SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Vacinação antirrábica será levada, neste sábado, a mais seis bairros

9/9/2020, 15:54h

Neste sábado, 12, a vacinação antirrábica estará concentrada nos bairros Parque Ipê, Campo Limpo, Conceição I, Queimadinha, Cidade Nova e no conjunto Centenário. A expectativa do Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ) é imunizar 80 mil animais, no município. 

A equipe do CCZ estará realizando a vacinação das 8h às 13h, em praças e postos de saúde, conforme relação abaixo. A programação, que é de rotina, segue até setembro.  

Vale destacar que algumas orientações já estão sendo passadas aos donos de cães e gatos. Serão imunizados os animais a partir dos três meses; é importante levar o cartão de vacinação; os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas enquanto os cães em coleiras ou correntes.
O CCZ informa ainda que os animais doentes ou debilitados, que tomam corticoide ou antibiótico, não poderão tomar a vacina. Os responsáveis devem manter o distanciamento social, usar máscaras e evitar levar crianças.

Locais de vacinação:
PARQUE IPÊ — POSTO DE SAÚDE I, II, III, IV, V (PRAÇA DO POVO), POSTO NO BAR ENCONTRO (PRAÇA SÁBIA) E POSTO BAR DA BAIXADA (PRAÇA RENASCER)
CAMPO LIMPO — POSTO DE SAÚDE CAMPO LIMPO I, II, III, IV, V E VI
CONCEIÇÃO I — POSTO DE SAÚDE I, II, III E IV
QUEIMADINHA — POSTO DE SAÚDE I, II, III, PRAÇA DO CRUZEIRINHO E FONTE DE LILI
CIDADE NOVA — UBS CSU, POSTO DA PRAÇA DO CEU E POSTO PRÓXIMO AO CONVENTO DAS FREIRAS.
CONJUNTO CENTENÁRIO — POSTO DA PRAÇA DA ASSOCIAÇÃO E POSTO NA PRAÇA PRINCIPAL (BARZINHOS)
CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES — ATENDIMENTO DRIVE-THRU

  •  

Confira os números do boletim epidemiológico da Covid-19 nesta terça

8/9/2020, 18:40h
PREFEITURA DE FEIRA DE SANTANA

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

 

Desde o início da pandemia até hoje, dos 33.959 testes da Covid-19 realizados em Feira de Santana, 21.922 foram negativos. Nas últimas 24h, o município registrou 29 pacientes recuperados e atingiu a marca de 8.279 curados da doença, o índice representa 88% dos casos confirmados. 89 pessoas testaram negativo para o vírus, enquanto 48 casos foram positivos.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 33 pacientes internados no município e 903 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. Quatro óbitos foram registrados hoje (os óbitos mencionados não são referentes a data de hoje e sim de dias anteriores). A informação é da Vigilância Epidemiológica através da Secretaria de Saúde nesta terça-feira (08).

 

Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana 

NÚMEROS DESTA TERÇA-FEIRA
08 de setembro de 2020

 

Casos confirmados no dia: 48

Pacientes recuperados no dia: 29

Resultados negativos no dia: 89

Alta hospitalar no dia: 01

Óbitos comunicados no dia: 4

Datas dos óbitos divulgados: 06/09, 07/09, 07/09 e 07/09

 

 

A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.

 

NÚMEROS TOTAIS

 

Total de pacientes ativos: 903

Total de casos confirmados no município: 9.378 (Período de 06 de março a 08 de setembro de 2020)

Total de pacientes em isolamento domiciliar: 870

Total de pacientes hospitalizados no município: 33

Total de recuperados no município: 8.279

Total de exames negativos: 10.307 (Período de 06 de março a 08 de setembro de 2020)

Aguardando resultado do exame: 151

Total de óbitos: 196

 

INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS

 

Total de testes rápidos realizados: 14.123 (Período de 06 de março a 08 de setembro de 2020)

Resultado positivo: 2.508 (Período de 06 de março a 08 de setembro de 2020)

Em isolamento domiciliar: 8

Resultado negativo: 11.615 (Período de 06 de março a 08 de setembro de 2020)

 

O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020 (atualizada em 04/06/20).

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana

  •  

Prefeitura amplia acesso ao exame PCR nos distritos

8/9/2020, 16:32h

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou exames RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 também na zona rural. Até o momento, 137 destes exames já foram realizados nos distritos.

A técnica de enfermagem, Merilane dos Santos, é moradora de Bonfim de Feira. Ela foi examinada após sentir os sintomas inicias do coronavírus e parabenizou a iniciativa da administração municipal em ampliar o acesso ao exame. “Agora, a população tem acesso ao teste com mais facilidade”.

A coleta das amostras é feita por meio de agendamento nas unidades de saúde. Além de Bonfim de Feira, os distritos de Jaíba, Ipuaçu, Jaguara, Matinha, Maria Quitéria, Tiquaruçu e Humildes também estão sendo contemplados pela SMS. 

