Dezembro Vermelho: Realização de teste rápido para diagnóstico do HIV é intensificado em unidades de saúde

6/12/2019, 17:24h | Foto: Raylle Ketlly

Durante o mês de prevenção e diagnóstico do HIV/AIDS, Dezembro Vermelho, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado em todas as unidades básicas de saúde a realização de testes rápidos.

A atividade já faz parte da rotina dessas unidades de saúde, sendo intensificada durante o mês de dezembro. Qualquer pessoa que desejar realizar o exame pode se dirigir a Unidade de Saúde da Família ou Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e informar o interesse.

Para isso, é necessário apresentar documento de identidade com foto e cartão SUS. Sem o acompanhamento dos pais ou responsáveis, qualquer pessoa maior de 12 anos também pode realizar o exame, informa a enfermeira referência técnica em Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS, Vanessa Sampaio.

O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, ressalta que a ampliação do diagnóstico pode proporcionar uma assistência adequada logo no início da doença.

Até o dia 06 de dezembro, o Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS também estará promovendo a realização de testes rápidos das 8h às 12h e 14h às 18h.

Abertura

Durante a abertura da campanha na ultima terça-feira (03) no centro de referência, diversas pessoas estiveram no local. De acordo com o nutricionista, Lucas Vitória, 23 anos, que compareceu ao local para realizar o exame, o teste rápido é muito importante para identificar a doença, principalmente em pessoas que possuem mais de um parceiro.

“Vim com minha irmã que não teve coragem de realizar o teste, e decidi aproveitar a oportunidade”, afirma Lucas.

HIV

O vírus do HIV pode ser transmitido em toda e qualquer relação sexual – anal, oral e vaginal – desprotegida; transfusão de sangue contaminado; contato com seringas, agulhas e quaisquer outros materiais perfurocortantes infectados e através da mulher infectada para o feto durante a gravidez.

Para evitar a contaminação, é necessário realizar as seguintes práticas: utilizar preservativo durante as relações sexuais, não compartilhar objetos perfurocortantes pessoais, como alicate, seringas e entre outros. Durante a gravidez, é necessário realizar o acompanhamento de pré natal completo, que pode reduzir o risco de contaminação em até 1%.

Dezembro Vermelho

Em maio de 2017 foi sancionada a Lei Municipal de nº 3.702, de autoria do vereador Luiz Ferreira Dias, que institui o mês de dezembro como o período dedicado a intensificação das ações de combate e prevenção ao HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis no município de Feira de Santana.

Confira a programação:

Beco da Energia