SECRETARIA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO

Transporte exclusivo para a festa nos distritos

23/6/2017, 10:48h

A turma que gosta de dançar um bom forró e está preocupada com o deslocamento até os distritos de Feira de Santana onde acontecem os festejos juninos podem ficar tranquilos. A Prefeitura montou um esquema especial para a população curtirem a festa.

Desde ontem, 22, dia que começou a festa no distrito de Maria Quitéria, que duas linhas especiais circulam para a localidade. Os usuários terão como opção uma linha saindo do Terminal de Transbordo da Cidade Nova a partir das 19h até às 0h e outra saindo do Terminal de Transbordo Central, também nos mesmos horários.

Após as 0h - horário de fechamento dos terminais de transbordo - os passageiros poderão pegar as linhas especiais na avenida Getúlio Vargas, ao lado do prédio da Prefeitura.

Para o distrito de Tiquaruçu, que tem seus festejos iniciados nesta sexta, 23, o transporte será através das vans de linha distrital. O ponto de origem será ao lado do Terminal Central, com saída a partir das 18h.

  •  

Linhas especiais garantem transporte coletivo nos festejos juninos

20/6/2017, 10:3h

Os festejos juninos do Arraiá de Feira se iniciam nesta quinta-feira, 22, no distrito de Maria Quitéria. Para atender a população que pretende se deslocar até o distrito, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito criou duas linhas especiais durante os dias de festa. Para o distrito de Tiquaruçu, que tem seus festejos a partir da sexta, 23, o transporte será através das vans de linha distrital.

Os usuários terão como opção de deslocamento para Maria Quitéria uma linha saindo do Terminal de Transbordo da Cidade Nova com destino a localidade a partir das 19h até às 0h e outra saindo do Terminal de Transbordo Central, também nos mesmos horários.

Após as 0h - horário de fechamento dos terminais de transbordo - os passageiros poderão pegar as linhas especiais na avenida Getúlio Vargas, ao lado do prédio da Prefeitura. A frota especial de ônibus coletivo destacada para atender ao São João do Distrito de Maria Quitéria é de 65 veículos distribuídos ao longo dos três dias de evento.

Para o São João do Distrito de Tiquaruçu os usuários terão como opção de transportes as vans da Linha Distrital/ TR - TIQUARUÇU em horário especial a partir das 18h do dia 23. O ponto de origem e retorno será ao lado do Terminal Central.

“A expectativa da SMTT é que os trabalhos ocorram dentro do clima de tranquilidade e que a população aproveite cada momento deste brilhante evento, que contará com nossa equipe operacional acompanhando a execução do serviço especial”, destacou o secretário da pasta, Saulo Pereira.

  •  

Novo secretário de Transportes e Trânsito tem primeira reunião de trabalho com José Ronaldo

6/6/2017, 23:13h

O novo secretário de Transportes e Trânsito de Feira de Santana, Saulo Pereira Figueiredo, manteve hoje a primeira reunião de trabalho com o prefeito José Ronaldo. Estiveram presentes o titular da Superintendência Municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, mais os principais executivos da secretaria e de sua autarquia.

O encontro aconteceu no salão de reuniões do Gabinete do Prefeito e durou aproximadamente duas horas. "Foi uma conversa para abrir os trabalhos nesta nova gestão da Secretaria. Tivemos a oportunidade de trocar algumas ideias e discutir sobre os principais pontos da missão que confiamos ao novo secretário", disse o prefeito.

O superintendente de Trânsito Mauricio Carvalho disse que a autarquia recebe "com muita satisfação" o novo comando da Secretaria. O objetivo, diz ele, é contribuir com a gestão.

O secretário Saulo Pereira, que é capitão da Policia Militar, com atuação na tropa Caatinga e também na Companhia Independente da PM no Litoral Norte, deixou a reunião otimista. Acredita que irá manter uma relação "harmoniosa" com o superintendente, "um homem público de vasta experiência". Em relação as expectativas do prefeito, ele disse que será  "uma honra" lutar para que "sejam transformadas em realidade".

  •  

Será o maior desafio da minha carreira, diz novo secretário de Transportes e Trânsito

6/6/2017, 17:27h

O novo titular da SMTT (Secretaria de Transportes e Trânsito), Saulo Pereira Figueiredo, empossado na manhã desta terça-feira, 6, disse que o cargo será o maior desafio da sua carreira profissional. Mas afirmou estar preparado para enfrentá-lo.

“Inicialmente vamos os assenhorar das peculiaridades da pasta, que são muitas e complexas”, afirmou. Ainda disse que vai colocar em prática o planejamento estratégico elaborado pelo ex-secretário Pedro Boaventura.

Disse também que ao longo da semana vai visitar órgãos e autoridades locais, que atuam neste setor. A integração entre estes segmentos é importante para que os bons resultados sejam alcançados.