A enfermeira Camila Mota afirma que as pessoas com sintomas gripais ou da Covid-19 devem procurar o serviço de saúde para realizar o exame. “O período de sintomas determina se será feito o teste PCR. Todas as orientações para isolamento domiciliar, cuidados respiratórios e entre outros serão prestados na própria unidade”.

O PCR é considerado ultrassensível. É feito com amostras de secreções respiratórias retiradas do nariz e da garganta por swab - espécie de bastonete gigante, é o exame, não invasivo, que comprova a infecção nos dias iniciais.

  •  

Vacinação contra o sarampo foi prorrogada até 31 de outubro

4/9/2020, 17:46h

A campanha contra o sarampo foi prorrogada até o dia 31 de outubro em todo o país. Nesta etapa, o objetivo é imunizar pessoas entre 20 e 49 anos. Os adultos que tenham o esquema vacinal completo contra a doença, comprovado no cartão de vacinação, também deverão receber outra dose da vacina tríplice viral.

Para ser imunizado é necessário se dirigir a uma unidade de saúde portando documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação. "A ausência desses documentos não impede a vacinação", ressalta a enfermeira coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Simone Neves.

De acordo com a coordenadora, para controlar a doença por meio da imunidade coletiva, estima-se que 95% da população deve estar imunizada, já que o sarampo está entre as infecções com maior capacidade de transmissão. Mais de 45 mil doses já foram distribuídas nas unidades de saúde para uso exclusivo da campanha.

A campanha de vacinação tem o objetivo de interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo, sendo também um passo fundamental para eliminação do vírus do no Brasil.

  •  

Cópias de laudos de exames devem ser fornecidas a pacientes

3/9/2020, 9:58h

Agora é obrigatório. As unidades de saúde públicas e privadas terão que fornecer cópias de laudos e exames complementares a pacientes, uma vez comprovada a necessidade. A lei nº 353/2020 foi divulgada no Diário Oficial Eletrônico, nesta terça-feira, 02.

A cópia pode ser solicitada pelo paciente, familiar, responsável ou interessado. Fica expressamente proibida qualquer tipo de cobrança aos pacientes para emissão de cópias dos exames complementares e laudos, durante o internamento e após alta do paciente no Sistema Único de Saúde – SUS e privado.

  •  

Autistas passam a ter prioridade na marcação de consultas e exames

3/9/2020, 9:55h

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista terão prioridade na marcação de consultas e exames neurológicos, fonoaudiólogos, terapêuticos e nutricional, nas unidades públicas e conveniadas em Feira de Santana. É o que consta na Lei nº 352/2020, divulgada no Diário Oficial Eletrônico, nesta quarta-feira, 02. 

O objetivo é garantir o desenvolvimento e a evolução no tratamento, reduzindo os atrasos gerados pelo transtorno, dando possibilidade de uma vida mais digna e saudável aos pacientes.  

Para que o autista tenha direito a prioridade é necessário a comprovação com relatório médico, no caso de quem já possui diagnóstico. E encaminhamento ao pediatra com possível suspeita para quem está em busca do diagnóstico. A prioridade deve valer também para consultas com neurologista ou psiquiatra nos casos de suspeita.

A Secretaria Municipal de Saúde deverá informar os locais de consulta e exames em que os pacientes, dentro do espectro autista, terão prioridade.

  •  

Setembro Amarelo: Rede de Saúde Mental alerta para os sinais e o acompanhamento psicológico

3/9/2020, 9:50h

Em Feira de Santana, cerca de 37 mil pessoas recebem atendimento psicológico nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Apresentam diferentes transtornos mentais, como ansiedade, depressão e de comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas). No mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, a Rede de Saúde Mental chama a atenção para o problema.

Durante a campanha do Setembro Amarelo, as ações estarão concentradas em sensibilizar as pessoas e os profissionais de saúde em reconhecer os sinais de alerta. O suicídio pode ser cometido por qualquer indivíduo, independentemente da idade. E a sua melhor forma é através do diálogo, do acompanhamento e discussões sobre o tema. 

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção à Saúde Mental, Robervania Cunha, as pessoas sob risco de suicídio podem apresentar sentimentos de solidão e ansiedade, além de dificuldades para se relacionar. Também transtornos mentais, de humor (depressão, bipolaridade), e comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas).
 
Recomenda que familiares e amigos fiquem atentos para identificar possíveis sinais e comecem imediatamente o acompanhamento da vítima em situação de risco. “Estar presente, demonstrar interesse e carinho são maneiras de identificar e prevenir problemas de depressão, além é claro de contar com a ajuda de especialistas da área da saúde mental”, diz. 

Robervânia Cunha ressalta a importância da solidariedade com o próximo, sobretudo no atual momento de enfrentamento à pandemia da Covid-19. “Estamos vivendo um momento delicado e os números de suicídio aumentaram”, observa. 

