SECRETARIA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO

Linha especial de ônibus para Maria Quitéria durante o São João

21/6/2018, 11:15h

Durante os festejos do São João, que acontece de 21 a 24, moradores e visitantes dos distritos de Maria Quitéria serão servidos por uma linha especial de ônibus que vai sair da Estação de Transbordo Central.

Para o distrito de Tiquaruçu, onde também acontece festa neste período, nos dias 23 e 24, Linha Distrital/ TR 035, a partir das 18h, o ônibus ser estacionado ao lado do Terminal Central, onde pega os passageiros.

Para Maria Quitéria, na ida, os veículos começarão a circular das 20h à meia-noite, quando ficarão parados ao lado da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas. E a operação de retorno será iniciada a 0h e prossegue até às 5h.

Estrada para o distrito terá mão única

Nos dias de festa, a estrada que liga à BR 116 à sede do distrito será transformada em mão única – sentido Maria Quitéria, entre as 14h e as 6h. Apenas os ônibus e carros de serviços estão autorizados a retornar à sede.

Os veículos deverão seguir pelo beco ao lado do Colégio Maria de Fátima Lima Silveira, sentido único em direção à BR – 116.

Roteiro para Maria Quitéria

Ida - Terminal Central, Rua Natal, Rua Manoel Mathias de Azevedo, Av. Olímpio Vital, Av. Getúlio Vargas, Avenida Senhor dos Passos, Av. Sampaio, Rua Castro Alves (contempla Ponto da Zig Calçados na Getúlio Vargas), Rua Visconde do Rio Branco, Avenida José Falcão, Viaduto Cidade Nova, BR-116 Norte, Estrada de São José, Rua da Conceição-Fim de linha.

Volta - Rua da Conceição (São José), Estrada de São José, BR-116 Norte, Viaduto Cidade Nova, Avenida José Falcão, Rua Visconde do Rio Branco, Rua Washington Luiz, Avenida Senhor dos Passos, Praça João Pedreira, Praça da Bandeira, Avenida Olímpio Vital, Terminal Central.

A partir de 0h

Ida - Avenida Getúlio Vargas (ao lado da Prefeitura Municipal), Barão de Cotegipe, Avenida Sampaio, Rua Castro Alves, Avenida Getúlio Vargas, Rua Visconde do Rio Branco, Avenida José Falcão, Viaduto Cidade Nova, BR-116 Norte, Estrada de São José, Rua da Conceição (São José)

Volta - Rua da Conceição (São José), Estrada de São José, BR-116 Norte, Viaduto Cidade Nova, Avenida José Falcão, Rua Visconde do Rio Branco, Rua Washington Luiz, Av. Senhor dos Passos, Avenida Getúlio Vargas (ao lado da Prefeitura).

  •  

Ônibus Jaíba-São Domingos volta a rodar

18/6/2018, 17:0h

O itinerário Jaíba via São Domingos foi restabelecido na manhã desta segunda-feira, 18. Devido às más condições da estrada, em virtude das chuvas que caíram recentemente em Feira de Santana, os ônibus da linha 100, que fazem a rota, estavam impossibilitados de transitar pelo local.

Uma pequena manifestação para reivindicar a volta da linha ao seu percurso original bloqueou o fluxo da BA-503, que liga Feira de Santana a Coração de Maria. Membros da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) foram ao local e, após avaliação técnica da estrada de São Domingos, autorizaram o restabelecimento da linha e liberaram o fluxo da BA por volta das 10 horas da manhã.

“Nós saímos pra verificar a situação da estrada, que está em condições de trafegabilidade e, por conta disso, nós atendemos as reivindicações”, afirmou Roque Pinho, representante da SMTT no local.

