Estudantes da Escola Jonathas Telles fazem produção sobre bata do feijão visando o "Feira Que Te Quero Ver"

16/8/2019, 17:0h | Foto: Tarcilo Santana

As produções dos estudantes da Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho, do bairro Conceição II, sobre a bata do feijão para o “Feira Que Te Quero Ver” 2019 ganharam mais um suporte. Isso por que os alunos participaram esta quinta-feira, 15, da oficina tecnológica sobre a edição de vídeo, fotografia e criação de e-books, oferecida pelos técnicos do Núcleo de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação.

Na oficina, os estudantes aprendem a utilizar programas como o Movier Maker – ferramenta gratuita de edição de vídeos. Nele, é possível cortar e selecionar imagens, balancear colorações, inserir ou suprimir áudios e utilizar efeitos visuais de transição, entre outras possibilidades.

Os alunos também foram instruídos sobre as especificações acerca da produção do e-book, a exemplo de técnicas de formatação básica no Microsoft Word, salvamento do arquivo final de forma que não seja possível editá-lo depois de finalizado, etc. Todas essas produções serão apresentadas e julgadas na quarta edição do “Feira Que Te Quero Ver”,

O objetivo do projeto “Feira Que Te Quero Ver” é despertar nos estudantes o interesse pelo patrimônio histórico e cultural da cidade e ainda motivá-los a utilizar as plataformas digitais para fins educativos. Os estudantes produzem os materiais a partir do uso do celular, tablet e gravadores, entre outras ferramentas.

A oficina teve um fator positivo extra na vida do jovem Jhonatas dos Santos Silva, de 13 anos. Ele já mostra interesse pela carreira de youtuber – influenciador digital que trabalha com produção e divulgação de vídeos em plataformas on-line. “São instruções úteis tanto para o programa como para minha vida pessoal”, destaca o estudante do 8º ano.

Danilo Fé, professor de História das turmas do 7º ao 9º ano e coordenador da equipe da Escola Jonathas Telles de Carvalho, pontua que a iniciativa dialoga com uma das concepções pedagógicas da unidade de ensino: a de que os estudos devem gerar resultados práticos. “Educação tem que gerar produtos. E a oficina instrumentaliza a produção desses materiais”.

O projeto reúne professores e estudantes das escolas municipais de Ensino Fundamental II – do 6º ao 9º ano; as oficinas tecnológicas seguem calendário da Seduc para atender a todos os participantes.