CMDI fez 55.024 exames entre janeiro e agosto

3/10/2019, 17:31h | Foto: Abnner Kaique

Entre janeiro e agosto, o número de atendimentos no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Leurine, o CMDI, foi quase 10% maior do que o mesmo período em 2018.

No ano passado foram realizados 51.587 exames e, neste ano, 55.024, crescimento de 4.467 procedimentos.

A troca do mamógrafo, de analógico para digital, reduziu este atendimento, entre os meses de maio e agosto. O novo equipamento aumenta a qualidade dos exames, que oferece maior elementos para se chegar ao diagnóstico.

A ultrassonografia, com 47.070 procedimentos, foi o mais demandado no ano passado e, até agosto, foram realizados 34.260 destes exames no CMDI.

Diariamente são oferecidas 60 exames de Raio-X, 45 mamografias e 60 eletrocardiogramas.

“Nos meses de junho e julho a demanda de mamografia foi reduzida a menos da metade devido a troca do equipamento”, afirma o diretor administrativo do CMDI, Raimundo Melo.

Os resultados parciais, portanto, poderiam ser ainda melhores.  Os exames, todos pelo SUS, são referenciados pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde de Feira de Saúde.

O CMDI são realizados Raio-X, mamografia, densitometria, ultrassonografia, eletrocardiograma e realizadas punção de mama – feito para esclarecer lesões vistas na mamografia.