SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Profissionais de saúde encerram curso para implementação da linha de cuidados a saúde da pessoa idosa

8/8/2019, 15:11h

Um total de 120 profissionais de saúde da Prefeitura, que atuam na Atenção Básica de Feira de Santana, encerraram o curso de implementação da linha de cuidados a saúde da pessoa idosa nesta quarta-feira, 07.

O curso de aprimoramento faz parte do projeto promovido pelo Hospital Albert Einstein, através do Ministério da Saúde, que visa implementar atenção integral a saúde do idoso. A iniciativa é considerada positiva pelo prefeito Colbert Martins Filho.

Enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, educadores físicos e nutricionistas tornaram-se responsáveis por multiplicar os ensinamentos aprendidos durante o curso para a sua equipe.

“A partir de agora os idosos do município passam a contar com uma avaliação multidimensional”, afirma a referência técnica em saúde da pessoa idosa, Isabela Machado.

A caderneta da pessoa idosa é um dos instrumentos de avaliação multidimensional e qualificação da assistência, onde são observadas as complicações de saúde, histórico de queda, polifarmácia (pessoas que utilizam quatro ou mais medicamentos ao mesmo tempo), e entre outros.

Até fevereiro de 2020 os profissionais estarão recebendo consultoria a distância da equipe do Hospital Albert Einstein, apoiando todo o processo de implementação.

  •  

Prefeitura promove dia de intensificação da vacinação contra sarampo no próximo sábado

5/8/2019, 19:13h

A Prefeitura de Feira de Santana promove o dia de intensificação da vacinação contra o sarampo no próximo sábado, 10, em todas as unidades de saúde e na Secretaria de Saúde, das 8h às 17h.

As unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família estarão abertas ininterruptamente aplicando doses da vacina contra o sarampo (tríplice viral) e realizando também a atualização da caderneta de vacinação. Já a Secretaria de Saúde estará ofertando doses da tríplice viral e da vacina contra influenza.

Nesta mobilização podem comparecer crianças a partir dos 12 meses a adultos de até 49 anos, que nunca foram vacinados ou necessitam receber reforço da vacina.

Gestantes, crianças menores de seis meses e pessoas com sintomas de sarampo não podem ser vacinados. “É contraindicado para esses grupos”, enfatizou coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Francisca Oliveira.

Ainda de acordo com ela, as pessoas que irão viajar para as áreas com surto de sarampo devem comparecer aos locais de vacinação para ser imunizado. “Nessa ocasião, crianças a partir dos seis meses deverão receber a dose da vacina”, explica.

A iniciativa do Governo do prefeito Colbert Filho visa evitar que o sarampo seja reintroduzido no município. Não há registro de casos confirmados de sarampo há 21 anos em Feira de Santana.

Confira abaixo o público apto a receber a dose da vacina:

12 meses a 4 anos – uma dose da tríplice viral e uma da tetra viral;

5 a 29 anos – duas doses da tríplice viral;

30 a 49 anos – uma dose da tríplice viral.

  •  

Centenas de pessoas participam de ação de saúde no Alto do Papagaio

3/8/2019, 23:49h

Centenas de adultos e crianças foram atendidos na Ação de Saúde Global realizada no Residencial Alto do Papagaio, no bairro de mesmo nome, na manhã deste sábado, 3. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e parceiros.

Foram oferecidos vários serviços, como verificação da pressão arterial, índice glicêmico, corte de cabelo, avaliação odontológica, massagens, orientação nutricional e informações sobre alimentação saudável.

A aposentada Maria do Carmo Santos, mesmo periodicamente realizando exames, não sabia que a sua glicemia, verificada em 365, estava descontrolada. “Nem sempre tomo remédio corretamente”, admitiu.

Numa conversa com nutricionistas, foi informada sobre o que e quando comer para manter a glicemia sob controle e as consequências à saúde se o problema persistir. “Vou seguir direitinho”.

A dona de casa Valdelice Garcia disse que respirou aliviada ao vir que a sua glicemia, com menos de cem no visor do aparelho, esta dentro do nível considerado normal. “Estou me cuidando para não desenvolver diabetes”.

Várias crianças foram orientadas como escovar seus dentes corretamente. Ganharam um kit com escova e creme dental. 

  •  

Programa Antirrábica atendeu quase 170 pessoas em junho

1/8/2019, 17:6h

Quase 170 pessoas foram atendidas em junho no Programa Antirrábica, oferecido pela Prefeitura de Feira de Santana, no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Leda, no centro.

Foram 108 ataques de cães e outros 48 de gatos. Todos os mamíferos, exceto o rato, que transmite a leptospirose, são potenciais transmissores do vírus da raiva.

