Projeto Novo Centro é apresentado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico

28/1/2020, 12:26h | Fotos: Washington Nery

O projeto Novo Centro foi apresentado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico na tarde de segunda-feira, 27. O encontro, que contou com a presença do prefeito Colbert Martins Filho, também teve como pauta a discussão de políticas econômicas para o município.

O prefeito Colbert Martins Filho informou que as licitações para o Novo Centro começam no dia 6 de fevereiro. Ele explicou a complexidade desta intervenção. “Mudará todo o centro da cidade, principalmente na Rua Sales Barbosa, Senhor dos Passos, Rua Recife, Hermínio Santos e a Marechal Deodoro", salientou.

O secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Junior, acrescentou que "esses locais vão receber um piso intertravado, uma fiação subterrânea, uma nova rede fluvial. Foi apresentado também que haverá arborização dessas áreas e também haverá colocação de bancos e ciclovias. Então tudo isso foi apresentado para que a sociedade civil organizada possa dar sugestões, fazer suas críticas e a gente possa verificar se temos ajustes a fazer”, disse.

Na oportunidade o secretário também apresentou o resultado de uma pesquisa encomendada pela Prefeitura apontando que 90% das pessoas entrevistadas desejam que o governo organize e melhore o centro da cidade.

“Essa pesquisa dá respaldo ao governo de poder executar suas ações porque é um anseio popular. As pessoas desejam realmente essas ações de melhorias, de requalificação, essa transição do ambulante para o centro comercial popular, a melhora de toda a infraestrutura do centro e assim por diante", aponta Borges Júnior.

Outro aspecto citado por ele foi uma ação civil pública do Ministério Público, que solicita que o Município atenda a Lei Nacional de Mobilidade e Acessibilidade e também o estatuto do pedestre, o direito de ir e vir. "Eu acho que a partir dessa reunião, com essa estrutura que está aqui, todos tiveram a possibilidade de ouvir e ver, bem como também de dar sugestões”, finalizou.