SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Sistema de Comando de Incidentes e desastre será tema de Sessão Científica do SAMU

10/4/2019, 19:26h

Com o intuito de conscientizar a população e atualizar as instituições do município a respeito do trabalho organizado em situações de desastre, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) promove mais uma edição da Sessão Científica nesta quinta-feira, 11, com o tema: “Sistema de Comando de Incidentes (SCI) e desastre”.

O evento acontece no Centro de Cultura Maestro Miro, às 19h, e é voltado para profissionais e estudantes da área da saúde e segurança. Compondo o quadro de palestrantes da noite estão Robson Batista, Carlos Estrela e a coordenadora do SAMU, Maiza Macedo.

De acordo com a coordenadora, a sessão vem com o intuito de integrar as instituições que atuam num cenário dessa magnitude. “Direcionando as ações em conjunto para minimizar fragilidades e riscos, conseguimos qualificar a assistência prestada, diminuindo danos a população e meio ambiente”, afirma Maiza.

Práticas como essa são incentivadas pelo prefeito Colbert Martins filho para que os profissionais da rede estejam preparados em situações de desastre.

  •  

10ª Conferência Municipal de Saúde defendeu propostas de melhorias para o usuário SUS

10/4/2019, 19:20h

A Prefeitura de Feira de Santana, através do Conselho Municipal de Saúde, promoveu durante os dias 09 e 10 de abril a 10ª Conferência Municipal de Saúde. O evento realizado no auditório da Dr. João Batista de Cerqueira, abordou o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. 

O evento teve como objetivo eleger propostas que beneficiem o uso do serviço público de saúde. As propostas aprovadas na manhã desta quarta-feira, 10, serão levados a Conferência Estadual.

Durante a abertura do evento, a secretária Municipal de Saúde, Denise Lima Mascarenhas, que esteve representando o prefeito Colbert Martins Filho, reforçou o estímulo de defender o interesse de todos. “Trabalhamos como uma democracia e com o Conselho não pode ser diferente, devemos eleger propostas que compactuam com o bem social de todos”, pontuou.

A conferencista e atual secretária de Saúde do município de Coribe, membro do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS-BA), Jaqueline Bonfim, defendeu a importância de conscientizar a população a respeito dos seus direitos. “Discutimos propostas para que a população possa deliberar as diretrizes das políticas públicas, ressaltando o direito do cidadão e a importância de resgatar a integralidade da assistência à saúde”, afirma.

O evento contou com a presença dos representantes dos usuários SUS, trabalhadores, gestores e representantes do Conselho Municipal de Saúde e dos vereadores Eli Ribeiro (licenciado e secretário municipal de Habitação), Luiz da Feira e Zé Curuca.

  •  

Vacinação contra a gripe inicia nesta quarta-feira

9/4/2019, 15:6h

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia em Feira de Santana nesta quarta-feira, 10, sendo o dia 04 de maio o dia D de mobilização nacional. A meta é imunizar 90% da população.

A campanha vai até o dia 31 de maio e a novidade este ano é que o imunizante estará disponível para crianças menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias). A referência técnica em imunização, Kátia Ferraz, ressalta que para a eficácia da campanha, os pais devem estar atentos as datas de vacinação. “A vacina protege por um ano e é muito importante para evitar o agravamento da doença”, pontua.

Tem direito a vacina: gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, professores das escolas públicas e privadas, trabalhadores da saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada e os funcionários do sistema prisional.

31 mil imunizantes já estão sendo distribuídos nas unidades de saúde e até o final da campanha a Rede de Frio receberá um total de 233 mil doses. Para ser imunizado é necessário ter em mãos o cartão de vacinação, cartão SUS e carteira de identidade com foto.

Atendendo a orientação do prefeito Colbert Martins Filho, a Secretaria de Saúde da Prefeitura está montando uma logística para garantir a imunização a todo público alvo. 

  •  

Quase 10 mil animais foram imunizados contra a raiva

8/4/2019, 16:26h

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a vacinação de cães e gatos contra a raiva. Em menos de um mês, cerca de 9.308 animais já foram imunizados. A meta do governo do prefeito Colbert Martins Filho é levar a vacinação para todos os bairros e zona rural do município. 

A partir dos três meses de vida, o animal pode receber a dose. “Contamos com a colaboração da população em levar seus pets para serem vacinados”, ressalta a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Mirza Cordeiro.

