No Dia Mundial do Meio Ambiente, Semmam divulga diversas ações para preservação da fauna e da flora

5/6/2020, 17:44h |

Os estudos para implantação de uma unidade de conservação destinada a preservação da fauna e da flora foram uma das ações que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) anunciou nesta sexta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente. As informações foram divulgadas em entrevista coletiva on line, no Paço Municipal Maria Quitéria. Participaram o prefeito Colbert Filho, o titular da Semmam, Arcênio Oliveira, e o chefe de Educação Ambiental, João Dias.

A unidade de conservação deverá ocupar uma área de 125 hectares, podendo ser utilizada também para a soltura de aves silvestres, resultado de apreensões em estradas, semelhante ao que existe em Vitória da Conquista.

Durante a coletiva o prefeito Colbert Filho elencou as atividades realizadas pelo órgão municipal durante essa semana em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. Entre segunda-feira, 1, a quinta-feira, 4, as atividades da Semmam foram marcadas pelo plantio de árvores em bairros, que levam o nome de algumas espécies, como o Limoeiro e Jardim Acácia.

“Temos no município uma secretaria, totalmente pronta e estruturada, para dar garantias à proteção do meio ambiente em nossa cidade, como também implementar políticas educacionais e outras formas de ação de preservação e pesquisa em relação ao meio ambiente”, assegurou o chefe do Executivo Municipal.

As mudas de árvores que deram nome aos logradouros estão sendo plantadas nas escolas, como ressaltou Arcênio Oliveira, visando despertar o conhecimento dos alunos bem como estimular a preservação. O projeto, que é coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental da Semmam, também vai contemplar outras localidades, como os bairros Baraúnas, Mangabeira e Parque Ipê.

“Mesmo diante de um período difícil em virtude da pandemia do coronavírus, a Semmam não poderia deixar de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Realizamos essas ações com o mínimo de pessoas, mantendo os cuidados”, afirmou o secretário.

Além disso, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, foram coletadas amostras de água em algumas nascentes para serem submetidas à análise a fim de monitorar a sua qualidade. O material foi coletado nas nascentes Buraco da Gia, localizada à rua Ipanema, bairro Gabriela; do Pires, na avenida Ayrton Senna; e da Balança, localizada à rua Angra dos Reis, no bairro Parque Getúlio Vargas.

Preservação de nascentes

Arcênio Oliveira anunciou, ainda, que uma área com 18 lotes contígua ao Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, na avenida José Falcão da Silva, bairro Baraúna, onde existem três nascentes que alimentam o Lago do Geladinho, será desapropriada para integrar ao parque.

A Semmam também identificou, no bairro Gabriela, uma nascente em propriedade particular, cuja área de 550 metros quadrados também precisa deverá ser desapropriada. A medida, segundo o secretário municipal, é importante para manter viva essas nascentes.

Além disso, ele acrescentou que a Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento, vai elaborar um projeto para a Nascente Buraco da Gia, na Gabriela, visando a sua preservação e para tornar aquela área num espaço de lazer para a comunidade.

Arcênio pontuou que está sendo feito um levantamento para limpeza dos lagos do Parque Frei José Monteiro Sobrinho, no Feira VII, e do Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, para dar melhores condições para os peixes desenvolverem. A limpeza consistirá na retirada das baronesas e dos sedimentos que se acumulam no fundo do lago. A ideia é doar os peixes a instituições sem fins lucrativos.

UNAMACS com cursos on line

Na oportunidade, o titular da Semmam, anunciou que os cursos promovidos pela Unamacs (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável) passarão a ser à distância. A plataforma digital para desenvolver os cursos on line já está sendo desenvolvida. “Não será mais presencial, como estava sendo feito”, reiterou. A sede da Unamacs funcionava no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, no conjunto Feira VII.