Quem for atacado por um cão ou gato – animais presentes nas residências, deve procurar atendimento médico, orienta a enfermeira Lindinaura Bastos Almeida Santos.

A avaliação médica vai definir o tratamento, levando em conta informações sobre a procedência do animal – se mora na casa da pessoa, se ela o conhece ou se é um animal desconhecido.

Ela disse que as áreas de risco, como rosto, mucosas, polpas das digitais – pés e mãos - demandam maiores cuidados e atendimento imediato.

O vírus é transmitido por lambidas, arranhaduras e mordidas. Depois do ataque, o comportamento do animal deve ser observado durante dez dias – em geral neste período o animal contaminado vai a óbito.

Se ele morrer – ou for desconhecido, a pessoa deve tomar a vacina indicada, que prevenirá de desenvolver a doença, que é letal.

O esquema de vacinação, segundo o protocolo, é de quatro doses: a segunda três dias depois da primeira, a terceira 14 dias depois e a última, 28 dias depois da terceira.

O atendimento na unidade é prestado todos os dias – inclusive sábados, domingos e feriados – nestes três dias, o expediente acontece apenas pela manhã.

  •  

Check-up na Estrada oferece atendimentos de saúde gratuitos a motoristas

1/8/2019, 9:41h

Promovendo atendimentos de saúde gratuitos a motoristas que transitavam na BR 116 Sul, a Prefeitura de Feira de Santana realizou mais uma edição do projeto “Check-up na Estrada” na terça-feira, 30.

Atendimentos médicos, vacinação, testes rápidos para sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e orientações sobre substâncias psicoativas foram oferecidos.

Edson Rodrigues, ajudante de produção de uma empresa de cerveja, foi um dos beneficiados com a ação. Ele relata que muitas vezes os motoristas deixam de cuidar da saúde e a ação é uma oportunidade.

“A inciativa foi excelente. Geralmente com a correria do dia a dia acabamos deixando de lado os cuidados”, afirma.

O projeto realizado pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Referência a Saúde do Trabalhador (Cerest), faz alusão ao dia do motorista, comemorado no último dia 25 de julho. A iniciativa conta com a parceria da Polícia Rodoviária Federal.

  •  

Secretária inicia visitas técnicas a unidades de saúde para avaliar estrutura e qualidade do serviço

31/7/2019, 9:38h

A secretária de saúde, Denise Mascarenhas, deu início a programação de visitas técnicas nas unidades de saúde nesta terça-feira, 30. O objetivo da iniciativa é aprimorar a qualidade do serviço público de saúde.  

Em apenas uma manhã quatro Unidades de Saúde da Família do George Américo e Campo Limpo foram visitadas e avaliadas as condições estruturais para, caso necessário, providenciar o ajuste.

Foram verificados também se as equipes atendem as necessidades dos pacientes e se a unidade está recebendo a manutenção de higiene necessária.

Na oportunidade a secretária dialogou com a população e profissionais de saúde afim de ouvir sugestões de melhorias quanto ao serviço e funcionamento. A atividade contou com o apoio da chefe da Atenção Básica, Valdenice Queiroz.

Em breve as demais unidades receberão a visita da secretária e a escolha será aleatória. “Estamos buscando aprimorar cada dia mais a saúde pública dentro de nossas condições”, enfatizou Denise Mascarenhas. 

  •  

Dia D do Julho Amarelo resultou em 700 testes rápidos para hepatite B e C

29/7/2019, 12:9h

O dia mundial de luta contra hepatites virais – comemorado neste domingo, 28 – foi marcado por ações de prevenção e diagnóstico. A ação realizada no estacionamento da Prefeitura mobilizou centenas de pessoas.

700 testes rápidos para hepatite B e C foram realizados e 300 doses da vacina para hepatite B foram aplicadas. Houve apenas um caso diagnosticado para hepatite C e encaminhado para tratamento no Programa Municipal de Hepatites Virais.

“Em todas as unidades de saúde durante todo o ano são realizados de forma gratuita testes rápidos para hepatites B e C e a vacinação para hepatite B. É importante que a população busque a prevenção e realize o teste”, ressalta a secretária de saúde, Denise Lima Mascarenhas.

A ação contou com a presença do prefeito Colbert Martins Filho que explanou sobre a hepatites virais. “Muitas pessoas possuem hepatite e não sabe, o diagnóstico quebra a cadeia de transmissão, já que o paciente passa a tomar mais cuidado com as medidas preventivas e dá início ao tratamento”, enfatizou o prefeito.

Uma das pessoas atendidas durante a ação, Izanete Carvalho, aposentada, afirma que chegou cedo ao local para ser uma das primeiras atendidas. Ela relata que nunca foi vacinada contra a hepatite B e a ação foi uma grande oportunidade. “Muito organizada, fiquei sabendo através da TV e me planejei para estar aqui”, findou. 

