporte de passageiros por meio de ônibus no município sofre alterações nesta sexta, 25. A partir das 8h, haverá uma redução de 30 por cento no contingente de veículos, até as 17h.

A medida está sendo adotada de forma preventiva para garantir que o serviço não venha a sofrer um contingenciamento maior, caso a greve dos caminhoneiros persista por mais alguns dias. Esta alternativa tem sido adotada em outras grandes cidades brasileiras.

Entre as 17 e 19 horas, a frota integral volta a  rodar, para atender ao outro momento de pico no uso do transporte coletivo, especialmente por trabalhadores e estudantes. No restante da noite, novamente será aplicada a redução. Por enquanto a Prefeitura não apresenta orientação as empresas para procedimento no sábado e domingo, aguardando, com otimismo, que os entendimentos das últimas horas entre Governo Federal e caminhoneiros possa resultar na normalidade da situação.

  •  

Ônibus coletivos circulam em Feira normalmente nesta quarta, 23

22/5/2018, 18:36h

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que nesta quarta-feira, dia 23, os ônibus circulam normalmente por toda a cidade e distritos para garantir o atendimento ao usuário do Sistema Integrado de Transporte (SIT). A operação está garantida pelas empresas Rosa e São João.

  •  

Linhas de ônibus serão reforçadas para realização de concurso da Câmara Municipal neste domingo

19/5/2018, 18:55h

Os mais de 8 mil candidatos que disputam vagas no Concurso Público da Câmara Municipal de Feira de Santana, neste domingo, 20, terão reforço no serviço de transporte coletivo urbano.

Além da frota que opera aos fins de semana, a partir das 6h haverá incremento na oferta com ônibus extras pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), através das empresas concessionárias Rosa e São João, até uma hora após (14h30) do encerramento em todos os locais de realização de provas.

Confira as linhas:

(001) Fraternidade via Senador

(002) Cidade Nova/CIS via João Durval

(010) Cidade Nova via Terminal Central

(015) 35º BI via Jomafa

(017) Feira IX

(018) Aviário via 35º BI

(019) Feira X

(020) Feira VII/Oyama via João Durval

(025) Subaé via 35º BI

(027) Viveiros/Rua E

(061) Asa Branca via Pampalona

(063) Campo do Gado via Caraíbas

(066) Conceição I/Parque Brasil

(067) Conceição I/Santa Bárbara

(068) Conceição II via Caseb

(071) George Américo via Rodoviária

(108) Mangabeira/ João Durval via Boulevard Shopping

- Linha Especial Terminal Central/Colégio Assis Chateaubriand via Sobradinho

Aplicativo SIU MOBILE

O passageiro também tem a comodidade de acompanhar o horário de chegada e partida dos ônibus através do aplicativo SIU MOBILE, disponível para smartphones que utilizam recursos de GPS.

O App pode ser baixado gratuitamente pelo usuário através do Google Play (plataformas Android e Windows), IOS ou ainda pelo sitewww.viafeira.com.br.

Todos os ônibus estão equipados com sistema de bilhetagem eletrônica que facilita a operação para o usuário que possui o cartão Via Feira Social, proporcionando mais segurança.

Especificamente aos domingos e feriados, a tarifa tem preço reduzido a 50% (R$ 1,90) para pagamento com cartão Via Feira Social.

  •  

Novas linhas de ônibus urbano no Viveiros e Feira X

15/5/2018, 9:45h

Os usuários de transporte coletivo urbano que residem nos conjuntos Viveiros e Feira X passam a contar com duas novas linhas, a partir da próxima quinta-feira, 15/05. As duas novas linhas são a 027-Viveiros via Av. Rio de Janeiro e 028-Viveiros via Feira X.

A readequação ocorre após pesquisa quantitativa sobre destino/viabilidade nesta área do município, no sentido bairro x centro.

O diferencial desta nova rota é ligar o conjunto Viveiros ao centro com opções de passagem pela avenida Rio de Janeiro, com intervalo de frequência a cada 20 minutos no ponto final do conjunto.

“O passageiro terá mais mobilidade e comodidade no momento de buscar o transporte público para se deslocar até a região central da cidade”, explica Saulo Figueiredo, secretário da pasta.

Confira o itinerário da Linha 027

Ida: BR-116/Sul, Av. Rio de Janeiro e Praça do Nordestino.
Volta: Av. Senhor dos Passos, Praça da Matriz, Av. Rio de Janeiro, Anel de Contorno e Viveiros.

Ligação Viveiros ao centro via Feira X

O atendimento será feito inicialmente no ponto final do Viveiros e, no Feira X, na Rua E, local de concentração de ônibus, com última parada na Praça do Nordestino.

A linha contempla mais bairros, a exemplo do Muchila, Chácara São Cosme, Pedra do Descanso e o Feiraguai.

Os passageiros ainda terão como opção de embarque pontos na Av. Senhor dos Passos, e a rota expressa não passa mais pelo Terminal Central.

Confira itinerário da Linha 028

Ida: Viveiros (ponto final), Feira X (Rua E), Praça do Nordestino.
Volta: Praça do Nordestino, Av. Senhor dos Passos, Rua Mal. Floriano Peixoto, Feira X e Viveiros.

  •  

SMTT monta esquema especial de transporte público e garante acesso rápido ao circuito

20/4/2018, 21:2h

Mais de 60 linhas especiais de transporte público urbano atendem o folião da Micareta de Feira 2018 que se desloca dos diversos bairros do município até o Circuito Maneca Ferreira desde o primeiro dia da festa de momo (19) até o dia o domingo (22).