Esta semana, a vacinação beneficiará os bairros: Asa Branca, Homero Figueiredo e Sítio Novo. [Confira a tabela com as datas no final da matéria].

Para receber a dose, os animais deverão estar com caderneta de vacinação (caso já possua) e coleira. “Os mais agressivos devem ser trazidos com mordaça”, orienta. 

Confira abaixo os locais em que seu pet pode ser vacinado:

 

Data

Bairro

Locais

09/04

Parque Servilha

Unidade de Saúde

Volante

10/04

Pampalona

Unidade de Saúde

Volante

10/04

Asa Branca

Unidade de Saúde I e II

Unidade de Saúde III e IV

12/04

Homero Figueiredo

Unidade de Saúde

12/04

Sítio Novo

Unidade de Saúde

Data

Bairro

Locais

09/04

Parque Servilha

Unidade de Saúde

Volante

10/04

Pampalona

Unidade de Saúde

Volante

10/04

Asa Branca

Unidade de Saúde I e II

Unidade de Saúde III e IV

12/04

Homero Figueiredo

Unidade de Saúde

12/04

Sítio Novo

Unidade de Saúde

  •  

Família Azul realiza IV Caminhada pelos Autistas

7/4/2019, 18:14h

Centenas de pessoas foram ao centro da cidade, na manhã deste domingo, 7, visando conscientizar a sociedade feirense para a questão dos autistas, que hoje somam mais de mil crianças com o espectro em Feira de Santana. Para marcar a data, familiares, portadores de espectro e simpatizantes da causa participaram da IV Caminhada Família Azul, uma iniciativa que conta com apoio do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso).

A caminhada percorreu a avenida Getúlio Vargas, a partir do cruzamento com a avenida Maria Quitéria, e contou com a participação do prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação e comprometido com a promoção de programas de governo voltados para a inclusão social, inclusive com ações específicas para atendimento aos autistas.

A coordenadora do Família Azul, Cíntia Souza (foto), ressalta a importância da mobilização da sociedade visando promover um olhar diferente para as questões que envolvem o espectro autista. Lembrou que nascem por dia em média três crianças diagnosticadas com espectro autista e que hoje já são mais de mil crianças autistas nesta cidade.

Cíntia Souza ressaltou o empenho do governo do prefeito Colbert Martins em promover ações que resultem em ganhos na qualidade de vida e acolhimento das crianças com espectro autista. Lembrou que o Governo Municipal vai construir um Centro de Referência Municipal, tornando Feira de Santana referência nacional em atendimento nesta área.

Creche abraça autistas qualificando professores para acolhimento

Numa ação pioneira na cidade, a Creche Berço do Saber abraça a questão dos autistas e promove a inclusão dos portadores deste espectro a partir da qualificação profissional de seu quadro docente. A iniciativa inédita vem sendo adotada depois que seus dirigentes se sensibilizaram com a questão após participarem da caminhada.

Um dos diretores da creche, o jornalista Cau Preto fotografou a mobilização do instituto Família Azul visando a inclusão dos autistas na sociedade a partir da mudança do olhar da população para os portadores desta síndrome. A partir daí, a unidade escolar, que recebe crianças entre seis meses a 4 anos, passou a se qualificar para atender também crianças com espectro autista com toda estrutura necessária.

A coordenadora pedagógica Adna Maria Santos Cruz (foto) ressaltou a importância da sensibilização da sociedade para a questão, o que tem motivado a creche a apoiar a caminhada da Família Azul pelo segundo ano consecutivo. “Precisamos conscientizar a sociedade de que a criança autista é capaz de desenvolver atividades iguais as outras crianças. E a inclusão é necessária, para que estas crianças possam estar presentes em tudo, precisando, para isso, que a sociedade abrace os autistas como eles são”, frisou a professora.

Vereador destaca empenho do Governo para acolhimento de autistas

A construção do Instituto do Autismo de Feira de Santana, através de iniciativa determinada pelo prefeito Colbert Martins Filho, foi destacada pelo vereador Cadmiel Pereira pela importância do pioneirismo visando a inclusão dos portadores do transtorno do espectro autista na sociedade. O legislador comemorou a ação durante a Caminhada.

Aliada às ações promovidas pelo Governo Municipal, a caminhada é comemorada pelo vereador em função dos resultados de mobilização da sociedade. “É um dos muitos momentos que a sociedade para e escuta a ação dos autistas. Segundo o IBGE, hoje mais de 2 milhões de indivíduos são autistas no país e a projeção é de que a cada 146 crianças, uma nasça autista”, ressaltou o legislador.

