Coronavírus: Prefeitura orienta catadores de materiais recicláveis e recomenda que EPIs sejam descartados corretamente

29/4/2020, 9:15h | Foto: COOBAFS

Diante do atual cenário de enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) intensificou o trabalho de orientação com os catadores de materiais recicláveis para preveni-los de possíveis contaminações. De imediato foram distribuídas máscaras em tecido para cada uma das 50 pessoas cadastradas nas duas associações. É o que informa o titular da pasta, secretário Justiniano França. 

Somando a isso, o órgão municipal também está desenvolvendo um trabalho individual com aqueles que ainda não teve acesso a um dos benefícios emergenciais disponibilizados pelo Governo Federal. 

“O serviço social da Sesp realizou o cadastro de todos os cooperados para que pudéssemos ter o conhecimento da realidade de cada um deles nesse período de pandemia. E de imediato fizemos a distribuição de máscaras para cada um deles para que tenham uma maior segurança ao sair para os locais onde realizam a coleta”, afirma Justiniano. 

Ele destaca que o Governo do prefeito Colbert Martins Filho também está coletando informações daqueles que não dispõem de conta bancária no sentido de ajuda-los a receber os benefícios emergenciais. Esse é um trabalho em parceria com a Defensoria Pública. 

Justiniano França ressalta ainda o esforço da administração do governo do prefeito Colbert Filho para contemplar os catadores de materiais recicláveis com a doação de cestas básicas, que deverá ser feita pela empresa de limpeza pública da cidade. 

“Reforçamos a importância em alertar a população que junto aos materiais recicláveis não sejam colocados nenhum tipo de material orgânico e nem tampouco agora. Acreditamos na consciência de cada um”, pontua o secretário de Serviços Público acrescentando que ao fazer uso de máscaras, luvas, entre outros equipamentos de proteção individual, as pessoas descartem em sacos plásticos para evitar possíveis contaminações pelo coronavírus.