Dois pontos provisórios, instalados na Avenida Presidente Dutra, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (local de concentração de ônibus), e outro no cruzamento da Avenida Sampaio com a Rua Comandante Almiro servem para embarque e desembarque de passageiros no circuito momesco.

“A prioridade é o usuário. A SMTT procurou atendê-lo ofertando pontos cobertos com toldos, iluminação adequada, novos horários e roteiros através do diversos modais visando. A Prefeitura garante conforto e, principalmente, segurança ao folião tanto na chegada quanto no retorno para casa”, explica Saulo Figueiredo, gestor da pasta.

As mudanças de roteiros ocorrem desde a quinta-feira (19/04) e sexta–feira (20/04), das 20h até as 00h, e neste sábado (21/04) e domingo (22/05), das 14h às 00h. Todas as linhas especiais funcionarão até 5h (término da festa), horário de encerramento das operações no Terminal Central.

Como forma de dinamizar os roteiros, todas linhas especiais de ônibus passam pela Avenida Sampaio (via paralela ao circuito da festa) e seguem até o Terminal Central.

Vans

Já o Serviço de Transporte Público Alternativo Complementar (STPAC), que atende o usuário dos distritos, é ofertado na Rua Georgina Erisman (em frente à Sobreira Centro Ortodôntico), outra via paralela ao local da Micareta de Feira.

Mais uma opção para o usuário são dois pontos instalados da Rua Barão de Cotegipe nas imediações da Panificadora Universo e, outro, ao lado do Bar Limão Drinks.

Táxis e mototáxis

Para quem prefere o Sistema de Transporte Individual de Passageiros (STIP), os táxis, a SMTT determinou pontos na Avenida Maria Quitéria (próximo do BNB Clube) e nas imediações da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares.

Já o folião que opta pelo Serviço de Transporte Individual Alternativo Complementar (STIAC), os chamados mototáxis, encontram pontos na Avenida Maria Quitéria (em frente à Geral-Tec), na esquina da Rua General João Costa e, ainda, na Rua Frei Aureliano (próximo ao Centro de Cultura Amélio Amorim), todos estrategicamente posicionados em locais de dispersão de foliões.

 

  •  

Vistoria dos trios será encerrada nesta quinta-feira à tarde

19/4/2018, 8:24h

A vistoria dos trios elétricos e outros veículos de grande porte que entrarão no Circuito Maneca Ferreira, será encerrada no final da tarde desta quinta-feira, 19. Cerca de 20 trios já passaram pelas observações dos técnicos da FPI (Fiscalização Preventiva Integrada), no Parque de Exposição João Martins da Silva.

Entretanto, disse o coordenador da vistoria, José Carlos Bacelar, apenas quatro foram aprovados pelos técnicos – a fiscalização foi iniciada na segunda-feira passada. “Os problemas devem ser corrigidos até o final do prazo. Caso não o façam, os veículos serão impedidos de entrar no circuito”.

Ele ainda disse que os técnicos estão sendo rigorosos nas suas observações. “Afinal, estamos trabalhando focado na segurança dos foliões”. Estão sendo observado freios, as partes elétrica e mecânica, situações dos pneus, extintores e o guarda-corpo dos trios.

Participam da fiscalização as equipes dos Bombeiros Militar, do CREA, Divisa (Divisão de Vigilância Sanitária do Município), da 3ª Ciretran, do DPT (Departameto de polícia Técnica), da SMTT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito) e Secretaria Estadual da Fazenda.

  •  

Via Feira convoca estudantes das redes estadual e privada para recadastramento

18/4/2018, 13:28h

A Via Feira convoca estudantes das redes de ensino privada e estadual que ainda não fizeram o recadastramento do cartão estudantil para o ano letivo 2018.

Basta acessar viafeira.com.br, por um smartphone ou através do computador, clicar em recadastramento estudantil 2018, preencher os dados pessoais e enviar o atestado de frequência ou o comprovante de matrícula.

O estudante receberá a confirmação por e-mail e sms em até cinco dias úteis.

Somente os estudantes recadastrados conseguirão efetuar recarga de créditos com o valor de meia passagem.

  •  

Vistoria dos veículos de serviço para a Micareta será encerrada nesta 6ª feira

12/4/2018, 20:1h

A vistoria dos veículos oficiais e da rede privada que serão usados na prestação de serviços durante a Micareta para adentrar ao Circuito Maneca Ferreira será encerrada no final da tarde desta sexta-feira, 13 – foi iniciada na segunda-feira. O serviço está sendo feito pela FPI (Fiscalização Preventiva Integrada).

A partir de segunda-feira, 16, serão vistoriados trios elétricos e carros de apoio. A segunda etapa da fiscalização será encerrada por volta das 16h de quinta-feira, 19. “Nenhum veículo vai ser autorizado a entrar no circuito sem que tenha sido vistoriado”, diz José Carlos Bacelar, da Secretaria de Transporte e Trânsito.

Os veículos devem ser levados para o Parque de Exposição João Martins da Silva. Além da documentação do veículo, que passa por análise, equipamentos de segurança do automóvel vem sendo atentamente observados pelos técnicos dos órgãos que integram a FPI.

José Carlos Bacelar ainda disse que os retardatários não serão vistoriados e, consequentemente, impedidos de serem usados no circuito. Os veículos aprovados terão um selo no parabrisa e o motorista deverá portar a cartilha onde é informada que o carro passou pela fiscalização.

Fazem parte da FPI dos veículos a 2ª Ciretran, Corpo de Bombeiros, DPT (Departamento de Polícia Técnica), Divisa (Divisão de Vigilância Sanitária) do município, Secretaria Estadual da Fazenda, SMTT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito).

  •