Colbert Filho participa da inauguração do Centro de Convivência para Idosos com Deficiência

17/12/2019, 16:49h | Foto: ACM

As doenças que chegam com o avanço da idade acometem mais cedo portadores de deficiência mental. Para prevenir e tratar estes problemas de saúde, foi criado em Feira de Santana o Centro de Convivência para Idosos com Deficiência, o Con Viver, oficialmente inaugurado nesta terça-feira, 17.

O prefeito Colbert Filho elogiou o trabalho realizado pela Apae, grupo formado por altruístas. “São pessoas que diariamente nos ensinam o quanto precisamos ser humildes”. Para ele, os deficientes devem ser identificados e cuidados. “As famílias devem ter participação efetiva neste trabalho”.

Colbert Filho afirmou que o trabalho desenvolvido pela instituição está focado no desejo de tornar os outros mais sociáveis. “Cuidar, tratar a saúde destes jovens é prevenir problemas futuros. Todos devem ter atendimento específico, especial. E nos empenhamos para manter a estratégia para atender a este segmento da sociedade”.

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, disse estar feliz com mais esta conquista da Apae. E também destacou as pessoas que prestam este tipo de trabalho. “Fazem com o coração e se doam para quem necessita de acolhimento”.

A presidente da Apae de Feira de Santana, Edna Amorim, disse que a instituição abre mais uma importante frente de atendimento ao seu público. “Este é um espaço que deve ser usado pela sociedade”. Tem o apoio da iniciativa privada.

“Este é mais um momento especial para a Apae local, que há 35 anos vem ajudando quem necessita, as pessoas especiais em seus vários núcleos”, afirmou o vereador Roberto Tourinho.

Professor da UEFS e enfermeiro, Jairo Santana, que tem uma irmã atendida na instituição, agradeceu o trabalho que a beneficia. “Aqui todos são acolhidos, amados, cuidados. O que seria da gente, sem conhecimento técnico, se não fosse o Con Viver, que cuida dos nossos parentes queridos”?

A entidade está atendendo a mais de 50 pessoas, com geriatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, oficinas de teatro, música, dança, entre outras. Para ter acesso aos serviços, as famílias interessadas devem procurar a instituição, à rua Santa Cruz, 740, Jardim Cruzeiro, onde a pessoa vai passar por avaliação médica.

O secretário de Comunicação Social, Valdomiro Silva, acompanhou Colbert Filho no evento.