Corrida Pink and Blue divulga campanhas de prevenção a cânceres

6/10/2019, 17:26h | Foto: Cau Preto

A Corrida Pink and Blue é um daqueles eventos, criados para divulgar uma campanha, uma causa no qual a disputa em si fica em segundo plano. Mais importante é participar. Cerca de 1.500 pessoas participaram da corrida na manhã deste domingo, 6, na avenida Noide Cerqueira.

Entre os homens, os cinco quilômetros do circuito foram percorridos por Vinícius Almeida em 13 minutos e 28 segundos. A primeira mulher a cruzar a linha de chegada foi Flaviana da Silva.

A corrida é um chamamento para que as pessoas se conscientizem para as campanhas preventivas contra os cânceres de mama e o de próstata, que, respectivamente mais acometem mulheres e homens. Mas que quando descobertos ainda no estágio inicial a margem de cura é alto.

Neste mês é realizada a campanha “Outubro rosa”, voltada à prevenção primária- a redução dos fatores de risco – são eixos principais da campanha deste ano. No próximo mês acontece o “Novembro azul”, com iniciativas focadas na prevenção do câncer da próstata.

 “A consciência e a informação são aliadas neste processo, porque homens e mulheres devem fazer os devidos exames que podem detectar estas doenças”, afirmou a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, que representou o prefeito Colbert Filho, que está em viagem.

Para Vinícius Almeida, o esporte é um importante meio para levar as pessoas à conscientização sobre muitos assuntos. “Nestes casos é a busca da prevenção, porque a atividade física previne”. A mineira Flaviana Silva diz que conscientes as pessoas buscam as alternativas oferecidas à prevenção. “Eventos como este estimulam as pessoas a participar de campanhas”.