Município pretende resolver 85 por cento da demanda de saúde de idosos na atenção primária

25/9/2019, 11:30h | Foto: Raylle Ketlly

O município de Feira de Santana tem se preparado para contar com uma assistência diferenciada a saúde da pessoa idosa. A iniciativa do Ministério da Saúde, através do Hospital Albert Einstein, tem o objetivo de resolver 85% da demanda a esse público na atenção primária.

Feira de Santana é uma das cinco cidades no Brasil selecionadas para aprimorar a assistência à saúde do idoso. Para a enfermeira referência técnica em saúde da pessoa idosa, Isabela Machado, o município foi escolhido por já oferecer um suporte diferenciado a esses usuários SUS.

Ela conta ainda que o município realizou a adesão ao selo Brasil Amigo da Pessoa Idosa, e tem trabalhado para que a cidade alcance o selo ouro. De acordo com ela essa adesão é um importante avanço para o município, já que muitas capitais ainda não possuem esse reconhecimento.

“O grupo governamental, organizado por diversas secretarias da Prefeitura, tem promovido a articulação necessária para alcançar o selo máximo. Para atingir esse objetivo, cada Secretaria deve alcançar uma meta. E a implementação da linha de cuidados é uma delas”, explica Isabela Machado.

Todos os profissionais que atuam na Atenção Básica estão sendo capacitados dentro da linha de cuidados a saúde da pessoa idosa, na perspectiva de oferecer um atendimento multiprofissional e multidimensional a essa pessoa.

“Já articulamos com o grupo gestor para modificar algumas coisas que vemos como necessárias para um atendimento qualificado e em breve teremos bons resultados”, avalia a referência técnica.

Capacitações

Nesta segunda-feira, 23, mais uma edição do treinamento foi promovida. Desde agosto a Prefeitura e Secretaria de Saúde tem assumido o papel de repassar os conhecimentos aos profissionais da rede primária.

A capacitação foi voltada para profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, composto por psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas e educadores físicos, além das enfermeiras e nutricionistas das unidades básicas de saúde.

A implementação conta com a inserção da caderneta do idoso como principal ferramenta de avaliação e foi também ministrada pela geriatra Taciana , que abordou sobre senescência e senilidade e as complicações da pessoa nessa faixa etária da vida.

“Isso melhora a visão do envelhecimento. Estamos encerrando mais uma etapa que é a capacitação dos multiplicadores da rede e agora possuem prazo para estar repassando para toda a equipe”, findou.