Diante da situação, Cadmiel Pereira destaca o empenho do Governo do prefeito Colbert Martins Filho para fazer frente a questão. “Feira de Santana tem políticas públicas para garantia de direitos, para a inclusão dos autistas na moradia, saúde, lazer, educação e diversos outros serviços. Acredito no amanhã, em dias melhores, diante das ações promovidas por todos, inclusive a Prefeitura, para apoiar a questão dos autistas”, afirmou.

  •  

SAMU inscreve estudantes para Simulado de Micareta até esta segunda

7/4/2019, 11:13h

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Feira de Santana inscreve, até o dia 8, estudantes interessados em participar do Grande Simulado da Micareta, que vai acontecer pela oitava vez.

O simulado está marcado para acontecer no dia 23, a partir das 14h30, na avenida Presidente Dutra, na área do Circuito Maneca Ferreira, com a participação de cem pessoas.

O objetivo do simulado é que as equipes que trabalharão durante a festa, que acontece de 25 a 28, estejam alinhadas em caso de acidente de grandes proporções.

Podem se inscrever estudantes de enfermagem, medicina, biomedicina, nutrição, fisioterapia e educação física, exclusivamente pelo site www.feiradesantana.ba.gov.br.

Devem ter disponibilidade de horário para participar da sessão científica, reunião e simulado. Para tanto, basta clicar no link e preencher o questionário

A lista com os selecionados será divulgada no dia 8, a sessão científica está marcada para acontecer no dia 11 e no dia 15 será realizada reunião com os participantes. A capacitação dos profissionais que atuarão na Micareta é uma determinação do prefeito Colbert Martins Filho.

  •  

Ação Global leva serviços da Prefeitura até Jaíba

6/4/2019, 22:7h

Em mais uma edição do Ação Global, o Governo Municipal de Feira de Santana com parceiros da iniciativa privada levaram ações e serviços de saúde e cidadania à comunidade do distrito de Jaíba, na manhã deste sábado, 6. Quem foi à praça central da comunidade, além de acesso aos programas de saúde, inclusive de combate ao mosquito aedes aegypti, também teve a oportunidade de participar de atividades esportivas e de inclusão social.

O prefeito Colbert Martins Filho determinou a promoção destas ações visando aproximar ainda mais as comunidades dos serviços ofertados pela Prefeitura. Na oportunidade, destacou a importância de todos os cidadãos se unirem para combater os focos do mosquito aedes aegypti visando combater a proliferação de doenças.

Durante a Ação Global, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) levou diversos serviços, através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Santo Antônio dos Prazeres, desenvolvendo oficinas de artesanato, corte de cabelo, cadastro do Bolsa Família e tirando dúvidas ou fazendo encaminhamento para diversos serviços de alcance social.

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu testes de glicemia e aferição da pressão arterial, além de também percorrer casas e estabelecimentos comerciais visando intensificar a campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue. Ainda foram instalados stands do CAPS, promovida vacinação anti-rábica para cães e gatos e serviços do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH).

Enquanto isso, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer incentivou a prática de esportes nas modalidades futesal, vôlei e basquete. E dentre as entidades parceiras, as presenças da faculdade Unef, do Centro Médico da Conselheiro e da escola EAEFS.

O prefeito Colbert Martins Filho esteve acompanhado dos secretários de Saúde, Denise Mascarenhas, e de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Joedilson Machado, além do vereador Lulinha de Jesus.

  •  

UPA Queimadinha completa um ano com mais de 45 mil atendimentos

5/4/2019, 15:24h

A Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), localizada no bairro Queimadinha, completou um ano de serviços em Feira de Santana. A data comemorada nesta quinta-feira, 4, reuniu funcionários e autoridades para comemorar os mais de 45 mil atendimentos prestados a população.

Entre 2018 e 2019, a unidade apresentou uma resolutividade de quase 100% dos atendimentos. Apenas 239 adultos e crianças foram transferidos para unidades hospitalares correspondendo a 0,53%. O número de procedimentos também é expressivo, totalizando aproximadamente 218 mil durante o ano.

