Café com Prosa: novos professores do Ensino Fundamental II participam de recepção e conhecem setores da Seduc

27/8/2019, 9:0h | Foto: Tarcilo Santana

“Entrei para a Rede Municipal de Educação com a expectativa de fazer a diferença”. A afirmação partiu de Suzana Santiago Sobral, uma das professoras que ingressou recentemente na rede pública através de concurso público. A fala ocorreu durante a recepção dos novos profissionais, oferecida pela Seduc, na última sexta-feira, 23.

O encontro foi intitulado “Café com Prosa” e reuniu os novos professores do Ensino Fundamental II – do 6º ao 9º ano – na Secretaria de Educação. A recepção foi promovida pelo Grupo de Currículo do Ensino Fundamental (GCEF), da Seduc, e o principal objetivo foi dialogar sobre a dinâmica de trabalho nas escolas e a agenda dos professores.

“Atuei por 12 anos na rede privada e estou adorando essa nova experiência na Rede Municipal. É uma realidade diferente, mas o suporte da equipe da Seduc tem sido essencial e ajuda muito”, avalia Suzana Sobral, que atua como professora de ciências da natureza na Escola Municipal Faustino Dias Lima, que fica no bairro Tomba.

O secretário de Educação, Marcelo Neves, recepcionou os professores e aproveitou a oportunidade para se apresentar, uma vez que ele assumiu o cargo recentemente. “Estou há três semanas à frente da gestão da Seduc e, pra mim, tem sido uma honra. Trabalhar com educação é enfrentar diversos desafios diariamente e estamos juntos para buscar as soluções. A Educação é a maior estratégia para melhorarmos o país”, afirmou.

Segundo a professora Elizabete Bastos da Silva, que integra o GCEF, a ideia do encontro surgiu de uma demanda dos próprios profissionais durante as formações das Atividades Complementares. “Muitos professores tinham dúvidas e questionamentos sobre a organização e estrutura da Seduc, achamos que seria importante um momento de diálogo entre todos”, explica.

Durante o encontro, as chefias de setores e divisões da Seduc também se apresentaram e compartilharam com os professores suas atribuições, abrindo o bate-papo para possíveis esclarecimentos de dúvidas e discussões.

O evento também contou com a presença de monitores do Programa Música na Escola, que abrilhantaram a acolhida do encontro.