Prefeitura realizou 108 exames da Covid-19 para desafogar a demanda

18/6/2020, 7:25h | Fotos: Raylle Ketly

Estratégias para desafogar a demanda de realização dos exames para diagnóstico da Covid-19 em Feira de Santana estão sendo realizadas pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde. Nesta quarta-feira, 17, cerca de 108 testes rápidos foram realizados, agendados previamente pela Vigilância Epidemiológica.

A expectativa era realizar 200 exames, conforme agendamento, porém até o final do dia compareceram apenas 108 pessoas. Do total de exames realizados, 87 tiveram resultado negativo e 21 com resultado positivo.

A ação foi realizada no Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim e segue nesta quinta-feira, 18, exclusivo para pessoas previamente agendadas.

"Essas pessoas atendidas durante a ação são pendências da Vigilância Epidemiológica, devido o grande aumento na demanda, estamos traçando estratégias para proporcionar diagnósticos a essas pessoas", explica Neuza Santos, supervisora da Vigilância Epidemiológica.

Ainda segundo ela, essas pessoas selecionadas para realização do exame já ultrapassaram o período de sintomas indicado para coleta de amostra do exame RT-PCR, de análise laboratorial.

"É importante ressaltar que estamos atendendo apenas pessoas que foram agendadas pela Vigilância Epidemiológica, não será realizado o exame por demanda espontânea nesta quinta", enfatizou Neuza Santos.

Além desta ação, a Secretaria de Saúde tem realizado diariamente, desde o início do mês de abril, coleta de amostras e realização de testes rápidos por meio do serviço drive thru, também por meio de agendamento prévio. O expediente ocorre das 16h às 22h.