Gêneros literários ganham vida nas apresentações do Projeto de Leitura da Escola Antonio Carlos Coelho

4/9/2019, 12:5h | Foto: Tarcilo Santana

Contos, cantigas de roda, receitas, poesias, histórias em quadrinho e jornais. Estes foram os gêneros literários abordados pelos estudantes do grupo 5 ao 5º ano da Escola Municipal Vereador Antonio Carlos Coelho, durante o encerramento do Projeto de Leitura, nesta sexta-feira, 30. O evento, que está em sua segunda edição, foi aberto ao público pela primeira vez.

Os estudantes estiveram em contato com os gêneros em sala de aula desde maio. A culminância reuniu diversos tipos de apresentações lúdicas, dramatizações e leituras. O objetivo do projeto é incentivar a leitura e aproximar a comunidade da escola.

“Foi importante que os pais e responsáveis estivessem aqui dando apoio a seus filhos, resgatando a relação entre família e espaço escolar. Foi maravilhosa a reação deles ao verem as crianças se apresentando”, afirma a coordenadora pedagógica Luciana Almeida Pereira.

A escola também trouxe para o evento o Centro de Referência de Assistência Social, CRAS, e representantes do posto de saúde do bairro para que pudessem oferecer serviços à comunidade.

“Fiquei emocionada demais ao ver minhas filhas no palco”, conta Márcia Pereira, uma das mães presentes. “Acho que é muito importante tanto para elas quanto pra mim que eu seja presente na escola. Elas se sentem mais confiantes com os estudos”, acredita.

Para Allana Martins Pitta, do 5º ano, que estudou sobre o jornal, essa foi uma experiência transformadora. “Eu era muito tímida e não conseguia falar em público, mas com esse projeto pude desenvolver melhor isso. Hoje fui a apresentadora da nossa dramatização do jornal”, conta.