Prefeitura instaura Gabinete de Gestão de Crise para priorizar ações durante queda de energia

20/12/2019, 11:38h | Foto: Wevilly Monteiro

Um Gabinete de Gestão de Crise, sob o comando do Secretário de Administração, Sebastião Cunha, foi instaurado na Prefeitura de Feira de Santana para definir e organizar ações em virtude da queda de energia que afetou toda a Cidade na manhã desta sexta-feira, 20.

A queda de energia aconteceu por volta das 08:00H. Grande parte do município de Feira de Santana e municípios vizinhos, foram afetados pelo apagão por cerca de uma hora.

Em nota, a Coelba informou que a interrupção foi causada por um desligamento na subestação Governador Mangabeira, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pelo suprimento de energia para a região. O fornecimento de energia no município e arredores foi totalmente restabelecido às 09:15H.

O secretário Sebastião Cunha ressalta que várias ações foram adotadas visando garantir o pleno funcionamento de todos os serviços no âmbito da Prefeitura Municipal. "O Gabinete de Gestão de Crise, articulou todas as ações junto a cada Secretaria  e conseguimos garantir a normalidade dos serviços públicos oferecidos à população".

Durante o período de falta de energia em Feira de Santana, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) colocou o efetivo de agentes nas ruas para controlar o tráfego nos principais cruzamentos, visando suprir o não funcionamento dos semáforos. A Secretaria de Prevenção à Violência disponibilizou a Guarda Municipal no centro comercial.

Nas unidades básicas de saúde (UBS) e unidades de saúde da família (USF) os atendimentos foram mantidos mesmo durante o período de falta de energia, sendo feitos manualmente. As Policlínicas e UPAS também não interromperam os atendimentos. Já o SAMU 192 sofreu uma queda momentânea no seu sistema, que foi retomado imediatamente e não interferiu nos atendimentos.

No Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) e Hospital José Eduacy Lins (Hospital Municipal da Criança) os geradores garantiram o pleno funcionamento de todos os equipamentos das unidades durante a queda de energia. No Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem (CMDI) e Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) o funcionamento foi interrompido, durante o apagão, mas normalizado com o retorno do fornecimento de energia.

O Ceaf (Centro de Atendimento ao Feirense) paralisou o atendimento durante o apagão, mas normalizou logo após o retorno da energia elétrica. Mesma situação aconteceu no Procon (Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor).

"Mesmo cumprindo agenda fora da cidade, o prefeito Colbert Martins Filho esteve monitorando toda a situação, através de contato permanente com o Gabinete de Gestão de Crise. E, felizmente tudo foi normalizado", observa o secretário Sebastião Cunha.