  •  

Neste domingo ônibus extras garantem mobilidade aos candidatos do Vestibular UEFS 2018.2

9/6/2018, 13:4h

A partir de 6h, neste domingo (10), a cidade de Feira de Santana terá frota extra de transporte público urbano para atender a demanda de passageiros que participa do Vestibular 2018.2 da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

O esquema especial envolve 51 linhas de ônibus das empresas Rosa e São João que atenderão todos os locais onde ocorre o Processo Seletivo (Prosel). Haverá reforço da frota de ônibus para garantir mobilidade do passageiro até as unidades com maior concentração de vestibulandos, como o Colégio Gastão Guimarães (960 candidatos), Colégio Assis Chateaubriand (1.020 candidatos) e o próprio campus da UEFS (3.800).

As linhas (003) UEFS/Direta, (120) UEFS/Terminal Norte e a linha especial Terminal Central/Colégio Assis Chateaubriand funcionam em programação diferenciada dos dias úteis para suprir com comodidade os usuários e ofertar mais ônibus nos horários de pico (6h e 13h).

Também, a linha (016) Santa Mônica contemplará os vestibulandos que farão provas no Centro de Educação Profissional Colégio Áureo Filho (CEEP). Os 14.475 candidatos terão ônibus até 14h30 do domingo.

Fiscais da SMTT e das empresas concessionárias orientarão os usuários nos pontos de ônibus e nos terminais (Central, Norte e Sul) do Sistema Integrado de Transporte (SIT) que necessitam chegar aos portões de acesso dos locais de provas até às 7h15, e fechamento programado para 7h50.

Aplicativo SIU MOBILE

O candidato também pode acompanhar o horário de chegada e partida dos ônibus através do aplicativo SIU MOBILE, disponível para smartphones que utilizam recursos de GPS.

O App pode ser baixado gratuitamente pelo usuário através do Google Play (plataformas Android e Windows), IOS ou ainda pelo site www.viafeira.com.br.

Todos os ônibus estão equipados com sistema de bilhetagem eletrônica que facilita a operação para o usuário que possui o cartão Via Feira Social, proporcionando mais segurança.

Outra vantagem ao usuário, aos domingos e feriados, é a tarifa com preço reduzido a 50% (R$ 1,90) para pagamento com cartão Via Feira Social.

  •  

Novas linhas reforçam atendimento na Gabriela, Residencial Campo Belo e Campo do Gado Novo

9/6/2018, 9:24h

A partir da próxima quinta-feira, 14, duas novas linhas e onze novos ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT), ofertado pela concessionária Rosa, reforçam o atendimento aos usuários do bairro Gabriela, do Residencial Campo Belo e do Campo do Gado Novo, em Feira de Santana.

As duas novas opções, resultado da unificação de linhas, proporciona mais agilidade do serviço de transporte urbano com frequência de 10 minutos nos pontos de ônibus, sempre nos horários de maior demanda, das 6h às 8h e das 17h às 19h. São elas:

- (114) Solar da Princesa via Gabriela/Terminal Central

- (063) Campo Belo/Caraíbas/Homero/Gabriela via Terminal Central

O ponto final está localizado no Residencial Campo Belo e o novo itinerário contempla outras comunidades, como: Caraíbas, Loteamento Amaralina, Homero Figueiredo, Arco Íris, Alvorada e Sobradinho.

Outra vantagem para o passageiro será a possibilidade de integração temporal (com o Cartão Via Feira) nos corredores viários do bairro Sobradinho, na Praça do Nordestino, Ponto da Praça Bernardino Bahia (Ponto da Marisa) e no Ponto da Galeria Carmac (Av. Senhor dos Passos). Especialmente nestes pontos de integração, o usuário tem mais 30 opções de linhas para diversos bairros do município.

Mais opções para os moradores

É o caso da moradora do Conjunto Homero Figueiredo, Ariana Oliveira (foto), portadora do Cartão Via Feira Especial, que poderá pegar ônibus no bairro e embarcar no Terminal Central pagando apenas uma passagem no valor de R$ 3,48, por meio de integração física.

