SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Seminário sobre violência contra a pessoa idosa acontece nesta sexta

14/6/2019, 8:39h

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – comemorado no dia 15 de junho – a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social, promove o seminário sobre violência contra a pessoa idosa: Quebrando o silêncio, nesta sexta-feira (14).

O evento será realizado no auditório Dr. João Batista de Cerqueira das 8h às 12h, e é voltado para profissionais da enfermagem e assistência social da rede municipal de saúde. “Estamos disponibilizando vagas para estudantes da área da saúde e idosos também”, afirma a enfermeira referência técnica em saúde do idoso, Isabela Machado.

Ainda de acordo com Isabela, o objetivo do evento é sensibilizar os profissionais da rede municipal de saúde quanto aos tipos de violência que a pessoa idosa pode estar sofrendo. “Muitas vezes os profissionais se atentam somente a violência física, sendo que quando o idoso sofre a agressão é por que ele já passou por outros tipos de violência”, ressalta a referência técnica.

O evento possui entrega de certificado com o intuito de incentivar as pessoas a se atualizarem acerca do assunto, visando a sensibilização para realizar a notificação por meio dos profissionais.

  •  

Forró de Endemias acontece no próximo sábado

13/6/2019, 14:58h

O Forró de Endemias, que será aberto a todos servidores municipais, marcado para o próximo sábado, 15, será animado por Gilson Reis, Tercinho Leur e a banda Calça Curta.

O arrasta-pé, só com o tradicionalíssimo forró pé-de-serra, vai acontecer na Av. Senhor dos passo, 653, centro - Espaço Casa de Chá.

O valor da entrada, R$ 25, será simbólico, visto que a comida – bolos, doces, amendoim, milho assado e cozido, e a bebida – licores de todos os sabores, será livre.

Informações e vendas de ingressos falar com Edvaldo, pelo telefone (75) 98221-2194.

  •  

Interessados em atuar no Grande Simulado Junino do SAMU devem se inscrever até esta sexta

13/6/2019, 12:40h

Os estudantes da área da saúde podem realizar a inscrição para atuar como vítimas do Grande Simulado Junino do SAMU até as 12h desta sexta-feira, 14.

São 50 vagas voltadas para estudantes de enfermagem, medicina, biomedicina, nutrição, fisioterapia e educação física. As inscrições estão sendo realizadas desde o dia 10 de junho no site da Prefeitura [http://www.feiradesantana.ba.gov.br/inscricao_samu.asp].

Os pré-requisitos para a inscrição são a disponibilidade do estudante para participar de uma reunião no dia 17 de junho, às 14h30, e do simulado que acontece no dia 18.

Para efetivar a inscrição, o estudante deve anexar o comprovante de matrícula emitido pela instituição de ensino superior que ele está matriculado.

Simulado Junino do SAMU

Anualmente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o Grande Simulado Junino do SAMU com o intuito de melhor preparar os órgãos competentes para atuar em situação de desastre.

Este ano o simulado aborda o tema “O risco de estocar fogos em residências”, acontece no dia 18 de junho, às 14h, no distrito de São José (mais conhecido como Maria Quitéria). O evento é aberto para toda a população assistir.

  •  

Prefeitura recebe estudo sobre fertilidade em homens com doença falciforme

13/6/2019, 9:33h

O Centro de Referência Municipal a Pessoa com Doença Falciforme da Prefeitura, localizado no Centro Social Urbano (CSU), recebe estudo sobre fertilidade em homens portadores da doença. A pesquisa recepcionada pela Secretaria de Saúde é pioneira no Brasil.

O objetivo dessa avaliação é identificar se os homens com a doença possuem dificuldade para reproduzir. A pesquisa está na fase de coleta de dados e avalia homens a partir dos 18 anos de idade que são atendidos pelo Centro.

De acordo com a médica onco-hematologista e pesquisadora, Anna Paloma Ribeiro, existe um tabu de muitos anos sobre a fertilidade em pessoas com doença falciforme, onde são orientadas a não engravidar por conta dos riscos. “A literatura vem mostrando que temos que achar as respostas para essas questões, e a pesquisa pretende encontrar essas respostas”, afirma.

A pesquisa já foi aprovada pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa. A partir dela serão realizados exames laboratoriais e espermograma para poder avaliar as condições dos pacientes sujeitos a avaliação.

“Serão analisados homens que já tiveram filhos e os que ainda não possuem. A pesquisa chama a atenção porque é inédito analisar o espermograma e também porque em todo mundo existem pesquisas com somente 33 portadores estudados, pretendemos dobrar esse quantitativo”, pontuou Anna Paloma Ribeiro.

O projeto avalia expandir, a depender dos resultados, a análise sobre fertilidade para mulheres com anemia falciforme.

