SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Campanha de Vacinação Contra a Gripe começa dia 10 em Feira

2/4/2019, 7:59h

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontece no período de 10 de abril a 31 de maio em Feira de Santana, sendo 04 de maio o dia de mobilização nacional. A expectativa é que 233 mil doses comecem a chegar nos próximos dias ao município.

De acordo com Kátia Ferraz, referência técnica em imunização, a novidade deste ano é a disponibilização do imunizante também para crianças na faixa etária de 5 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias). Ela ressalta sobre a importância dos pais estarem atentos a caderneta vacinal para uma proteção efetiva a saúde da criança.

A mobilização segue orientações do Ministério da Saúde. Tem direito a vacina: gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de seis meses a menores de 6 anos, professores das escolas públicas e privadas, trabalhadores da saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada e os funcionários do sistema prisional.

Além de ser a medida mais eficaz para prevenção do vírus da gripe, a imunização pode evitar complicações, internações e mortalidade decorrente do agravamento dos sintomas causados pelo vírus. Atendendo a orientação do prefeito Colbert Martins Filho, a Secretaria de Saúde da Prefeitura está montando uma logística para garantir a imunização à todo público alvo. 

  •  

Simulação de desastre na Micareta contará com Central de Regulação Integrada

2/4/2019, 7:53h

O VIII Grande Simulado da Micareta, realizado anualmente pela Prefeitura de Feira de Santana, através do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Defesa Civil e instituições parceiras, introduzirá pela primeira vez a Central de Regulação Integrada. O evento traz uma situação de desastre com arma de fogo, a ser simulada no dia 22 de abril, às 14h30, na Avenida Presidente Dutra.

De acordo com a coordenadora do órgão, Maiza Macedo, cada instituição envolvida, a exemplo Policia Militar e Corpo de Bombeiros, contará com um representante no espaço. “Assim, quando o equipamento receber o chamado, todos os serviços serão acionados em conjunto”, ressalta.

Atualmente, a Central de Regulação de Urgência funciona com a equipe do SAMU. Por meio da estratégia no simulado, o governo do Prefeito Colbert Martins Filho visa analisar a otimização do tempo resposta a população diante de uma situação de desastre.

O treinamento envolverá cerca de 300 pessoas, entre estudantes e profissionais de saúde. A organização conta com a parceria do Exército, Policia Militar, Policia Civil, Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Meio Ambiente, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, Secretaria Municipal de Saúde, entre outros.

  •  

Prefeitura realiza vacinação antirrábica nos bairros

1/4/2019, 17:30h

Cães e gatos devem ser imunizados anualmente contra a raiva. A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado vacinação de rotina nos bairros. Os distritos também estão sendo contemplados durante Ação Global, realizada aos sábados.

Neste sábado, 30, no Distrito de Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), 53 animais foram vacinados contra a doença. O cronograma segue nesta terça-feira, 02, nos bairros Nova Esperança e Morada Tropical. Animais a partir dos três meses de vida, que nunca receberam a dose antirrábica, devem ser imunizados.

Além das ações pontuais disponibilizadas pela Prefeitura, a população também pode levar o animal no Centro de Controle em Zoonoses, de segunda a sexta-feira, para atualização da caderneta. A coordenadora, Mirza Cordeiro, alerta que "a vacina é a única forma de prevenção da doença”.

Confira locais e datas:

Morada Tropical
02/04 – Unidade de Saúde.

Nova Esperança
02/04 – Unidade de Saúde

George Américo
03/04 - Praça principal do Conjunto George Américo e praça próximo a Policlínica.
04/04 - Unidade de Saúde II e IV.

Gabriela
04/04 – Unidade de Saúde I
05/04 – Unidade de Saúde II e III.

Campo do Gado
08/04 - Unidade de Saúde e volante (casa a casa) na Fazenda Moco.

