Carne do Sol, um atrativo da gastronomia da Princesa do Sertão

23/6/2020, 7:23h | Fotos: ACM

Há quem prefira mais tostadinha, curada pela luz do sol. Com uma capinha de gordura, ela fica ainda mais suculenta. Uma farofinha de manteiga e um vinagrete sempre caem bem. A refeição fica ainda mais apetitosa quando ela vem acompanhada do pirão de leite, do aipim frito, da batata frita e o feijão fradinho. A manteiga de garrafa dá aquele toque especial à carne do sol.

Em Feira de Santana, do sotisficado restaurante ao barzinho, a carne do sol está sempre nos cardápios. E dá até nome a estabelecimento na cidade. Esse prato que conquista os mais apurados paladares, do adulto a criança, é fácil de ser encontrado na cidade. Cada local dá o seu toque diferenciado ao prato, seja nos acompanhamentos ou no preparo da própria carne.

E é isso que faz a carne do sol ser um dos pratos da rica culinária feirense e que é destaque na campanha "MEU DESTINO É O BRASIL", uma iniciativa idealizada pela BBC Brasil, que na Bahia é coordenada pela Secretaria de Turismo do Estado, cujo objetivo é fomentar, estimular e contribuir com a retomada do turismo pós-pandemia. Além de Feira, mais 12 municípios que compõem a Zona Turística da Bahia participam dessa iniciativa no estado.

A ação está sendo veiculada nas plataformas digitais e começou no domingo, 14. Os municípios envolvidos devem produzir peças criativas, com as máscaras da campanha, porém adaptadas com fotos dos seus atrativos turísticos. A cada semana um atrativo diferente.

Neste domingo, foi o turismo gastronômico. Enquanto que na semana passada, a ação foi voltada para os principais atrativos e equipamentos turísticos dos respectivos municípios.

"Essa campanha é uma maneira de mostrar que estaremos sempre de braços abertos para acolher o visitante e despertar no feirense as opções que ele pode explorador quando tudo isso passar", afirma a diretora de Turismo, Graça Cordeiro.

O material está sendo veiculado nas redes sociais da Prefeitura, tanto no Instagram quanto no Facebook.

Vale lembrar que o turismo gastronômico em Feira é um caldeirão de sabores. Além da carne do sol, fazem parte da diversidade de sabores a galinha caipira, maniçoba, mocofato, feijoada, mininico de carneiro, sarapatel, entre tantos outras delícias que têm o toque especial do feirense.