Nova atividade inserida na Sessão de Férias tem resultados positivos

20/1/2020, 16:51h |

O Museu Parque do Saber, equipamento da Prefeitura de Feira de Santana, mantido pela Fundação Egberto Costa, desenvolve há exatamente cinco anos consecutivos uma programação especial no mês de janeiro, a “Sessão de Férias”, quando são exibidos filmes sobre o universo no planetário.

Este ano, 5ª edição da iniciativa, as atividades estão sendo realizadas nas quartas, quintas e sextas-feiras, pontualmente às 15:00h, prevalecendo durante todo o mês de Janeiro. 

O propósito desta vasta programação é fazer com que as famílias passem esse tempo de lazer juntas, se divertindo e adquirindo aprendizados sobre o universo.

Pensando no entretenimento, inovação e no caráter educativo, a Sessão de Férias passa a contar com uma atividade extra, de pintura de percepção das escalas dos planetas. Voltada para o público infantil, a atividade tem o intuito de ajudar no aprendizado, reforçando o que foi visto no planetário, de forma descontraída e divertida. 

O diretor do Museu Parque do Saber, Basílio Fernandez, explica sobre a necessidade de implantar atividades dinâmicas em consideração ao público infantil

“Temos um público vasto de diversas faixas etárias, entre elas o público infantil, que necessita de uma linguagem adaptada e atividades diferenciadas. Desta forma vimos a necessidade de criar um espaço de brincadeiras, com pinturas, massa de modelar, alguns modelos de escalar para explicar mais sobre o sistema solar, movimentos”, relata

Sobre a análise da receptividade do público a nova atividade, o diretor declara estar sendo positiva e que já tinha expectativas da participação dos mesmos.

“As pessoas estão abraçando essa interação de forma natural. A partir deste retorno bem positivo, já estamos buscando acrescentar mais dinâmicas nas próximas sessões”, conclui.

Daniela Oliveira, 20 anos, professora e mãe do pequeno Gustavo Oliveira, não esconde a emoção e o orgulho em ver seu filho colorindo imagens do universo e querendo saber mais sobre o tema. 

“A criança fica fascinada, traz felicidade, empolgação para eles. Você olha para essas crianças e percebe a sede de querer saber mais, igual meu filho me perguntou, se ele poderia pegar a estrela ou algum planeta” Comenta

A professora ainda diz que é muito sábia e importante a iniciativa do equipamento está trazendo essa novidade na programação, enriquecendo o conhecimento das crianças.

“E no final ele ainda poder pintar essas imagens, reconhecendo todos esses elementos de forma tão rápida, todo feliz vim me apresentando a distinção do planeta, da lua, é muito fascinante”, completa.