Novembro Negro da Lagoa Grande discute histórias locais de resistência quilombola em sua 7ª edição

26/11/2019, 18:7h |

“Sobrevivemos porque produzimos: contando histórias e estórias de resistências do quilombo Lagoa Grande”. Foi este o tema geral da 7ª edição do Novembro Negro da Comunidade Quilombola da Lagoa Grande. O evento aconteceu na própria comunidade do distrito de Maria Quitéria nos últimos dias 22 e 23 de novembro.

A iniciativa é organizada pela Associação Comunitária de Maria Quitéria com apoio do Governo do prefeito Colbert Martins Filho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana, dentre outras instituições.

As ações de sua 7ª edição dão foco aos modos de produção e comercialização da comunidade quilombola da Lagoa Grande: com respeito à natureza, aos tempos e diversidade da vida, ao valor da solidariedade e do trabalho coletivo.

O momento, evocado pela celebração do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), configura-se em um espaço de encontro festivo que potencializa o sentido e a força das conquistas da comunidade, além de proporcionar o encontro entre diferentes gerações em torno da cultura local.

O evento teve vasta programação: apresentações de alunos das escolas municipais José Tavares Carneiro, Paula de Freitas Almeida, Doutor Francisco Martins da Silva e Vasco da Gama; rodas de conversa para debater os desafios da população negra rural e da luta quilombola diante da pressão da urbanização; oficinas; tendas culturais e artísticas, entre outros.