“Achei melhor porque teremos mais opções. Dessa forma, a nossa necessidade no bairro por ônibus será atendida satisfatoriamente”, comenta a técnica de enfermagem.

Fiscais já estão orientando os moradores

Segundo o secretário Saulo Figueiredo (foto), fiscais da SMTT e da Via Feira já estão orientando os usuários nesta fase pré-operacional e se manterá nos primeiros dias de mudança nos pontos e terminais do Sistema Integrado de Transporte (SIT).

“A inciativa é resultado de pesquisa que afere a satisfação do usuário na oferta e demanda do serviço público de transporte, realizado entre os dia 14 e 15 de maio”, explica o secretário.

  •  

Transporte urbano de passageiros retorna à normalidade gradativamente em Feira de Santana

31/5/2018, 19:24h

Gradativamente, o transporte de passageiros por meio de ônibus voltou à normalidade em Feira de Santana desde as primeiras horas hoje, 31, após criteriosa avaliação e ações da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e órgãos parceiros.

Metade da frota do transporte urbano das empresas Rosa e São João operou neste feriado de Corpus Christi. Já nesta sexta (1º) e sábado (2) a oferta de ônibus ao usuário feirense aumenta para 70 por cento em horários de pico (8h às 12h e 17h às 19h) reduzindo apenas a 60 por cento nos demais horários.

Segundo o secretário da pasta, Saulo Figueiredo, foi otimizado o transporte para passageiros nos distritos de Humildes (linha 032), Matinha (linha 121 - alimentador), São José via Fazenda Morro (linha 123 – alimentador) com reforço no número de ônibus, inclusive com atendimento extra para a Procissão de Corpus Christi.

“Estamos trabalhando com toda energia e mantendo com o prefeito Colbert Martins Filho e demais órgãos municipais reuniões diárias por meio do ‘gabinete de crise’, estabelecido especialmente para tratar de questões essenciais do município durante as paralisações”, explica o secretário.

Já no domingo (3), dia em que o Fluminense de Feira enfrenta o Moto Club/MA pela 2ª fase do Campeonato Brasileiro da Série D, às 16h, no Estádio Joia da Princesa, será disponibilizada metade de toda a frota para atender aos passageiros do município.

“O torcedor ainda terá uma linha especial com dois veículos saindo do Terminal Central/Estádio Joia da Princesa, a partir das 14h, com encerramento às 19h”, explica Rodolfo Ferreira, diretor municipal de Transportes Públicos.

Operação normalizada

Após a forte de crise de abastecimento de combustível que afetou o país, a cidade na segunda-feira (4) volta a ter o serviço de transporte urbano circulando com 100 por cento da frota em todos os horários nos bairros e distritos.

Durante o período de paralisações, diversas medidas foram adotadas de forma preventiva pela SMTT para garantir que o serviço não sofresse um contingenciamento maior.

“Como adotado nas grandes cidades brasileiras, fizemos um acompanhamento dia a dia que envolveu toda a nossa equipe dialogando com órgãos e instituições envolvidos diretamente com a administração dos efeitos da paralisação dos caminhoneiros, como a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a Via Feira”.

  •  

Nesta quarta, ônibus circulam em Feira com 70 por cento da frota nos horários de grande demanda

30/5/2018, 0:1h

Após reunião do gabinete de crise para balanço dos serviços públicos municipais pelo prefeito Colbert Martins Filho e parte do secretariado, a Prefeitura determinou que o transporte de passageiros por meio de ônibus em Feira de Santana ainda sofrerá alterações amanhã, 30, por conta da crise de abastecimento de combustível no país que continua em consequência da paralisação de caminhoneiros. 

Segue o esquema especial dos últimos dias úteis: normal (70% da frota) das 6h às 8h e das 17h às 19h, e 60 por cento nos demais horários.

Ainda, segundo avaliação conjunta entre a Prefeitura, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e as concessionárias de transporte urbano (Rosa e São João) já existe autonomia para a oferta do serviço até sexta-feira, 1º, após ações desenvolvidas nos últimos dias de paralisação.

