Alunos da Escola Maria Andiara vão permanecer na localidade da Barra, decide secretário Marcelo Neves

12/2/2020, 14:58h |

As crianças matriculadas na Escola Municipal Maria Andiara da Silva Santos, que fica na localidade de Barra, no distrito de Jaguara, vão permanecer no mesmo prédio. A decisão foi tomada pelo secretário de Educação, Marcelo Neves, durante reunião com as mães dos alunos, na tarde desta terça-feira, 11, naquele povoado. A escola passará por reparos e a Seduc está buscando um terreno para construção de uma nova sede.

As aulas, que não foram iniciadas até o momento por conta do impasse em relação à possível transferência dos alunos para outra escola, serão repostas ao longo do ano letivo. A escola funcionará nos dois turnos.

Inicialmente, as crianças haviam sido matriculadas na Escola Municipal Elias Santos Oliveira, que fica em Sete Portas, outro povoado de Jaguara, por que o prédio da Maria Indiara entraria imediatamente em reforma. Como as mães se manifestaram contra a transferência dos alunos, a Seduc resolveu realizar reparos gerais no prédio e viabilizar o quanto antes o projeto para construção de uma nova sede. A decisão atende ao apelo da comunidade.

Cabe ressaltar que a transferência dos alunos para Sete Portas, antes programada, foi tomada em conjunto, no último mês de dezembro, também em reunião entre integrantes da Secretaria de Educação, mães e pais de alunos. Entretanto, a comunidade voltou atrás em sua decisão e um novo acordo foi feito, desta vez com a presença do secretário Marcelo Neves.

Uma equipe técnica do Departamento de Manutenção da Secretaria de Educação visitará a unidade de ensino ainda esta semana para analisar com precisão a situação da escola e assim viabilizar os reparos o quanto antes.

O secretário Marcelo Neves pontuou que a Prefeitura está à disposição da comunidade. "Eu vim aqui pessoalmente, a pedido do prefeito Colbert Martins, para ouvir de vocês qual a melhor solução a ser tomada. A decisão mais apropriada é a que atende aos anseios da comunidade. Estamos aqui para ouvir e decidir pelo que for melhor para todos, priorizando a educação das crianças”, orientou o secretário.

Tânia Souza, mãe de uma das alunas matriculadas na escola Maria Andiara, destacou que a principal demanda das famílias é que as crianças continuem estudando no povoado da Barra. "São 14 KM de distância. Por isso, preferimos que nossas crianças estudem aqui”, observou.

Por conta da burocracia em torno da aquisição de um terreno para construir uma nova escola, a Associação Comunitária da Barra, formada em sua maioria por mães que estavam presentes na reunião, também se ofereceu para conseguir um terreno e cedê-lo à administração pública municipal. Em contrapartida, a Prefeitura deverá ceder o espaço que hoje abriga a Escola Maria Andiara para que a associação construa sua própria sede. O secretário Marcelo Neves informou ainda que já irá solicitar o projeto para a construção da nova sede da escola.

Além do secretário de Educação, estiveram presentes na reunião a diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento Educacional da Seduc, Nívia Oliveira; o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França; o vereador Marcos Lima; a presidente da Associação Comunitária da Barra, Maria de Fátima Andrade; e membros da associação.