  •  

Mulheres chamam a atenção para a endometriose

31/3/2019, 13:12h

Um grupo de mulheres vestidas de camisa amarela marchou pela avenida Getúlio Vargas pela conscientização e conhecimento para a endometriose, que acomete uma a cada grupo de dez mulheres. No estacionamento da Prefeitura, algumas contaram suas experiências e convivência com a doença.

Fisioterapia ajuda na cura

Como Tatiana Cerqueira (foto), que relatou sua luta há anos contra a doença, cirurgias e consultas com vários especialistas até que se chegasse ao diagnóstico. “Ainda estou em tratamento”. A fisioterapia ajuda na cura das sequelas. O tom das falas teve um “q” de desabafo.

Acompanhada do marido, Liliane exibe barriga de alguns meses

Liliane Menezes (foto), que participou acompanhada do marido, Marcelo Amorim, exibe uma barriga de alguns meses de gravidez. Descobriu que tinha endometriose quando decidiram que engravidariam. Estava em estagio avançado e foi submetida a cirurgia. Malu vai chegar ao mundo por meio de fertilização in vitro. Cerca de 40% das mulheres com endometriose teem dificuldades para engravidar. O diagnóstico é outro problema.

Algumas mulheres, disse o médico Marcos Gomes que participou do evento e atende mulheres com este problema de saúde, pode levar anos, entre sete e 12 anos, até. Liliane percorreu consultórios durante dois anos. Tatiane, muito mais.

A Endomarcha – Marcha Mundial pela Conscientização da Edometriose, aconteceu pela segunda vez no município, e contou com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde e da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito). Março é o mês de conscientização contra a doença.

Antes de engravidar, Layane descobriu a doença

Layane Cedraz (foto), que está à frente deste movimento em Feira, também descobriu a doença quando decidiu que engravidaria pela segunda vez. Mas que já sofria desde muito nova. “Cólica forte não é normal”. Um conjunto de sintomas, diz, indicam a doença.

Não é simples diagnosticar a endometriose

Para Marcos Gomes (foto), que falou sobre possíveis causas da doença, por apresentar múltiplas facetas, não é simples chegar ao diagnóstico da endometriose. “O diagnóstico precoce facilita o tratamento e há diminuição dos problemas de saúde associados a endometriose”.

Profissionais da SMS atendem e encaminham para especialista

A enfermeira Alessandra Souza (foto), referência da Saúde da Mulher na Secretaria de Saúde, diz que os profissionais da rede municipal, depois de ouvir a paciente, a encaminha para um especialista para que se chegue ao diagnóstico preciso.

  •  

Diagnóstico e manejo clínico da dengue é tema da Sessão Científica do Samu

27/3/2019, 13:27h

A Sessão Científica do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) traz como tema o “Diagnóstico e Manejo Clínico da Dengue” nesta quinta-feira, 28. O evento acontece, às 19h, no auditório Dr. João Batista Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde.

Diante dos casos registrados na cidade, a capacitação traz a infectologista Melissa Falcão para socializar com estudantes e profissionais de saúde a melhor forma de conduzir no atendimento a pessoas com sintomas da doença.

Feira de Santana notificou este ano 3.487 casos suspeitos, sendo 771 confirmados para dengue pelo LACEN (Laboratório Central). A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem desenvolvido ações estratégicas a fim de conscientizar a população e aprimorar a assistência profissional na prevenção, tratamento e combate. A abordagem durante a Sessão Cientifica faz parte destas ações determinadas pelo prefeito Colbert Martins Filho.

  •  

Prefeitura incentiva hidratação oral de pacientes nas unidades de saúde

26/3/2019, 11:40h

Os esforços da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, no combate a dengue continuam. As Unidades Básicas de Saúde estão adotando o “Cantinho da Hidratação”. A medida visa alertar e incentivar a importância da hidratação oral para o alívio dos sintomas.

A decoração especial, com auxílio de cartazes, chamou atenção da paciente Elizangela Bezerra na manhã desta segunda-feira, 25, na Unidade de Saúde de Galhardo. Por apresentar sintomas da dengue, ela foi encaminhada, após atendimento, para o Cantinho da Hidratação. “Eu gostei muito, achei excelente a iniciativa e tive um ótimo acolhimento da equipe”, afirma.

