Foram vacinados 44 căes e gatos no último sábado, no Centro de Zoonoses

26/8/2019, 14:44h | Foto: Luis Troina

A vacinação contra a raiva animal promovida pela Prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no último sábado (24), resultou na imunização de 44 cães e gatos.

A ação faz parte da estratégia de trabalho do Governo do prefeito Colbert Martins Filho, após o cancelamento pelo Ministério da Saúde da campanha nacional de vacinação antirrábica.

Durante a semana a vacinação antirrábica prossegue normalmente, das 8h às 15h30, sendo que no próximo sábado, 31, o Centro de Controle de Zoonoses volta a abrir suas portas para imunização dos animais contra esta doença, em caráter excepcional.

“A vacinação é a única forma de prevenir contra a raiva que é uma doença letal para humanos e animais”, afirma a coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro.

Os animais a partir dos três meses de idade podem receber a dose da vacina e as fêmeas paridas somente há mais de 15 dias. Não existe contraindicação para a vacina.

Ainda de acordo com ela, não há casos confirmados de raiva canina desde 2017 e em humanos há mais de 14 anos. O CCZ está localizado na avenida Eduardo Froes da Mota, bairro Jussara.

Campanha anual

Os motivos para o cancelamento da campanha, de acordo com o comunicado emitido pelo Ministério da Saúde, foi o atraso no cronograma de entrega das vacinas antirrábicas que serão fornecidas em novembro ao MS. Devido esse atraso, os estoques do Ministério são insuficientes para promover a campanha.

De acordo com Mirza, Feira de Santana possui certo quantitativo de doses até o final de agosto, mas não há previsão de novo abastecimento, já que o MS vai receber novas doses no estoque a partir de novembro.