FEIRA EM HISTÓRIA: Primeira quinzena de fevereiro de 1998

10/2/2020, 15:23h |

Mesmo nem tão distante, certamente muitos não mais recordam o que andou acontecendo em Feira vinte e dois anos atrás. Assim, vamos lembrar algumas notícias da cidade durante a 1ª quinzena de fevereiro de 1998, todas encontradas nas edições do jornal “Feira Hoje”. (Adilson Simas)

No domingo, 1º, no plenário da câmara municipal a deputada Eliana Boaventura foi eleita presidente do diretório do PSDB de Feira. Osvaldo Ventura (vice), Moacir Cerqueira (secretário), Delorme Lacerda (tesoureiro), mais Ademir Esperidião e José Carlos como vogais completaram o comando tucano local.

O PSDB teve seu evento prestigiado pelo pré candidato a governador Beto Lélis, os deputados tucanos Nestor Duarte, Arnando Lessa e Maria Del Carmem, o vereador comunista Messias Gonzaga e os secretários municipais Roberto Tourinho, Edson Cedraz, Evangivaldo Figueiredo e Humberto Cedraz.

Na segunda-feira, 2, em concorrida solenidade, Adauto Lacerda, superintendente da Receita Federal para Bahia e Sergipe, empossou Adilson Galvão de Carvalho, no cargo de Delegado da Receita Federal para a região de Feira de Santana.

O novo titular do órgão assumiu substituindo o servidor federal Obede Rocha. Já na quinta-feira, 5, por convite do prefeito Clailton Mascarenhas, o mesmo Obede Rocha assumiu a Secretária da Fazenda  substituiu  Carlos Alberto Brito, que estava no cargo desde o tempo de falecido prefeito José Falcão.

Pelo Decreto 6.059, com validade de um ano, na terça-feira, 3, o prefeito Clailton Mascarenhas nomeou a Comissão Única e Permanente de Licitação. Ao todo sete membros, tendo na presidência Antonival Augusto Jatobá, representando a Secretaria de Administração.

Visando salvar o posto local da Liga Baiana Contra o Câncer, que estava com um déficit operacional de 30 mil reais, os funcionários iniciaram a “Campanha do Real”. Entidades como a MOC, APLB, Fórum de Mulheres, Sindisaúde e outras logo aderiram ao movimento.

Misto de emoção e tristeza na tarde de terça-feira, 3, na Uefs. Naquele dia saiu a relação dos aprovados no vestibular de janeiro. 6.248 candidatos (551 abstenções) disputaram as 605 vagas oferecidas para 17 cursos, incluindo Licenciatura em Letras Vernáculas no Campus Avançado de Santo Amaro, que estreou no vestibular.

O Fluminense foi a Vitória da Conquista cumprir sua terceira partida pelo certame baiano e venceu de 2 a 0, gols de Rivelino e do estreante Rincon. O tricolor feirense passou a somar 5 pontos, pois os jogos anteriores, contra Galícia no Jóia, e Catuense na casa do adversário, terminaram em  0 a 0.  Gilson Porto era o técnico dos touros.

A AFAS, pelo presidente Ewerton Cerqueira, ameaçou suspender os enterros no Cemitério São Jorge, alegando que a sua capacidade já estava esgotada, por ser o único onde são sepultados os indigentes. Como paliativo teve inicio a construção de 60 gavetas, enquanto a prefeitura discutiu a desapropriação de uma área vizinha para ampliação.

O ano letivo foi iniciado na segunda-feira, 9 e no dia 11 a imprensa dizia que “Pais transformam Avenida Senhor dos Passos num inferno”. As noticias faziam alusão aos pais de alunos na hora de buscar os filhos na escola.

Através das Dires a Secretaria de Saúde do Estado convocou todos  aposentados para serem recadastrados. Na terça-feira, 10, Gutemberg Almeida, diretor da Dires local disse que o objetivo era detectar os aposentados que já faleceram, mas que o salário ainda está sendo pago.

Messias Gonzaga, vereador do PCdoB, denunciou que a câmara pagou o 14º salário dos vereadores, mas não completou ainda o 13º dos funcionários. E disse que fazia a denuncia com base em documentos do setor de pessoal da Casa da Cidadania.

Reitora da Uefs, a professora Anaci Paim foi empossada na presidência do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia. O ato presidido pelo secretário de Educação Edílson Freire foi realizado no CUCA, na quarta-feira, 11, com a presença de várias autoridades.

Diretores do Colégio Nobre, Luciano Ribeiro e Jodilton Souza anunciaram que da programação do ano letivo consta um Encontro Pedagógico entre os professores da casa a ser se realizado em abril tendo na supervisão a professor Débora Silva de Castro Pereira.

Conceição Borges, já presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, disse em entrevista que a seca que vem castigando a zona rural “já deixa mais de mil famílias passando fome”. A sindicalista pediu a decretação de Estado de Emergência.