Alessandra de Almeida, também paciente da unidade, aprovou a ideia. Além dela, todos as pessoas que adentram com febre, dor de cabeça, fadiga e manchas avermelhadas no corpo tem recebido esse cuidado especial.

A enfermeira da localidade de Galhardo, Gisely Carneiro, relata que esses pacientes passam por triagem e atendimento, após isso a notificação é feita, junto a prova do laço e monitoramento. Sendo em seguida encaminhados para a hidratação.  “Realizamos a solicitação de exame, acompanhamos o paciente e fornecemos as orientações pertinentes sobre os cuidados necessários para quem é acometido com a doença”, ressalta.

Outras unidades também têm adotado a medida. A ingestão de líquidos, como água, chás e soro caseiro pode evitar o agravamento da dengue e deve ser iniciada assim que o paciente apresentar os primeiros sintomas. A hidratação pode ser feita tanto em casa, como nas unidades.

“Essa estratégia faz parte do plano de ação para reforçar cuidados essenciais, a fim de promover uma melhor recuperação aos pacientes”, ressalta a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas.

  •  

85 por cento dos casos de tuberculose tratados pelo Município evoluíram para cura

25/3/2019, 9:2h

Transmissível e infectocontagiosa, a tuberculose, se bem tratada, tem cura. O governo do prefeito Colbert Martins Filho comprova isso através do serviço municipal que presta assistência gratuita a esses pacientes. Em 2018, 85% dos casos tratados pelo Centro de Referência para Tuberculose Dr. Leone Coelho Lêda e acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde evoluíram para cura. O dado é do mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Feira de Santana.

No entanto, é necessário ficar atento sempre que a tosse durar mais de três semanas e prestar atenção em sintomas como: febre vespertina, suor noturno, falta de apetite, perda de peso e fadiga. A enfermeira referência, Gilca Lessa, ressalta que, para diagnóstico, o Centro de Referência realiza o exame de baciloscopia e o Teste Rápido Molecular (TRM-TB) diariamente.

“Ao apresentar os sintomas, essa pessoa pode procurar a Unidade Básica mais próxima a sua residência, onde será atendida e o profissional solicitará o exame do escarro”, afirma.

Novos casos

O Boletim Epidemiológico também aponta que em 2018 foram notificados 229 novos casos de tuberculose, o aumento é de 8% quando comparado com o ano de 2017, onde foram diagnosticadas 212 pessoas.

Segundo Gilca, o fato da população não buscar por tratamento em uma unidade de saúde logo no início dos sintomas pode contribuir com o aumento de casos da doença. “Quando o diagnóstico é realizado precocemente, a pessoa é tratada adequadamente e em consequência tem o corte da cadeia de transmissão e controle da tuberculose”, ressalta.

  •  

Conselho Municipal de Saúde convoca plenária da eleição de delegados para a 10ª Conferência

20/3/2019, 9:0h

A Secretaria Municipal de Saúde realizará no dia 27 de março a eleição de delegados para a 10ª Conferência Municipal de Saúde. O evento promovido pelo Conselho Municipal de Saúde acontecerá, às 14h, no auditório Dr. João Batista Cerqueira.

Estão convidadas entidades da sociedade civil em geral e as representantes do segmento do Sistema Único de Saúde (SUS). Além destes, os delegados eleitos nas pré-conferências realizadas nas Unidades Básicas de Saúde também estão convocados a representar a comunidade.

Os delegados têm a função de aprovar propostas, durante a Conferência Municipal, que serão levadas a Conferência Estadual. Estes, também, representarão o município em ambas reuniões, com o objetivo de discutir e propor diretrizes para a formulação da política pública de saúde.

Este ano, a Conferência Municipal de Saúde será realizada nos dias 9 e 10 de abril e traz como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. 

