Profissionais de saúde são capacitados quanto ao manejo clínico em casos de sarampo

9/11/2019, 9:34h | Foto:Raylle Ketlly

Médicos da rede privada e das Unidades de Pronto Atendimento, Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde e Saúde da Família foram capacitados pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, quanto ao manejo clínico do sarampo nesta sexta-feira, 08.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Francisca Oliveira, o treinamento visa sensibilizar e preparar os profissionais para os possíveis casos suspeitos de sarampo que podem ser atendidos nestas unidades.

A capacitação foi ministrada pela médica infecto pediatra Normeide Pedreira, que abordou sobre sintomas, agravos e características da doença. De acordo com ela, a vacina é a melhor forma de evitar a doença.

“Precisamos como médicos alertar os nossos pacientes quanto a vacinação. A vacina está disponível de forma gratuita em qualquer unidade básica de saúde, sendo possível evitar a doença”, enfatizou Normeide Pedreira.

O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, observa que a capacitação faz parte das estratégias desenvolvidas pelo Município para atender eventuais casos da doença. "Em 2016, o Brasil alcançou a erradicação do sarampo, mas este ano o quadro mudou e novos casos foram confirmados em vários estados. Em Feira de Santana, além das capacitações, estamos trabalhando com eficiência nas notificações de casos suspeitos", aponta.