Todos os dias Prefeitura recolhe cerca de 500 pneus usados de borracharias

25/9/2019, 9:10h | Foto: Abnner Kaique

Cerca de 500 pneus velhos usados por veículos de quatro e duas rodas, são recolhidos diariamente pela Prefeitura de Feira de Santana, numa ação de prevenção à reprodução do aedes aegyti, que transmite a dengue, chikungunya e a zika.

Pneus descartados nas ruas, em caso de chuva, acumulam água e oferecem as condições climáticas ideais, ambiente quente e úmido, para que o inseto faça a desova e todo ciclo de reprodução aconteça.

O recolhimento é realizado pela Divisão de Epidemiologia da Secretaria de Saúde. Os pneus são levados para um terreno localizado na avenida Francisco Pinto, no DNER, de onde são levados pela EBL, que os tritura para a reciclagem.

O serviço, de acordo com o servidor Manoel Oliveira, são duas cargas diárias – uma pela manhã e à tarde. “Todos os dias a gente segue um roteiro pelas ruas onde existem borracharias. A gente sempre encontra algum para ser recolhido”.

Ele ainda disse que os pneus encontrados descartados nas ruas são recolhidos. O ideal para a saúde pública é que este comportamento inadequado fosse evitado.

“Os borracheiros estão conscientes sobre a necessidade de guardar os pneus e esperar pelo recolhimento”. Um caminhão de pequeno porte é usado no serviço.