Crianças do Programa Música na Escola "roubam a cena" durante apresentações no Mercado de Arte

10/12/2019, 18:47h | Foto: Andreyse Porto

As vozes das crianças que integram os corais do Programa Música na Escola animam e enchem de melodia o Mercado de Arte Popular (MAP) durante esta semana. As apresentações das 27 escolas são parte da programação do Natal Encantado e acontecem nos dois turnos – manhã e tarde – até esta quinta-feira, 12.

Para a coordenadora do Música na Escola, a professora e maestrina Rosa Eugênia Vilas-Boas, possibilitar que estes alunos se apresentem em locais públicos é uma forma também de aprendizagem. “Eles têm a chance de mostrar tudo que aprenderam durante o ano e começam a lidar com questões como ansiedade, respeito pela plateia e comunicação. Isso é muito importante para o desenvolvimento”, acredita.

Na manhã desta terça-feira, 10, estiveram presentes as escolas municipais Monsenhor Jessé Torres Cunha, Nossa Senhora das Candeias e Dr. Alberto Oliveira. No turno da tarde, estiveram as unidades de ensino João Marinho Falcão, Oyama Figueiredo, Allan Kardec e Acioly da Silva Araújo.

A relação da Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias com o Natal Encantado já completa quatros anos. “Trazer o nosso coral para estes ambientes garante um brilho especial neste período, na vida das nossas crianças. As crianças adoram mostrar os resultados do que é feito na escola”, declara a diretora Suzana Alves de Almeida.

Os corais trazem um repertório diversificado, com músicas de axé, forró e, claro, natalinas. Coreografias e o acompanhamento com instrumentos musicais pelos monitores do programa compõem também as apresentações.

A Escola Municipal Monsenhor Jessé Torres Cunha havia selecionado apenas 30 estudantes para a apresentação no MAP, mas a animação foi tanta que 78 crianças acabaram participando. “Eles fizeram questão de participar, assim como os pais também pediram muito. A música sempre fez parte da escola e a verdade é que eles adoram cantar. São mais de 100 estudantes que fazem parte do programa na nossa escola”, conta Jeovania Sobrinho Alves Batista, diretora da unidade de ensino.

Acostumado com o palco, Rafael Souza Farias, do 5º ano da Monsenhor Jessé, participa pela terceira vez do Natal Encantado. “Gosto muito de participar, canto e me divirto bastante com os meus amigos”, relata.

Corais em outros ambientes

Já na manhã do dia 18 de dezembro, os estudantes da Orquestra Sinfônica Infantojuvenil Princesa do Sertão, dos corais Cantando na Escola e do Instrumenta – em que os estudantes tocam violão, teclado, acordeom e flauta doce – realizam uma apresentação especial para os idosos do Centro de Convivência Dona Zazinha.

“O programa funciona durante todo o ano e as crianças ficam empolgadas neste momento de compartilhar. O ‘Música na Escola’ não trabalha só a área musical, mas também a coletividade, o companheirismo, então quando eles estão no palco é um momento de muita empolgação”, avalia Luscilla Carvalho Lima, chefe da Divisão de Planejamento e Técnicas Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação.

Além do Natal Encantado, os resultados do programa também serão apresentados para as comunidades de diversas escolas, durante o encerramento do ano letivo e também, nos distritos, com a participação das fanfarras em celebrações de Natal.