Obras de Vinícius de Moraes ganham releitura em Expovera, do CMEI Anchieta Nery

23/9/2019, 15:17h | Foto: Tarcilo Santana

As abelhas, o peixe-espada, o leão e o pato. Os personagens da obra de Vinícius de Moraes invadiram a Expovera, exposição de arte que brinda a chegada da primavera. A ideia é do Centro Municipal de Educação Infantil Manoel Anchieta Nery de Souza, localizado no bairro Mangabeira, que nesta sexta-feira, 20, apresentou as obras assinadas pelas crianças dos dois aos cinco anos. Os quadros são inspirados nos poemas de autoria do poetinha.

A exposição artística-cultural concebida na primavera é realizada pelo segundo ano consecutivo na creche. A partir do tema “Vinicius de Moraes e os animais”, a Expovera apresentou diversas releituras feitas pelas crianças, muitas com o auxílio do próprio corpo, usando, por exemplo, mãos e pés para compor os quadros. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar cores e formas diferentes em suas produções.

“Trabalhamos diversos aspectos como arte, cultura, literatura, questões socioambientais, música, entre outros”, relata a professora Livya Layanne Cruz Moura Almeida (foto), diretora do CMEI. “Nossas crianças, mesmo pequenas, já reconhecem uma importante parte da cultura do Brasil, sabem quem é Vinicius de Moraes e suas obras, isso é muito positivo”, defende.

Além da exposição artística, os estudantes também trouxeram para a abertura do evento as músicas de Vinícius de Moraes. O monitor do Programa Música na Escola, João Carlos Barbosa (foto), comemora o desenvolvimento musical dos alunos: “Eles deram opiniões, sugestões, participaram ativamente da produção para esta culminância. Fizemos tudo juntos”, conta.

Os pais, responsáveis e membros da comunidade prestigiaram o evento. “Minha filha estuda aqui desde que a creche inaugurou, sempre participa de atividades que considero muito importantes para o crescimento dela. E eu busco acompanhar e estar presente. Ela estava muito empolgada com a exposição”, conta Marlene Amorim (foto), mãe de Maria Antonia Amorim, do grupo 5.

A Expovera ficará aberta à comunidade até o dia 27 de setembro, próxima sexta-feira.