Governo Municipal vai aguardar resultado de perícia técnica para decidir que medidas serão adotadas no Edifício Sarkis

19/8/2019, 15:19h | Foto: Abnner Kaique

O Governo Municipal vai aguardar o resultado de um laudo técnico definitivo que fará a aferição do grau de comprometimento das rachaduras internas do Edifício Sarkis, na Praça da Bandeira, cuja estrutura aparenta riscos de desabamento.

O isolamento da área, que compreende o calçadão da Sales Barbosa, e mudanças no fluxo do trânsito, foram as primeiras medidas tomadas pela Defesa Civil e técnicos da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), com vistas a garantir a segurança dos transeuntes.

Na manhã desta segunda-feira, 19, a Coelba providenciou o desligamento do fornecimento de energia do prédio ameaçado e do seu entorno. Consequentemente, a Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC), deu início à remoção de sessenta e dois camelôs que atuavam na área, para a Praça Bernardino Bahia.

Evitando falar sob as várias hipóteses levantadas sobre as condições do prédio em questão, e sem adiantar qualquer posição oficial acerca das medidas que serão adotadas para a solução do problema, o prefeito Colbert Martins Filho disse que vai aguardar os resultados apontados por um laudo técnico isento e criterioso para que o Governo possa tomar as medidas cabíveis, dentro do mais curto espaço de tempo possível.

Neste interim, o Mercado de Arte Popular, que tem uma das suas fachadas voltada para a esquina da Sales Barbosa com a Praça da Bandeira (onde se encontra o Edifício Sarkis), também por medida de segurança seguirá fechado até a próxima quarta-feira, segundo o secretário Borges Júnior (SETTDEC).

O coordenador da Defesa Civil, Pedro Américo, está supervisionando as medidas que estão sendo tomadas em comum acordo com os secretários Carlos Brito (Planejamento), José Pinheiro (Desenvolvimento Urbano), e Borges Júnior.