Busólogos visitam o novo Terminal da Pampalona e o Centro Operacional de Mobilidade Urbana

19/8/2019, 9:16h | Foto: Andrews Pedra Branca

Vinte e cinco pessoas de diversas partes do estado da Bahia embarcaram no último sábado, 17, em um ônibus Caio Apache VIP 3, montado em chassi Volkswagen (modelo 17.230 EURO V - com ar condicionado), da concessionária de transporte urbano Rosa, para o 2º Encontro Regional de Busólogos em Feira de Santana em mais uma prática como hobby da Busologia, termo utilizado que designa a atividade do estudo do ônibus e dos assuntos relacionados a esse tipo de veículo.

O itinerário dos “amantes do ônibus” apontou uma parada no novo Centro de Controle Operacional Integrado de Mobilidade Urbana (CCO) da Prefeitura Municipal de Feira de Santana e Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT).

O grupo de busólogos das cidades de Itabuna, Vitória da Conquista, Alagoinhas, Salvador, São Sebastião do Passé e Lauro de Freitas foram recepcionados pelo chefe interino de Operações da SMTT, Igor Passos, e assistiram a uma demonstração do sistema de monitoramento georreferenciado de frota via GPS GPS (Global Position System) chamado CITGIS.

“Nosso objetivo, neste encontro, foi trocar informações com pessoas de outra cidades e conhecer de perto o sistema de transporte de Feira”, pontua Gilsimar Santos, presidente da Comunidade Baiana de Busologia (CBB).

Impressionados com o centro tecnológico, os busólogos destacaram a qualidade do gerenciamento de dados do CCO via GPRS (General Packet Radio Service). A ferramenta de gestão, segundo Igor Passos, possibilita um acompanhamento online e em tempo real de toda a operação do transporte coletivo no município.

“Fizemos questão de explicar o funcionamento do novo complexo tecnológico, apresentado recentemente à imprensa pelo prefeito Colbert Martins Filho e o secretário Saulo Figueiredo, e ainda mostrar o vídeo all com painel de gestão de viagens, painel sinótico multilinhas e painel de alarmes”, explica o técnico da SMTT.

Novo Terminal da Pampalona

Os apaixonados por “buzú” também incluíram no ciclo de paradas uma visita à obra concluída pela Prefeitura de Feira do novo Terminal da Pampalona, o primeiro dos três equipamentos similares que comporão o Sistema BRT (Bus Rapid Transit).

O Terminal vai interligar vinte e três ônibus através do novo sistema que será operado nesta área pela empresa Rosa e atenderá corredores como avenida José Falcão e no bairro Sobradinho. O transbordo conta com duas bilheterias, guarita, sala de administração, lanchonete, duas baterias de sanitário e três catracas, sendo uma destinada a  pessoas com necessidades especiais (PNE).

“Pra nós é uma paixão que integra, além de potência de motores e modelos de ônibus, gostamos de saber mais sobre os equipamentos como este aqui onde trabalham rodoviários, afirma Ramon Botelho, busólogos na cidade de Vitória da Conquista.

Simulador

Além de circularam de ônibus pelo Terminal Rodoviário e na garagem da empresa Rosa, os busólogos também tiveram um momento especial ao participarem de um treinamento  de motoristas de cargas e de passageiros no equipamento simulador da unidade operacional no município do Serviço Social do Transporte e o Serviço Social de Aprendizagem ao Transporte (SEST/SENAT).

“É uma satisfação recebê-los em nossa unidade para mostrar de que forma atuamos na formação e na qualificação de profissionais para o mercado de trabalho através de cursos especializados ministrados com metodologias inovadoras de ensino e com o uso de equipamentos tecnológicos que dinamizam e aumentam a aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento relacionadas desde a atividades operacionais de transporte e logística até a gestão dos negócios”, explica o diretor Daniel Correa.