FEIRA EM HISTÓRIA: Maio de 1978

11/5/2020, 9:8h |

Vamos lembrar fatos ocorridos na cidade no começo de maio de 1978, tomando como fonte edições do jornal “Feira Hoje” que desde março de 1976 passou a circular diariamente (Adilson Simas).

Por iniciativa do comandante Cezar Augusto Guimarães, do 35BI, foi celebrado na Catedral de Santana oficio religioso em memória dos que morreram durante a II Guerra Mundial, em campos da Itália.

Já a câmara marcou para quinta-feira, 11, sessão especial para comemorar 33º aniversário da vitória dos aliados contra o poder nazista, na II Guerra Mundial. Como oradores, José Ferreira Pinto (Arena) Nilton Belas Vieira (MDB)

Mesmo aniversariando na segunda-feira, 8, já no domingo, 7, amigos do deputado João Durval mandaram celebrar missa às 19 horas na Catedral de Santana. A missa também foi dedicada a arquiteta Yeda Barradas Carneiro, cujo aniversário aconteceu em 26 de abril.

Aprovada na câmara moção, do vereador Roberto Pitombo, desejando votos de parabéns aos artistas André e Charles Albert “pelos dez anos de colaboração, com suas fantasias, para a micareta de Feira de Santana”.

Os coordenadores e alfabetizadores do Mobral/Feira se reuniram dia 8, na Biblioteca Arnold Silva, avaliando o trabalho do mês de abril. Também anunciaram o concurso “Mobral Transformação”, consistindo transformar objetos em desuso em peças de arte.

Mesmo faltando muito tempo, as eleições para a escolha do novo provedor da Santa Casa de Misericórdia, marcada para janeiro do ano seguinte, já era o assunto mais discutido entre os irmãos da secular instituição. E o nome de Osvaldo Torres foi o primeiro a ser lançado

O grupo pró Osvaldo divulgou nota mostrando sua eficiência quando esteve presidindo o Feira Tênis Clube, o Clube de Campo Cajueiro, a Liga Feirense de Desportos e o Lions Clube, quando construiu a Biblioteca Infantil na Praça da Matriz.

As colunas políticas e sociais destacaram a candidatura do jornalista, advogado e ex-vereador Hugo Silva a Assembléia Legislativa por Feira. Eleito, Hugo devolveu a Arena local a cadeira perdida com a morte de Áureo Filho no exercício do mandato parlamentar.

Vereador e presidente em exercício do diretório local do MDB, Gerson Gomes marcou para o dia 14 o reinicio das reuniões dos dirigentes do partido com os diretórios de bairros. Informou também que o Tanque do Urubu foi escolhido para primeiro encontro.

Ano eleitoral vale frisar que Gerson Gomes foi um dos candidatos do MDB à Assembléia Legislativa. Concluídas as eleições e com sua vitória nas urnas, Gerson passou a formar no grupo de vereadores que interromperam o mandato municipal para ser deputado estadual.

Foram abertas no Feira Palace Hotel as inscrições para a II Jornada Bahiana de Cancerologia marcada para 22, 23 e 24 de maio. Promoção da Liga Bahiana Contra o Câncer, contou com o apoio da Prefeitura, Governo do Estado e da regional da ABM.

Retornou a cidade o arquiteto Raimundo Torres, superintendente do Centro Industrial do Subaé. Estava na capital participando no Desenbanco do 2º Encontro sobre Participação em Feiras e Exposições no Exterior, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores.

Dentro do trabalho de prevenção da febre aftosa no rebanho bovino baiano, a Gerfab anunciou uma campanha de desinfetação dos caminhões que fazem o transporte de gado, a partir do posto da BR 116. A informação foi do chefe da área dez, Joel Andrade Mota.

E no mais, homens de negócios da cidade, preocupados com o incremento comercial de Camaçari em função do Pólo Petroquímico pediram uma reunião à Associação comercial para uma ampla discussão sobre a vida comercial de Feira de Santana. (Adilson Simas)