Sobre o Centro de Referência

Atualmente o Centro de Referência Municipal a Pessoa com Doença Falciforme atende uma média de 430 pessoas e conta com uma equipe multidisciplinar integrada de perfil ambulatorial.

Para ser atendido, o paciente com o exame de diagnóstico para a doença deve se dirigir ao Centro que funciona de segunda a sexta das 7h às 19h. “As pessoas que possuem os sintomas parecidos para a doença, podem se dirigir ao Centro para realizar o exame que pode diagnosticar ou eliminar a suspeita”, pontuou a enfermeira e coordenadora do Centro, Luciana Brito.

  •  

Moradores de rua recebem agasalhos e cobertores

13/6/2019, 9:10h

Jucilene Paixão, mais conhecida como “Neguinha”, relata que mora nas ruas desde os 10 anos de idade. Durante a ação noturna especial realizada pela Prefeitura, através do programa Consultório na Rua da Secretaria de Saúde, ela recebeu nesta terça-feira, 12, agasalhos, cobertores e alimentos para amenizar as noites frias do período do junho.

“Neguinha”, que já é acompanhada pelo programa, recebeu também atendimentos de saúde e medicamentos para amenizar uma alergia na pele desenvolvida recentemente.

Os profissionais de saúde percorreram os principais pontos de concentração dos moradores de rua, como: Cidade Nova, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Presidente Dutra e a Praça João Pedreira. “Inicialmente a ação estava programada para acontecer somente na praça, porém, com a chuva, não conseguimos encontra-los e então nos dirigimos até eles”, explica a enfermeira coordenadora do programa, Darlene Santos.

Feirenses motivados pela solidariedade

A solidariedade mobilizou também diversos feirenses, que reuniram amigos e familiares para levar um pouco de conforto aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social. Thiago Souza (foto), auxiliar administrativo, foi uma dessas pessoas. Ele esteve acompanhando a equipe do Consultório na Rua e realizando suas doações também.

“Tenho um projeto de ação social chamado Friends Ações Solidárias, que promove sempre ações desse tipo. A gratidão dessas pessoas em situação de rua é o que nos mobiliza”, ressaltou Thiago Souza.

Qualquer pessoa pode fazer doações

O programa Consultório na Rua continuará entregando os agasalhos e cobertores em todas as ações. “O mês de junho é marcado por muitas chuvas e frio, pretendemos estender essa doação durante todo o mês”, afirma Darlene Santos.

A Secretaria de Saúde está a disposição para receber as doações na Atenção Básica de segunda a sexta das 8h às 12h e 14h às 17h, até o final de junho.

Sobre o Consultório na Rua

O programa Consultório na Rua realiza atendimentos de saúde a pessoas em situação de rua. A equipe conta com médico, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem e enfermeiro.

  •  

Vacinação contra a gripe no Mercado de Arte Popular nesta 5ª

12/6/2019, 17:4h

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde, realiza uma ação de vacinação contra a gripe no Mercado de Arte Popular nesta quinta-feira, 13. A iniciativa faz parte da estratégia de imunização contra a influenza.

A equipe de profissionais de saúde estará a disposição da população das 13h às 16h. Para receber a dose da vacina, é necessário ter em mãos o documento de identidade oficial, cartão SUS e caderneta de vacinação. “Ressaltamos que mesmo sem esses documentos o cidadão pode ser vacinado”, afirma Neuza Santos, supervisora da Vigilância Epidemiológica.

A vacinação contra a gripe continua em todas as unidades de saúde até esta sexta-feira (14), quando termina a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza.

Feira de Santana até o momento imunizou 114.220 pessoas, que representa 48,47% da cobertura vacinal. A Secretaria de Saúde tem registrado baixa procura pela vacina nas unidades de saúde desde o mês de maio.

  •  

Vacinação contra a gripe no Centro de Abastecimento nesta 4ª

11/6/2019, 17:31h

Qualquer pessoa que estiver no Centro de Abastecimento nesta quarta-feira (12) e que tenha interesse em receber a dose da vacina contra a gripe poderá ser vacinado. Os profissionais de saúde estarão à disposição da população próximo ao módulo da farinha das 8h às 12h.

A ação faz parte de mais uma estratégia de vacinação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, com o objetivo de imunizar o maior público possível. Até o momento, Feira de Santana vacinou 111.943 pessoas, que representa uma cobertura vacinal de 47,51%.

A estratégia contempla também a Câmara Municipal, onde a vacinação será voltada exclusivamente para os funcionários.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza segue até esta sexta-feira (14) em todas as unidades de saúde.

