Prestes a completar 15 anos de atividades, SAMU de Feira recebe qualificação do Ministério da Saúde

25/9/2019, 10:56h | Foto: Raylle Ketlly

Devido a efetividade no desempenho de suas funções, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Feira de Santana recebeu este mês aprovação do Ministério da Saúde para sua qualificação. O órgão completa 15 anos de atividade nesta sexta-feira, 27.

Para obter o reconhecimento, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, implementou melhorias e alcançou diversos indicadores. A qualificação do SAMU representa a seriedade e responsabilidade com que a gestão tem tratado a saúde municipal.

“Este recurso financeiro, que abrange a qualificação, poderá proporcionar um suporte mais conceituado aos nossos munícipes”, enfatiza a Secretária de Saúde, Denise Lima Mascarenhas.

Atualmente a frota do órgão conta com nove ambulâncias e uma motolância. Na avaliação da coordenadora do SAMU, Maiza Macedo, o reconhecimento do Ministério da Saúde é gratificante. “Isso representa que nosso trabalho tem dado resultado, e temos prestado uma assistência qualificada aos nossos cidadãos”, observa.

Ainda de acordo com ela, a capacitação dos profissionais também faz parte dessa realização. “Quando promovemos a educação permanente da nossa equipe, prestamos segurança na abordagem do profissional em diversas situações. Isso também contribuiu para esse desempenho”, reconhece a coordenadora.

Atualmente, a média diária de ligações atendidas através do número 192 chega a 120, sendo registradas mais ocorrências no período diurno. O serviço presta também suporte através da Central de Regulação das Urgências para os municípios de Conceição do Jacuípe, Irará e Santo Estevão, ofertando cobertura a cerca de 727.469 habitantes.