  •  

Prefeitura leva ação global para o distrito de Matinha no próximo sábado

19/3/2019, 9:58h

Após Jaguara, o distrito de Matinha será alvo da Ação Global, Saúde e Comunidade. A partir das 8h, no próximo sábado, 23, a comunidade irá contar com serviços de saúde, lazer e assistência social.

O ônibus da Saúde e vários stands estarão localizados na praça da localidade, com a oferta de atendimentos de enfermagem e psicológico, orientação odontológica e nutricional, educação em saúde, aferição de pressão arterial, testes rápidos, solicitação do cartão SUS e orientação sobre o Bolsa Família. Atividades esportivas e laborais também serão ofertadas.

A cada sábado as ações estarão concentradas em um distrito. Confira abaixo as datas e locais.

Distrito de Matinha 23/03
Distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu) 30/03
Distrito de Jaíba 06/04
Distrito de Humildes 13/04
Distrito de Maria Quitéria 04/05
Distrito de Bonfim de Feira 11/05
Distrito de Tiquaruçu 18/05

  •  

Moradores de Jaguara participam de ação de saúde e cidadania

17/3/2019, 8:51h
Os moradores de Jaguara foram contemplados na manhã deste sábado, 16, com uma ação de saúde e cidadania promovida pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde (SMS), outros órgãos da administração municipal e parceiros. Além de promover a saúde, eles tiveram acesso a serviços de assistência social e atividades de lazer. O projeto Ação Global, Saúde e Comunidade será levado a todos os distritos, sempre aos sábados.

Foram ofertados testes rápidos, aferição da pressão arterial, testes de glicemia, orientações nutricionais e odontológicas, além de assistência com psicólogos e enfermeiros. Também foi uma oportunidade para solicitar o Cartão SUS. Um stand do Programa Bolsa Família também foi montado na praça da localidade, onde técnicos da Sedeso (Secretaria de Desenvolvimento Social) prestaram as devidas orientações e encaminhamentos.

A lavradora Joselita Sampaio, 55 anos, interrompeu as atividades na roça por uma boa causa. Aferiu a pressão arterial, foi submetida ao teste de glicemia e ainda pôde realizar os testes rápidos do HIV e da sífilis. "Graças a Deus está tudo bem", comemorou.

Dona Marinalva Assis da Silva, 69 anos, disse que vai com frequência à unidade de saúde. "Mas, não deixo de participar dessas ações quando tem. É sempre uma boa oportunidade para cuidarmos da saúde”, reconheceu ao disponibilizar um tempinho também para elevar a sua autoestima ao pintar as unhas.

O prefeito Colbert Martins Filho, presente ao evento, pontuou a sensibilidade e responsabilidade da administração municipal em atender as demandas da população. “O Governo Municipal tem procurado estar cada vez mais próximo da população. Essa é a nossa obrigação”, afirmou o Colbert que ocasião pontuou a importância da colaboração de todos nas ações de combate ao mosquito da aedes aegypti.  

A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, por sua vez, reforçou que a iniciativa é uma maneira de integrar a comunidade ao Governo e, sobretudo, garantir o acesso a alguns serviços. “Através dessa ação, intensificamos o trabalho que já é realizado nas unidades de saúde, chamando a atenção dos moradores para importância em promover a sua saúde, bem como é uma maneira de ofertá-los assistência social e de lazer”, disse.

Agentes de endemias e prepostos da Divisão de Vigilância Epidemiológica também marcaram presença desenvolvendo ações de combate ao aedes aegypti. O Centro de Atendimento Psicossocial Oscar Marques expôs artesanatos confeccionados pelos usuários.

Os próximos distritos a serem contemplados com o projeto Ação Global Saúde e Comunidade são:

Distrito de Bonfim de Feira 23/03
Distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu) 30/03
Distrito de Jaíba 06/04
Distrito de Humildes 13/04
Distrito de Maria Quitéria 04/05
Distrito de Matinha 11/05
Distrito de Tiquaruçu 18/05

  •