O evento contou com o apoio do Rotary Clube, Exército, Polícia  Militar e da Universidade Estadual de Feira de Santana.

  •  

Pacientes participam da Campanha Julho Verde e são encaminhados para exame

27/7/2019, 22:41h

José Carlos Jesus Santos foi um dos pacientes encaminhados às unidades que atendem pelo SUS pelos médicos que participaram dos atendimentos relacionados ao Dia Internacional de Prevenção e Conscientização do Câncer da Cabeça e Pescoço, neste sábado, 27.

Os atendimentos, gratuitos, foram prestados no estacionamento da Prefeitura, pela manhã e fazem parte do “Julho Verde”, campanha nacional de prevenção. Os exames, gratuitos, vão confirmar ou descartar a presença da doença.

“Há uns oito meses comecei a sentir dificuldade para engolir. Vim aqui para tirar as dúvidas e fui encaminhado para fazer estes exames”, disse, mostrando a solicitação assinada pelo médico Leonardo Rios.

Esta doença caracteriza-se pelo aparecimento de tumores na região das vias aéreo-digestivas, como amigdalas, boca, bochechas, faringe, gengivas, laringe, língua e seios paranasais.

Cirurgião de cabeça e pescoço, Tércio Guimarães disse que a campanha teve como objetivo o diagnóstico precoce da doença, um dos cinco cânceres mais frequentes entre os homens – embora não seja frequente, e reverter os problemas provocados pela demora em descobrir o câncer.

“O diagnóstico e o tratamento significam para estas pessoas melhora na qualidade de vida porque os tumores dificultam o mastigar, engolir, falar, gerando impacto negativo”. Após passar por vários médicos, às vezes Até chegar ao especialista, diz, o câncer já está em estado avançado.

O Nucao (Núcleo de Câncer Oral), da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) também participou dos atendimentos, fazendo avaliação das bocas dos pacientes. “O diagnóstico mais cedo torna o tratamento com maior chance de sucesso”, disse a odontologista Marla Smille.

Também participou dos atendimentos o cirurgião de cabeça e pescoço, Bruno Ribeiro.

  •  

Profissionais de saúde e estudantes recebem orientações sobre emergências psiquiátricas

25/7/2019, 16:37h

Desde a abordagem do paciente, até o tratamento recebido pela equipe de emergência, profissionais de saúde do SAMU receberam as orientações devidas para o atendimento qualificado a ocorrências por emergências psiquiátricas na noite desta quarta-feira, 24.

A capacitação ministrada no auditório da Secretaria de Saúde pelo médico Raphael Santos, abordou diversos protocolos que devem ser seguidos em situações de emergência psiquiátrica.

Retirar objetos cortantes, cordas e outros materiais que podem facilitar o paciente na tentativa de suicídio é fundamental.

“É necessário que a equipe, ao atender uma pessoa que realizou uma tentativa de suicídio, avalie o ambiente em que o paciente vive para evitar que em uma próxima tentativa ele obtenha sucesso”, orienta Raphael Santos.

Ainda de acordo com o médico, pacientes que possuem dificuldades em resolver os problemas são mais vulneráveis a cometer suicídio ao enfrentar situações ou momentos difíceis.

O evento contou com a presença da coordenadora da rede de saúde mental municipal, Robervânia Cunha, que abordou sobre o serviço e acompanhamento ofertado pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho a esses pacientes.

“É muito importante que o paciente realize o acompanhamento adequado para evitar situações de surto. O apoio da família é fundamental para que esse paciente receba o tratamento devido”, explica Robervânia Cunha.

  •  

Atendimentos médicos em alusão ao câncer de cabeça e pescoço neste sábado, no estacionamento da Prefeitura

25/7/2019, 15:24h

Em referência ao dia mundial de conscientização e enfrentamento ao câncer de cabeça e pescoço, comemorado neste sábado (27), a Secretaria Municipal de Saúde promove atendimento com médico especialista no estacionamento da Prefeitura.

A ação acontece neste sábado, das 8h às 13h. Para ser atendido é necessário ter em mãos carteira de identidade oficial com foto e cartão do SUS. Serão oferecidos também serviços de aferição de pressão arterial e glicemia.

O tabagismo é um fator de risco significativo para o câncer de cabeça e pescoço. Esse tipo de câncer engloba tumores que podem aparecer na boca, nos seios paranasais, no nariz ou na garganta e incluem ferida ou nódulo que não cicatriza, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e mudanças na voz.

Esse tipo de câncer requer um diagnóstico médico e os tratamentos incluem a cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

  •