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Feira de Santana disponibiliza atendimento gratuito para as pessoas que se encontram nessa condição, através dos Centros de Atenção Psicossocial. O serviço especializado é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogo e psiquiatras. Além destes equipamentos, as pessoas podem procurar ajuda nas Unidades Básicas de Saúde, Saúde da Família, UPA’s, SAMU 192 e hospitais. 

Onde estão localizados os Centros de Atenção Psicossocial: 
CAPS II Silvio Marques – Rua Alcântara nº 100, bairro Mangabeira, tel: 3626-1060
CAPS II Oscar Marques – Rua Comandante Almiro, nº 1170, bairro Serraria Brasil, tel: 3614-6595.
CAPS III João Carlos Lopes Cavalcante – Rua Francisco Martins da Silva, nº 239, bairro Ponto Central, tel: 3612-4555.
CAPS Osvaldo Brasileiro Franco (CAPS infantil) – Rua Alameda das Pedras S/N. Olhos D’agua (Próximo a Arena Salvador), tel: 3612-4556.
CAPS Dr. Gutemberg de Almeida (CAPS ad) – Rua Paris, nº 41, bairro Santa Mônica, tel: 3625-3378.

  •  

Resultado da seleção de agentes de endemias e comunitários de saúde tem dia 7 de outubro como data provável de divulgação

3/9/2020, 9:42h

O resultado final do Processo Seletivo Simplificado Emergencial, para a contratação temporária de 120 agentes comunitários de saúde e outros 90 agentes de combate às endemias, tem o dia 7 de outubro como data provável de divulgação, depois de homologado. 

As inscrições para o processo seletivo foram feitas exclusivamente pelo site oficial do município – www.feiradesantana.ba.gov.br e encerradas às 23h59 do dia 31 de agosto. Foram abertas dia 27. O prazo de validade do processo será de seis meses. 
 
O resultado provisório da análise dos títulos apresentados pelos candidatos – que foi iniciada no dia 1º e será encerrada dia 22, será divulgado no dia 25 deste mês. Entre os dias 26 e 30 poderão ser apresentadas interposição de recurso da publicação deste resultado.

A classificação assegura apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a sua concretização condicionada à observância das disposições legais da exclusiva necessidade, interesse e conveniência da administração, de acordo com a disponibilidade orçamentária e observado o número de vagas existentes ofertadas.

A função temporária será de seis meses, por meio de Reda. O vencimento será de R$ 1.400.

  •  

Balancete das receitas e despesas no combate à Covid 19

//, 10:5h

O mais recente balancete das receitas e despesas no combate à Covid 19 em Feira de Santana, fechado dia 29 de agosto, revela que já foram investidos quase R$ 26 milhões, enquanto a receita chega a R$ 45 milhões.

Confira os números na tabela abaixo e todos os detalhes no
http://www.transparencia.feiradesantana.ba.gov.br/index.php?view=iniciocovid
 



 

  •  

Confira os números do boletim epidemiológico da Covid-19 nesta segunda

31/8/2020, 18:28h
PREFEITURA DE FEIRA DE SANTANA

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

 

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

 

 

 

Desde o início da pandemia até hoje, dos 31.905 testes da Covid-19 realizados em Feira de Santana, 20.496 foram negativos. Nas últimas 24h, o município atingiu a marca de 7.666 curados da doença, o índice representa 85% dos casos confirmados. 180 pessoas testaram negativo para o vírus, enquanto 67 casos foram positivos.

 

O número de pacientes internados reduziu de 41 para 39, nas últimas 24h. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.146 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais três óbitos. A informação é da Vigilância Epidemiológica através da Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (31).

 

 

 

Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana 

 

NÚMEROS DESTA SEGUNDA-FEIRA
31 de agosto de 2020

 

 

 

Casos confirmados no dia: 67

 

Pacientes recuperados no dia: 75

 

Resultados negativos no dia: 180

 

Alta hospitalar no dia: 2

 

Óbitos comunicados no dia: 3

 

Data dos óbitos: 29/08, 31/08 e 31/08

 

 

 

A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.

 

 

 

NÚMEROS TOTAIS

 

 

 

Total de pacientes ativos: 1.146

 

Total de casos confirmados no município: 8.997 (Período de 06 de março a 31 de agosto de 2020)

 

Total de pacientes em isolamento domiciliar: 1.107

 

Total de pacientes hospitalizados no município: 39

 

Total de recuperados no município: 7.666

 

Total de exames negativos: 9.683 (Período de 06 de março a 31 de agosto de 2020)

 

Aguardando resultado do exame: 223

 

Total de óbitos: 185

 

 

 

INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS

 

 

 

Total de testes rápidos realizados: 13.002 (Período de 06 de março a 31 de agosto de 2020)

 

Resultado positivo: 2.189 (Período de 06 de março a 31 de agosto de 2020)

 

Em isolamento domiciliar: 12

 

Resultado negativo: 10.813 (Período de 06 de março a 31 de agosto de 2020)

 

 

 

O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020 (atualizada em 04/06/20).

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana

 

  •