Capitão da Polícia Militar há cinco anos, Saulo Pereira Figueiredo – nos últimos anos trabalhou na CIPE Litoral Norte. Foi um dos fundadores da Companhia Ambiental de Lençóis. Está nas tropas especializadas desde 2008.

Sobre as possíveis dificuldades do cargo – a SMTT é uma das mais complexas secretarias municipais – afirmou que já tem alguma experiência, devido a sua profissão, em enfrentar situações difíceis. "Em breve teremos novidades”.

Como todos oficiais da PM, Saulo Pereira Figueiredo é bacharel em segurança pública. Foi aprovado aos 17 anos para o Centro de Formação em Oficial.

  •  

Pedro Boaventura deseja boa sorte ao novo titular da SMTT

6/6/2017, 17:24h

O novo secretário de Transportes e Trânsito de Feira de Santana, Saulo Pereira Figueiredo, foi apresentado aos servidores do órgão pelo ex-titular Pedro Boaventura. Numa cerimônia simples, a transmissão do cargo aconteceu a manhã desta terça-feira, 6.

As portarias com a exoneração e a nomeação assinadas pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho foi publicada na edição de hoje no Diário Oficial Eletrônico do Município.

Pedro Boaventura desejou boa sorte ao novo secretário e afirmou conhecer a qualidade técnica e comprometimento com o serviço público do seu substituto, bem como o informou sobre as atividades que vem sendo desenvolvidas pela SMTT.

Ele disse que gerir a SMTT foi uma experiência engrandecedora. “Trabalhamos muito em conjunto, enfrentamos os problemas e ao longo do tempo fomos colhendo os resultados positivos”.

Elogiou os servidores do órgão e os definiu como pessoas extremamente comprometidas a servir com qualidade. “A nossa força de trabalho é das mais competentes e leais. Você vai estar muito bem assessorado”. Boaventura apresentou os resultados dos dois anos de trabalho à frente da SMTT.

  •  

Oficial da PM, que já atuou na Tropa Caatinga, assume Secretaria de Transportes de Feira

5/6/2017, 22:5h

O capitão da Polícia Militar Saulo Pereira Figueiredo, de 35 anos, assume nesta terça (06), a titularidade da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Feira de Santana (SMTT). Ele substitui Pedro Boaventura, que pediu para deixar a função, sendo atendido pelo prefeito José Ronaldo. A nomeação será publicada na edição do dia do Diário Oficial Eletrônico do Município. A posse ocorrerá de forma simples, sem cerimônia de transmissão do cargo.

Bacharel em Segurança Pública, com formação na Academia da Polícia Militar, o capitão estava atuando na Companhia Independente de Policiamento Especializado sediada no Litoral Norte. Por cinco anos, o novo secretário fez parte da Tropa Especializada Caatinga. Ambas organizações fazem parte da elite operacional da PM na Bahia.

Capitão Saulo pertence aos quadros da Polícia Militar desde os 18 anos de idade. “Passei no concurso da corporação, para oficial, antes de completar a maioridade, aos 17 anos”, informa. Natural do município de Mundo Novo, ele conhece bem Feira de Santana. “Sei do grande desafio que tenho pela frente, mas estou muito confiante de realizar um trabalho que esteja à altura das expectativas do prefeito José Ronaldo e da administração”.

O prefeito está confiante no desempenho do seu novo secretário. “É um jovem com brilhante e promissora carreira militar, muita disposição e ideias novas na cabeça. Acredito que vai dar uma importante contribuição a Feira de Santana”, diz o chefe do Executivo.

José Ronaldo elogiou o antecessor no cargo, o coronel aposentado, também da PM, Pedro Nascimento Boaventura. “Foi um secretário atuante, dedicado e competente. Tenho muito que agradecer pela sua boa passagem nesta difícil missão que ele acaba de cumprir”.

  •  

SMTT cria pontos especiais para embarque e desembarque próximos ao Circuito

18/5/2017, 15:1h

Três pontos especiais de embarque e desembarque de passageiros do sistema de transporte público serão criados durante a Micareta. Todos localizados próximos ao Circuito Maneca Ferreira. O esquema de trabalho especial será iniciado nesta quinta-feira, 18.

As rotas foram alteradas para que todos os ônibus passem pelos pontos temporários, que terão estrutura para atender a demanda, como iluminação e toldos.

Funcionarão na avenida Sampaio – esquina com a rua Comandante Almiro, na rua Aristides Novis – em frente à agência da Caixa, e o terceiro na rua Cristóvão Barreto – este para os veículos que fazem as linhas para a zona sul.

Os pontos para mototaxi serão nas ruas Barão do Rio Branco (Curso Unificado) e na Georgina Erisman (lateral do G. Barbosa/Rodoviária). Já as vans ficarão nas ruas Barão de Cotegipe (Limão Drinks), Barão de Cotegipe (Panificadora Universo) e na Georgina Erisman (em frente a Clínica Odontológica Sobreira).

O esquema de transporte foi elaborado para que não falte transporte para os foliões que se dirigirão ao Circuito Maneca Ferreira, em todos os dias da festa.