Para o Prefeito Colbert Martins Filho, a unidade tem cumprindo o seu papel. “Não dar para perguntar quantas vidas foram salvas. Dezenas, centenas, milhares? O mais importante é que uma vida salva justifica todo esse esforço da construção e manutenção da unidade. Eu quero agradecer o trabalho dos 120 colaboradores. O paciente depende de todos nós”, ressalta.

Também presente no evento, emocionado, o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho lembrou que a inauguração da UPA foi um dos seus últimos atos no governo. “Passa um filme na cabeça da gente. Então, a gente lembra da criação da primeira unidade, a Policlínica do Tomba, discutíamos muito se esse projeto poderia dar certo. E foi uma das coisas inovadoras”, relata.

O diretor da InSaúde, administradora da UPA, Enylo Farias ressaltou os esforços e compromisso para manutenção e prestação de um bom serviço na unidade, os resultados para ele fazem parte do empenho de toda a equipe.

Auditório homenageia secretária de Saúde

A secretária de Saúde, Denise Lima Mascarenhas, foi homenageada com a inauguração de um novo espaço na UPA Queimadinha. O auditório construído na unidade leva o seu nome. O local servirá para treinamentos e capacitações com os funcionários.

“Com muita alegria a gente comemora um ano, eu acredito que nosso objetivo aqui não só são números, mas a vida. E comemoramos por estarmos conseguindo assistir à população”, afirma.

O evento também contou com a presença do presidente da Câmara, José Carneiro, acompanhado de vereadores.

  •  

Prefeitura leva Ação Global para o distrito de Jaíba, neste sábado

5/4/2019, 11:14h

A Prefeitura de Feira de Santana leva neste sábado, 6, a Ação Global, Saúde e Comunidade para o Distrito de Jaíba. A partir das 8h, serviços de saúde, esporte e cidadania estarão sendo disponibilizados na praça da localidade.

Entre os serviços ofertados gratuitamente à população, estão: atendimento psicológico, orientação odontológica e nutricional, aferição de pressão arterial, testes rápidos, solicitação do cartão SUS, vacinação de cães e gatos, orientação sobre o Bolsa Família e atividades esportivas. Além disso, momento de beleza, com corte de cabelo e atendimento de manicure, também será realizado.

O projeto firmado pelo Prefeito Colbert Martins Filho tem percorrido todos os distritos da cidade, a fim de facilitar o acesso da população a serviços disponibilizados pelo município e promovendo o fortalecimento do vínculo da Unidade de Saúde e comunidade.

Confira abaixo datas e locais:

Distrito de Jaíba 06/04
Distrito de Humildes 13/04
Distrito de Maria Quitéria 04/05
Distrito de Bonfim de Feira 11/05
Distrito de Tiquaruçu 18/05

  •  

Prefeitura celebra dez anos de implantação do NASF

3/4/2019, 9:36h

A Secretaria de Saúde, através da Atenção Básica, comemorou, na segunda-feira, 1º de abril, os 10 anos de implantação do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família). No auditório Dr. João Batista Cerqueira, profissionais relembraram a evolução do trabalho e a promoção na qualidade de vida dos usuários do serviço.

Só em 2018, as 21 equipes dos NASF realizaram 35.125 atendimentos individuais, 8.674 coletivos e 2.352 domiciliares. Cada grupo tem em sua composição nutricionista, psicólogo, educador físico, assistente social, fisioterapeuta e farmacêutico.

Para a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, o serviço tem cumprido o seu papel e a gestão busca disponibilizar o melhor para a efetivação das ações desenvolvidas pelo grupo. “Que possam vir mais e mais 10 anos, com ofertas e ações brilhantes para a comunidade”, ressalta.

Entre as atividades promovidas pelo NASF, estão grupos de práticas corporais e terapêuticos, promoção no cuidado integral e reabilitação da saúde dos usuários. Mais atividades lúdicas, viagens e passeios com a criação de um vínculo forte entre profissionais e comunidade são promovidos pelo serviço.

A população segue acompanhada pelas equipes nas Unidades de Saúde da Família e também na Academia da Saúde, no Parque Erivaldo Cerqueira, nas Baraúnas.

De acordo com a enfermeira referência, Jamiley Dias, a Atenção Básica consolidou o serviço em muitas localidades, modificando a realidade de saúde dos usuários. “Dados de morbidade melhoraram, a condição de saúde e a qualidade de vida passaram por intervenção direta do trabalho desenvolvido pelo NASF. Acredito que estamos trilhando o caminho certo, com profissionalismo e discernimento”.

  •