Equipes já retiraram toneladas de lixo da rede pluvial

6/12/2019, 8:51h | Foto: Washington Nery

Toneladas de material descartados nas ruas já foram retiradas da rede de captação de água pluvial localizada em bairros de Feira de Santana. Várias equipes – cada uma formada por seis homens, estão desobstruindo a rede e fazendo a manutenção das caixas de bocas de lobo.

O trabalho é preventivo, visto que se aproxima o período das trovoadas na região. A ação é uma determinação do prefeito Colbert Martins Filho. Estes equipamentos entupidos leva ao alagamento que dificulta a passagem de pedestre e o deslocamento de veículos.

Os operários estão retirando muita areia, mas estão encontrando uma quantidade considerável de garrafas PET e plásticos em geral, que, acumulado, impede o fluxo normal das águas, causando alagamentos nas ruas. Limpos, escoam com facilidade as águas das chuvas.

A situação, quase sempre provocada pelo comportamento inadequado dos moradores de uma região, reduz consideravelmente a capacidade de escoamento da rede. Na rua Santo Antônio, esquina com a Lázaro Ludovico, nos Capuchinhos, a água que estava acumulada havia dias escorreu minutos depois da desobstrução.

As equipes já trabalharam nas redes de drenagem pluvial localizadas na rua Olímpio Vital, no Centro, na praça do Sítio Novo, na rua Tupinambás, na Mangabeira, na avenida Fraga Maia – à altura do viaduto Wilson Falcão, Limoeiro, entre outros pontos.

“As pessoas devem se conscientizar que jogar lixo nas ruas prejudica todo mundo”, disse o encarregado pelo serviço, Antônio Neri dos Santos. Os pontos de alagamentos podem ser informados à Sedur pelo telefone 3623.7349.