FEIRA EM HISTÓRIA: Primeira semana de junho de 1964

1/6/2020, 9:22h |

O golpe militar que em março destituiu o presidente João Goulart e em maio afastou Francisco Pinto da Prefeitura continuava dominando o noticiário da cidade na primeira semana de junho de 1964. Vamos lembrar algumas notícias. (Adilson Simas)

Capitão Edmundo, famoso Capelão da Policia Militar proferiu palestra no templo da 1ª Igreja Batista (foto)historiando sua infância e adolescência na União Soviética, revelando para os presentes “a verdadeira face o regime vermelho”.

A palestra com o tema “Comunismo e Democracia” foi promovido pela Confraternização da Mocidade Evangélica de Feira de Santana na noite de sexta-feira, 5, contou com grande assistência na sua maioria jovens e estudantes.

Entre os convidados, o capitão João Melo, encarregado do transito; Nathan Medeiros, Delegado Regional e tenente Euclides Souza, representando o 1º BPM/FS. O evento foi encerrado com a Banda Musica do Batalhão executando o Hino Nacional Brasileiro.

No distrito de Humildes, José Ferreira Rocha, Agnelo Costa, Estevam José de Souza, Albino Brandão e outros promoveram festividades em regozijo pela vitória da revolução de março. Houve missa em ação de graças e tocata da Filarmônica 25 de Março.

Professor Joselito Falcão de Amorim, prefeito nomeado para substituir o prefeito eleito  Francisco Pinto, esteve em Salvador para acompanhar, segundo a imprensa, os inquéritos instaurados para apurar atos do seu antecessor.

Na capital, segundo  a imprensa, o prefeito nomeado visitou o general Manoel Mendes Pereira, comandante da VI Região Militar e o coronel Humberto Melo, chefe do Estado maior da Região, expondo fatos alusivos a administração anterior.

Secretário municipal de Educação e Cultura, o professor Almiro Vasconcelos assinou e publicou portaria fixando o período de 10 de junho a 10 de julho para as férias juninas nas escolas primárias de Feira de Santana.

Pedindo urgência na votação pra ter vigência ainda em junho, foi enviado a Câmara de Vereadores projeto de lei do poder executivo reajustando os vencimentos dos servidores públicos municipais dos dois poderes.

Assinado pelo prefeito Joselito Falcão de Amorim e devidamente publicado na imprensa local, o Decreto nº 1425, nomeando Albino Brandão de Souza, líder político udenista como administrador do distrito de Humildes.

O prefeito esteve na Capital visitando o Departamento Nacional de Obras e Saneamento. No escritório regional do órgão federal discutiu a possibilidade de um convênio visando a ampliação do serviço de água da cidade.

Atendendo pedido do prefeito a CEEB – Companhia de Energia Elétrica da Bahia iniciou projeto para a extensão da rede elétrica até a Travessa da Avenida Maria Quitéria, parte da Rua Voluntários da Pátria e Vila Gabriel.

A mestra Anna Maria de Oliveira, professor do Colégio Santanópolis, aviou pela imprensa a abertura das inscrições para o “Curso de Italiano na Secretaria do Seminário de Musica das 8 às 12 e das 14 às 17 horas”.

Instalada na cidade o Deposito de Cordas de Pedro Glicério, na Travessa Santana 19, “dispondo de todos os tipos para qualquer quantidade a preços convidativos” e que “tratar-se de cordas de primeira qualidade de sua fábrica em Pé de Serra de Riachão do Jacuípe”.

Membro do grupo conservador do PSD, o ex-vereador Servilho Carneiro recebeu de Eusébio Gomes, secretário particular da Presidência, telegrama agradecendo as felicitações por ocasião da investidura do Mal. Castelo Branco na presidência da República.

Os 15 anos de Hélvia Maria Guimarães Alencar foi o grande acontecimento social, sendo por isso, destaque na capa da “Folha do Norte” que circulou no sábado, 6.  Filha de Dr. Humberto Alencar e da professora Arminda Guimarães Alencar, a festa debutante levou à sua residência a alta sociedade feirense.

O jornal destaca os membros da sociedade presentes “à elegante reunião” e lembra que “a debutante dançou a sua primeira valsa com o seu irmão, o jornalista Helder Alencar, sob os aplausos de seus familiares e amigos ao som do conjunto ‘Irapurús’

E no mais, domingo, 7, no ginásio de esportes Péricles Valadares, do Feira Tênis Clube, foi escolhida a representante da beleza da mulher feirense – Miss Feira, para representar a cidade no Concurso Miss Bahia...