Cerest promove seminário sobre saúde do trabalhador na Atenção Básica

20/8/2019, 18:3h | Foto: Raylle Ketlly

Abordando novas perspectivas para a saúde do trabalhador na Atenção Básica, a Prefeitura e Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), promoveu nesta segunda-feira (19) o I Seminário Macrorregional Centro-Leste.

Profissionais de saúde da Atenção Básica de Feira de Santana e representantes do Cerest de diversos municípios em toda Bahia e do Cerest de Betim, em Minas Gerais, estiveram participando do evento realizado no Centro de Cultura Maestro Miro.

“Este seminário tem o objetivo de fortalecer as ações de saúde do trabalhador dentro da Atenção Básica para que a gente consiga dar visibilidade e fácil acesso aos trabalhadores na busca por apoio, reforçando os cuidados com a saúde do trabalhador”, explica Verena Liberal, coordenadora do Cerest de Feira de Santana.

Ainda de acordo com ela, no final de 2018 o Ministério da Saúde lançou novas propostas para a Atenção Básica incorporar a saúde do trabalhador. “O município de Feira de Santana tem sido pioneiro no Brasil nesta adesão, por este motivo tivemos visibilidade de outros estados e cidades, para avaliar o que deu certo em Feira e aplicar em seus territórios”, enfatiza Verena.

Foram abordados diálogos sobre o caderno da Atenção Básica, avanços e desafios da interface entre a Atenção Básica e saúde do trabalhador, relatos de experiência sobre o matriciamento em Feira de Santana e em Betim.

O evento contou com a presença do prefeito Colbert Martins Filho e da Secretária de Saúde Denise Lima Mascarenhas.