Conscientização e alerta sobre os cuidados com a saúde mental são reforçados durante o mês de janeiro

3/1/2020, 14:15h |

Recomeços, promessas e metas que marcam o início do ano podem ser frustrantes quando não alcançados. Estar mentalmente saudável é necessário para lidar com as inquietudes da vida. Para conscientizar quanto aos cuidados com a saúde mental, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a campanha Janeiro Branco nesta quinta-feira, 02.

A intenção é mobilizar a população a pensar nas questões envolvendo a saúde mental, desde os cuidados preventivos até a parte de diagnóstico e tratamento. Salas de espera serão realizadas durante o mês em todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

O preconceito, segundo a coordenadora da rede de saúde mental, Robervânia Cunha, é um dos desafios enfrentados. “O medo de ser associado a um doente mental faz as pessoas evitarem buscar ajuda com profissionais especializados. Para esse cuidado não devem existir tabus, são profissionais de saúde como qualquer outro”, explica.

O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, orienta que as pessoas que precisam de ajuda devem procurar a unidade de saúde ou CAPS mais próximo de sua residência com documentos de identificação pessoal, comprovante de residência e cartão do SUS para receber orientações.

Durante todo o mês, os CAPS estarão trabalhando com a equipe multiprofissional a disposição para ajudar e orientar os pacientes. “A recomendação é que as pessoas procurem o serviço o quanto antes, para que os transtornos mentais não gerem problemas na vida delas”, pontua Colbert.