Até o momento, o município de Feira de Santana já recebeu o total de 173.800 doses. Para ser vacinado, o cidadão pode se dirigir a qualquer unidade de saúde com a caderneta de vacinação em mãos. As doses da vacina estão disponíveis para todos os públicos desde o dia 03 de junho.

  •  

Prefeitura vai doar agasalhos e cobertores a moradores de rua nesta terça

10/6/2019, 18:50h

Com a chegada das chuvas e do período de frio, a população de rua é o público mais vulnerável. Visando amenizar o sofrimento dessas pessoas, a Prefeitura de Feira de Santana, através do Programa Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, promove a doação de agasalhos e cobertores na noite desta terça-feira, 11.

A ação vai acontecer a partir das 19h, na praça João Pedreira, e também contará com com atendimento médico, de enfermagem, psicológico e social. Na oportunidade haverá também distribuição de alimentos. 

"Essa ação tem o intuito de proporcionar uma noite mais quente e promover dignidade a pessoa em situação de rua, que é um ser humano como qualquer um de nós", ressaltou a enfermeira do programa, Darlene Santos.

Qualquer pessoa que tiver interesse em doar alguma peça de agasalho pode se dirigir a Secretaria de Saúde, das 8h ás 12h e das 14h ás 17h e realizar a entrega no setor Atenção Básica. "Estaremos recebendo a contribuição até as 17h desta terça-feira", finalizou Darlene Santos. 

  •  

Secretaria de Saúde intensifica campanha de doação de sangue neste mês

10/6/2019, 8:51h

Com o objetivo de estimular a doação de sangue, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde, deu início neste mês de junho auma  campanha neste mês de junho. Trazendo como slogan: “Entre no ritmo da solidariedade e doe sangue!”, a ação contempla todas as unidades de saúde do município.

Os profissionais estão realizando ações de incentivo através de salas de espera, feiras de saúde e entre outras atividades. Dando apoio ao Hemoba, que estará nos dias 17, 18 e 19 com o hemóvel no estacionamento da Prefeitura a disposição do público interessado em doar sangue e realizando o cadastro para doação de medula óssea das 8h às 16h, a Secretaria de Saúde disponibilizará serviços de saúde gratuitos durante os três dias .

Os interessados em doar sangue devem pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Já no caso de doação de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 55 anos, além de um bom estado de saúde. Os doadores devem evitar alimentação gordurosa e não podem estar em jejum.

O mês de junho é o período que se costuma registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue públicos e privados. A campanha mobiliza a população anualmente em todo o país e possui o laço ou iluminação vermelha para representar o apoio e incentivo a doação de sangue. 

Em Feira de Santana, a campanha passou a integrar o Calendário Oficial do município através da Lei nº 3.715. 

  •  

Vacinação contra a gripe na Secretaria de Saúde segue até as 17h

8/6/2019, 10:8h

Devido ao grande fluxo de pessoas que estão comparecendo a Secretaria Municipal de Saúde para receber a vacina contra a gripe, durante este sábado, 08, o horário de atendimento foi prorrogado. Incialmente previsto para se encerrar às 13h, a vacinação segue até as 17h. 

A estratégia promovida pelo governo do prefeito Colbert Martins Filho tem o objetivo de alcançar as pessoas que, por algum motivo, não puderam comparecer as unidades de saúde durante a semana.

“Percebemos que desde às 7h da manhã estamos tendo um grande fluxo de pessoas e se continuar desta forma poderemos prorrogar a vacinação neste sábado até às 17h”, afirma a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Neuza Santos.

De acordo com a supervisora, muitas pessoas que fazem parte do grupo de risco estabelecido pelo Ministério da Saúde estiveram recebendo a dose da vacina. “Isso significado que os idosos, gestantes e pais das crianças menores de seis anos não tiveram interesse ou disponibilidade para vacinar durante a semana”, enfatiza.

O pai do pequeno Guilherme, de apenas três anos, Alisson Lima, foi uma dessas pessoas que deixaram para depois aproveitaram a oportunidade neste sábado. “Considero a vacinação muito importante para prevenir contra as doenças, mas infelizmente não tive tempo de receber a dose da vacina nem de levar o meu filho para ser vacinado. Hoje foi o momento ideal”, afirma Alisson Lima.

As pessoas que ainda não receberam a vacina contra a gripe podem se dirigir a qualquer unidade de saúde de segunda a sexta com a caderneta de vacinação em mãos para ser vacinado. “Lembramos que mesmo sem o cartão é possível ser vacinado”, pontua Neuza Santos.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza iniciada no dia 10 de abril realizou a vacinação exclusiva do grupo de risco para a doença até o dia 31 de maio. Desde o dia 03, a vacinação foi aberta para todos os públicos e estendida até o dia 14 de junho.

Até o momento Feira de Santana não registrou nenhum caso para influenza.

  •