Pais prestigiam filhos no terceiro dia de apresentações dos corais no Natal Encantado

12/12/2019, 11:59h | Fotos: Andreyse Porto

A presença e o envolvimento dos pais na jornada pedagógica de seus filhos são fatores essenciais para que as crianças tenham melhor desempenho na escola. Com esse apoio, eles se sentem mais confortáveis, confiantes e seguros. E esse foi um dos destaques da manhã dessa quarta-feira, 11, terceiro dia de apresentações das escolas municipais na programação do Natal Encantado, no Mercado de Arte Popular, MAP.

Raquel da Silva Ramos é uma dessas mães que prestigiam os filhos em suas apresentações. Ela já compareceu em atuações de sua filha, Alice da Silva Ramos, na Escola Municipal Doutor Cícero Carvalho, do bairro Jardim Cruzeiro, em outros momentos, como o Dia das Mães. Hoje, Raquel foi conferir de perto o show dos corais.

Para a mãe, o apoio dos pais em programas como o ‘Música na Escola’ incentiva os filhos a se envolverem em atividades culturais. “São coisas que colaboram para o crescimento deles. Nos dias em que há aula de música, ela chega em casa radiante. Eu estou muito satisfeita com o desempenho dela e dos professores”, conta.

Elsson Carlos Oliveira dos Santos diz que já percebeu uma melhora na comunicação de seu filho, Wellington Carlos Oliveira dos Santos. “Ele está se desenvolvendo mais. Antigamente era mais preso para falar, para conversar, e está se soltando mais. Essa apresentação aqui é boa para ele e para os colegas por que eles ficam mais alegres”.

Ambos, Wellington e Alice, se apresentaram no MAP hoje, no coral da Escola Cícero Carvalho. Eles integraram o grupo formado por aproximadamente 40 alunos que cantou, entre outras, a música Arco-íris, que foi um hit na voz Xuxa Meneghel, na década de 1990.

Rose Mary Miranda Ribeiro, diretora da unidade de ensino, destaca que a relação dos pais com o ‘Música na Escola’ é tão boa que todos os que têm filho no programa permitiram a participação deles no Natal Encantado.

A professora de música Rosa Eugênia Vilas Boas, coordenadora do programa, pontua que a participação dos pais é fundamental em toda a formação dos filhos. “Em casos de programas como o ‘Música na Escola’ é um reforço positivo para o que a criança está fazendo. Imagine que você está participando de um processo e você tem o apoio de seus pais. Isso te motiva e te dá segurança por que não te deixa sozinho”.

Na parte da tarde, se apresentaram os alunos das escolas municipais Doutor João Duarte Guimarães, Comendador Jonathas Telles de Carvalho e Centro Municipal de Educação Infantil Irma Rosa de Lima Caribé Amorim.