Médicos das UPAs municipais são capacitados para realizar Profilaxia Pós Exposição de Risco

12/8/2019, 16:27h | Foto: Divulgação

Médicos das Unidades de Pronto Atendimento da Mangabeira e Queimadinha receberam capacitação da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, para descentralizar os atendimentos de Profilaxia Pós Exposição de Risco (PEP).

A estratégia do Governo do prefeito Colbert Filho visa ampliar o acesso da população de Feira de Santana a este tipo de atendimento, voltado para pessoas vítimas de violência sexual, relação sexual consentida e acidentes ocupacionais, que possam ter tido contato com o HIV, Aids ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Para a coordenadora do Centro de Referência em IST/HIV/Aids, Vanessa Sampaio, a medida reforça o compromisso com a saúde da população. “Estamos oferecendo mais opções para este tipo de atendimento que deve ser buscado pelo paciente de forma imediata para que haja eficácia”, afirma.

Em setembro, após o treinamento, as UPAs estarão aptas a atender esse público. A capacitação segue em breve para enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais e entre outros profissionais de saúde.

Ações de capacitação e atualização tem sido reforçadas pela Prefeitura, no intuito de oferecer qualidade e atendimento humanizado para a população.

PEP

A PEP é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio

Atualmente o Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/Aids de Feira de Santana realiza este tipo de procedimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

O Hospital Geral Clériston Andrade realiza os atendimentos 24h, finais de semana e feriados. Pacientes até 15 anos, 11 meses e 29 dias de vida, podem ser atendidos no Hospital Estadual da Criança.