  •  

Motoristas abordados realizando serviço de Uber em Feira, serão autuados, diz secretário

5/5/2017, 17:11h

O aplicativo Uber começou a operar na tarde desta quinta-feira, 4, em Feira de Santana. Apesar do início do serviço, o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Pedro Boaventura, informou que a operação do Uber na cidade é ilegal. Conforme Boaventura, o motorista que for abordado fazendo o transporte de pessoas, sem ser taxista regularizado no município, poderá ser multado.

“Como não há nenhuma legislação que contemple essa atividade, ela é, portanto, considerada irregular. A fiscalização da SMTT irá operar fortemente nesses casos e está orientada a autuar esses veículos, bem como a equipe da Superintendência Municipal de Trânsito”, afirma o secretário.

Caso um motorista seja flagrado exercendo essa atividade pela primeira vez, o valor da multa é de R$ 2.000,00. Autuado pela segunda, ele deverá pagar o valor de R$ 2.500,00 reais e terá seu veículo apreendido por 30 dias. Na terceira vez, a multa é de R$3.500,00 reais mais apreensão do veículo por 60 dias. Se, mesmo após ter sido autuado por 3 vezes, haja reincidência nos casos, o veículo será novamente apreendido por 30 dias e haverá uma taxa de pátio no valor de R$30,00 reais diários.

A Procuradoria Geral do Município está analisando todos os fatos que cerceiam este novo episódio de Feira de Santana. “Nós estamos aqui realizando um trabalho de análise em cima de tudo o que a SMTT envia para nós, para podermos, então, decidir como proceder diante do fato”, afirma o procurador Geral do Município, Cleudson Almeida.

  •  

Sindicato descumpre legislação e não coloca 30 por cento dos ônibus para atender à população

28/4/2017, 11:34h

O Sintrafs não cumpriu o acordado durante reunião do Conselho Municipal de Transporte, nesta quinta-feira, 27, quando se comprometeu em atender a legislação no tocante ao percentual de ônibus que deve ser colocado à disposição dos passageiros, em caso de paralisação.

“Eles (os sindicalistas) mediram largo e cortaram estreito”, afirmou o secretário de Transporte e Trânsito, Pedro Boaventura, que ainda disse que o município tomará todas as providências legais face ao descumprimento da pertinente legislação, por parte do sindicato.

De acordo com a Lei, 30% da frota do serviço de transporte, que é tido como essencial à população, deveria estar circulando. No comunicado de greve, enviado à SMTT pelo sindicato, consta que a instituição cumpriria as determinações previstas em lei. “Com este comportamento, eles impediram o direito constitucional de ir e vir das pessoas”.

No plano emergencial traçado pela SMTT previa a circulação de 70 ônibus, número que corresponde aos 30% determinados pela Lei. O representante do Sintrafs na reunião foi Antônio Carlos Lima. “É a Justiça quem vai decidir sobre o não cumprimento da Lei. Este flagrante desrespeito à legislação”, afirmou o secretário.

Pedro Boaventura disse ainda que a fiscalização da SMTT foi cedo às garagens as empresas e constatou que motoristas e cobradores não apareceram para o turno de trabalho. Nesta sexta-feira, as 218 vans que fazem linha para os distritos trabalham normalmente, bem como os 1.380 táxis e as 480 mototáxis.

  •  

Conselho debate situação geral do transporte em Feira de Santana

28/4/2017, 9:34h

O Conselho Municipal de Transportes se reuniu na sede da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, na tarde de quinta-feira, 27, para debater a situação geral do transporte público em Feira de Santana. Estiveram presentes o secretário Pedro Boaventura, membros da secretaria, representantes das empresas de ônibus, líderes sindicais e imprensa.

Questionado sobre o problema dos transportes irregulares no município, conhecidos como ligeirinhos, o secretário Pedro Boaventura afirmou que foram implementadas mudanças nas determinações que norteiam o combate a este tipo de transporte. “Perseguições que forem consideradas perigosas para a população devem ser definitivamente evitadas”, afirma.

“A fiscalização a este tipo de atividade foi muito mais intensificada. Aumentamos o número de equipes, houve a inclusão de um agente de trânsito e um segurança armado nelas, tivemos aquisição de viaturas, vamos contar com auxílio das câmeras da Seprev, etc”, completou o secretário.

Na ocasião, foram debatidos tanto aspectos burocráticos e também do âmbito operacionais efetivos do trânsito no município, quanto outros deveres que são de responsabilidade da Secretaria.

O secretário apresentou também um quadro geral do funcionamento da SMTT, frisando iniciativas importantes tomadas pela Secretaria, como o recadastramento estudantil do cartão ViaFeira feito pela internet, instituição das quartas-feiras como dia para avaliação do sistema junto à comunidade, crescimento do número de veículos apreendidos nos últimos anos, sendo este, resultado do aumento da fiscalização realizada em parceria com a SMT.

  •