SESP remove plantas parasitas de árvores do estacionamento da Prefeitura

12/5/2020, 14:29h | Fotos: Jorge Magalhães

O Departamento de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) está realizando uma ação preventiva, removendo as plantas parasitas que infestaram as árvores do estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas. A iniciativa visa evitar acidentes, diante do risco iminente de bromélias e gravatás despencarem em cima de carros ou transeuntes.

O diretor do Departamento de Áreas Verdes, João Falcão, observa que durante o período chuvoso, os gravatás e bromélias acumulam água da chuva e, com isso, aumentam o peso, chegando a pesar entre 30 a 50kg. “As árvores, no momento que estão plantadas no meio urbano, devem ser adaptadas ao convívio harmonioso, para evitar acidentes. Por isso, periodicamente realizamos a limpeza, removendo parasitas, ou as podas, para evitar que galhos despenquem em vias públicas”, explica.

Para desenvolver a ação, a SESP está utilizando um caminhão para recolhimento das plantas parasitas, um caminhão concha de 18 metros de altura, moto-poda e equipamentos manuais, além do emprego de seis operários. “Esta é a segunda vez este ano que desenvolvemos a ação. Em fevereiro realizamos o mesmo serviço, só que em um patamar mais baixo das árvores porque a concha atingia somente alturas menores. Agora estamos fazendo um serviço completo, em todas as árvores do estacionamento”, informou.

No estacionamento da Prefeitura, utilizado exclusivamente por servidores públicos municipais, estão plantadas dez árvores da espécie oitis, com mais de 50 anos de existência. E as plantas parasitas, que vivem em simbiose, surgem em função de sementes das plantas depositadas nos troncos das árvores por passarinhos.