Ingestão de medicamentos por crianças é uma das situações mais comuns de emergência pediátrica, revela especialista

23/8/2019, 15:43h | Foto: Raylle Ketlly

“Medicamentos devem ser mantidos longe do alcance de crianças”. O alerta é da pediatra Marina Vieira, que ministrou palestra em mais uma edição da Sessão Científica do SAMU, ocorrida na noite desta quinta-feira, 22.

O evento abordou este mês o tema "Emergências Pediátricas, prevenção e intervenção". De acordo com a médica palestrante, a ingestão de medicamentos por crianças são algumas das situações de emergências comumente atendidas.

“Já socorri crianças que tomaram medicamentos de tarja preta e os pais tinham total certeza de que não havia risco na própria casa. Por este motivo é importante manter os medicamentos longe do alcance de crianças”, explica Marina.

Ainda de acordo com ela, crises asmáticas, convulsivas, convulsão febril, aspiração de corpo estranho, reações alérgica, anafilaxia e insuficiência respiratória que pode levar a um quadro de parada, são também outras situações que acontecem com frequência.

Durante o evento foram abordados forma de intervenção, tratamento e prevenção para estes casos. Estudantes e profissionais observaram atentamente os ensinamentos.

“Em qualquer situação de emergência é importante observar se a criança responde a comandos verbais, observar a pupila e entre outros sinais”, findou.

A Sessão Científica do SAMU é promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.