A medida preventiva busca garantir que o serviço não sofra um contingenciamento maior, caso a paralisação dos caminhoneiros persista por mais alguns dias. Esta alternativa tem sido utilizada em outras grandes cidades brasileiras.

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que a programação foi discutida e definida em comum acordo com a Associação Via Feira.

  •  

Devido a continuidade da crise de abastecimento, frota de ônibus será reduzida nesta terça, 29

28/5/2018, 17:1h

O transporte de passageiros por meio de ônibus em Feira de Santana sofrerá alterações também nesta terça-feira, 29, por conta da crise de abastecimento de combustível no país, em consequência da paralisação de caminhoneiros. 

Será disponibilizado aos passageiros 70% da frota nos horários de pico (das 6h as 8h da manhã; e das 17h às 19h) e 60% nos demais horários (no entre-pico). A partir de 20h ocorre redução de 30% da frota até a realização do último balão. 

A medida continua sendo adotada de forma preventiva para garantir que o serviço não venha a sofrer um contingenciamento maior, caso a greve dos caminhoneiros persista por mais alguns dias. Esta alternativa tem sido utilizada em outras grandes cidades brasileiras.

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que a programação foi discutida e definida em comum acordo com a Associação Via Feira.

  •  

Devido a crise de abastecimento, frota de ônibus será reduzida nos próximos dias

25/5/2018, 19:13h

O transporte de passageiros por meio de ônibus em Feira de Santana sofrerá alterações no final de semana por conta da crise de abastecimento de combustível no país, em consequência da greve de caminhoneiros. Neste sábado, 26, será disponibilizada 60% da frota nos horários de pico (das 6h as 8h da manhã; e das 12h as 14h) e 30% nos demais horários. No domingo será disponibilizada 50% da frota durante todo o dia.  

Já na segunda-feira, 28, os passageiros terão 70% da frota a disposição nos horários de pico (das 6h as 8h e das 17h as 19h), e 60% nos demais horários. 

A medida está sendo adotada de forma preventiva para garantir que o serviço não venha a sofrer um contingenciamento maior, caso a greve dos caminhoneiros persista por mais alguns dias. Esta alternativa tem sido adotada em outras grandes cidades brasileiras.

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito informa que a programação foi discutida e definida em comum acordo com a Associação Via Feira, entidade composta pelas empresas responsáveis pelo transporte público urbano no município. 

  •  

Redução de 30 por cento dos ônibus coletivos em Feira, das 8h as 17h desta sexta

25/5/2018, 8:6h

Em razão da crise de abastecimento de combustível no país, afetando Feira de Santana, por conta da greve dos caminhoneiros, o transporte de passageiros por meio de ônibus no município sofre alterações nesta sexta, 25. A partir das 8h, haverá uma redução de 30 por cento no contingente de veículos, até as 17h.

A medida está sendo adotada de forma preventiva para garantir que o serviço não venha a sofrer um contingenciamento maior, caso a greve dos caminhoneiros persista por mais alguns dias. Esta alternativa tem sido adotada em outras grandes cidades brasileiras.

Entre as 17 e 19 horas, a frota integral volta a  rodar, para atender ao outro momento de pico no uso do transporte coletivo, especialmente por trabalhadores e estudantes. No restante da noite, novamente será aplicada a redução. Por enquanto a Prefeitura não apresenta orientação as empresas para procedimento no sábado e domingo, aguardando, com otimismo, que os entendimentos das últimas horas entre Governo Federal e caminhoneiros possa resultar na normalidade da situação.

  •  

Ônibus coletivos circulam em Feira normalmente nesta quarta, 23

22/5/2018, 18:36h

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que nesta quarta-feira, dia 23, os ônibus circulam normalmente por toda a cidade e distritos para garantir o atendimento ao usuário do Sistema Integrado de Transporte (SIT). A operação está garantida pelas empresas Rosa e São João.

  •