Prefeitura recebe 40 litros de inseticida para combater aedes na fase adulta da vida

23/1/2020, 9:21h |

Usado no combate ao mosquito aedes aegypti na fase alada – adulta e consequentemente reprodutiva, quarenta litros do inseticida malathion foram repassados pelo governo federal à Prefeitura de Feira de Santana – que não acontecia há sete meses, desde julho do ano passado.

A aplicação do inseticida vai completar o trabalho realizado pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho no combate contra o mosquito, que vinha sendo feito com a aplicação de larvicida em locais onde foram constatados acúmulo de água, principalmente dentro das residências.

O produto é usado nos procedimentos conhecidos como fumacê, que é a sua aplicação mecânica nas ruas dos bairros onde os índices de infestação predial estão acima dos tolerados pelas autoridades epidemiológicas, que é de até 1% dos imóveis.

O aedes transmite a tripla infecção: zika, chinkungunya e dengue e o inseticida contribui para quebrar a cadeia reprodutiva do inseto na sua fase adulta de vida – o ciclo da fêmea é de 30 dias e põe entre 60 e 120 ovos em cada uma das três, ou mais, das suas fases reprodutivas.

O coordenador da Divisão de Endemias da Secretaria de Saúde, Edilson Matos, afirmou que o órgão vai iniciar os bloqueios, por meio de bombas costais, que considera estar atrasados. A quantidade, diz, da para trabalhar durante um mês. “Mas já fizemos o pedido de novo repasse”.

Ele salienta que as bombas costais são eficientes porque o agente pode adentrar as residências e aplicar o inseticida em todos os cômodos. Diz que os locais já estão definidos – aqueles que apresentam maiores índices de infestação predial, como a Cidade Nova e a Serraria Brasil.