Ação de sensibilização em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo acontece em Feira, nesta 5ª

28/8/2019, 15:7h |

Em alusão ao dia nacional de combate ao fumo, comemorado nesta quinta-feira, 29, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde, promovem uma ação de alerta e sensibilização sobre os efeitos nocivos e mortais do uso do tabaco. A ação acontece no estacionamento da Prefeitura, localizado na avenida Getúlio Vargas, nesta quinta das 8h às 12h30.

“O uso do cigarro é prejudicial a saúde, sendo necessário em alguns casos o acompanhamento psicológico para deixar de consumir. O objetivo desta ação é sensibilizar a população sobre os riscos à saúde decorrentes do uso do tabaco”, explica a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad), Mariana Rios.

A programação conta com a realização de testes relacionados ao uso do cigarro, conhecido como teste de Fagerström, que auxilia a estipular o grau de dependência de nicotina, e a entrega de rosas em troca do cigarro.

O evento faz parte do projeto "Troque o cigarro pela vida", e é uma realização da rede de saúde mental municipal através do Caps Ad, Seção de Capacitação Permanente, referência técnica em saúde mental da Atenção Básica, NASF e instituições de ensino superior.

Atualmente em Feira de Santana existem 150 pessoas em tratamento relacionado ao uso do tabaco. “Percebemos que quem mais procura ajuda sobre o vício do cigarro são mulheres na faixa dos 40 anos de idade. Isso representa que as mulheres procuram ajuda mais que homens”, afirma Mariana Rios.

De acordo com ela, o maior índice de casos de câncer na bexiga é decorrente do uso contínuo do cigarro.

As pessoas que necessitam de ajuda para vencer o vício do tabaco podem procurar o Caps Ad, das 7h às 18h, localizado na rua Prudente de Morais, 170, Ponto Central.