Confirmados 15 casos para sífilis e um para HIV durante ação promovida pela Prefeitura

24/10/2019, 18:3h | Foto: Raylle Ketlly

Segue até esta sexta-feira (25) a Semana Municipal de Combate a Sífilis e Sífilis Congênita, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. De segunda até esta quinta-feira (24) foram registrados 15 casos positivo para sífilis e um para HIV.

As pessoas diagnosticadas foram encaminhadas de forma imediata para tratamento no Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS, onde está sendo realizado os testes.

Até o momento foram feitos 96 testes rápidos para sífilis e HIV. Os interessados em realizar o exame podem se dirigir ao Centro, que funciona no CSE localizado na Rua Professor Germiniano Costa, s/n, Centro.

Os profissionais estão à disposição das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30. O exame é gratuito e o resultado sai em menos de 20 minutos.

“Não dói nada, o teste tem resultado instantâneo e os casos confirmados podem ser direcionados de forma imediata, e sem marcação, para tratamento”, afirma a coordenadora Vanessa Sampaio.

Adolescentes a partir dos 13 anos de idade podem realizar o teste rápido sem acompanhamento de responsável.

Sífilis em Feira de Santana

Atualmente Feira de Santana registrou de janeiro a junho deste ano, 339 casos de sífilis adquirida, destes, 94 são gestantes.

A doença durante a gestação é preocupante, podendo trazer diversos riscos como óbito fetal e abortamento. Em alguns casos, o recém-nascido pode apresentar infecção assintomática, com surgimento dos primeiros sintomas nos primeiros três meses de vida.

Sífilis

A sífilis é transmitida por meio de qualquer relação sexual desprotegida e pode também ser transmitida verticalmente, da mãe para o feto em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (sífilis congênita). Transfusões de sangue ou contato direto com sangue contaminado também é possível transmitir.

O uso do preservativo durante a relação sexual é a melhor maneira de evitar a doença. Caso diagnosticado, é necessário iniciar o tratamento que é feito com antibióticos, geralmente penicilina.