Investimento de R$ 12 milhões vai permitir reforma e ampliação de escolas municipais

8/11/2019, 16:36h |

Quatro escolas municipais vão passar por grandes reformas nos próximos meses. A Doutor Colbert Martins da Silva, do distrito de Jaguara, será reformada e ampliada; a Professora Laura Ribeiro Lopes, do bairro Tomba, ganhará a construção de um prédio próprio; Ana Brandoa, também do Tomba, e Rosa Maria Esperidião Leite, da Matinha, vão ganhar quadras poliesportivas.

Os processos licitatórios para escolha das empresas que vão realizar os serviços já foram iniciados. As reformas e ampliações integram a segunda etapa do pacote de investimentos do programa Nova Feira, anunciada pelo prefeito Colbert Martins da Silva Filho, na última segunda-feira, 4.

Outros projetos estão em fase final de elaboração para permitir a reforma de mais cinco escolas. Em seguida, a Prefeitura fará licitação para a realização do serviço. Ao todo, o Programa Nova Feira permitirá o investimento de R$ 12.076.230,19 na recuperação das escolas municipais.

Após a reforma, a escola Colbert Martins contará com nove salas de aula, auditório, quadra poliesportiva, brinquedoteca, Sala de Recursos Multifuncionais, refeitório, módulo administrativo com secretaria, diretoria e sala de professores, cozinha, cantina, sanitários para professores, alunos e funcionários, sendo dois deles adaptados para pessoas com necessidades especiais, PNE; além de estacionamento, despensa, depósitos de material de limpeza e pedagógico.

Já o novo prédio da escola Laura Lopes terá dez salas de aula, biblioteca, Sala de Recursos Multifuncionais, sala multiuso, secretaria, diretoria, sala de professores, sanitários para professores, alunos e funcionários, sendo dois deles adaptados para pessoas com necessidades especiais, PNE, refeitório, cozinha, cantina, despensa, depósitos de material de limpeza e pedagógico.

Ambas as escolas contarão com piso tátil – utilizado para fornecer maior acessibilidade a deficientes visuais. “Uma parcela deste recurso investido na Educação de Feira de Santana será direcionada à instalação desta e mais outras estratégias que ampliem a acessibilidade em unidades de ensino recém-reformadas ou construídas”, informa o secretário de Educação, Marcelo Neves. Ao todo, R$ 1.762.970,03 serão utilizados neste processo de adequação.

Outras nove escolas da Rede Municipal de Educação estão com obras de reforma e ampliação em fase avançada. São elas: Rosendo de Oliveira Lopes e Nossa Senhora do Rosário (ambas de Jaíba); Tereza Cunha Santana (Calumbi); Professora Maria José Dantas Carneiro (Caseb); Otaviano Ferreira Campos (Novo Horizonte); Anacleto Alves de Souza (Humildes); José Ferreira Venas (Bonfim de Feira); Creche Municipal Maria de Lourdes Pellegrini Freitas Silva (Nova Esperança); e Pré-Escola Municipal Doutor Nantes Bellas Vieira (Pedra do Descanso).